Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cachorro pode comer ração de gato? Veterinário responde!

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cachorro pode comer ração de gato gato comendo enquanto cachorro observa deitado

Será que cachorro pode comer ração de gato? De forma direta, a resposta é NÃO! Isso porque cães e gatos apresentam diferenças em suas necessidades nutricionais. 

Com o aumento de tutores que criam cães e gatos, essa dúvida se tornou comum. Mas, mesmo que o alimento para felinos, em alguns casos, seja atrativo para os cães, por causa do cheiro e sabor, não é indicado oferecer ou deixá-los comer. Saiba mais!

Afinal, cachorro pode comer ração de gato?

A veterinária Talita Michelucci (CRMV-SP – 19036), da Educação Corporativa da Cobasi, responde: “Não, cada animal deve comer a ração específica para a espécie. Pois, a composição das rações de cão e gato são diferentes”.

Ou seja, cada uma das rações é desenvolvida para atender necessidades nutricionais diferentes.

Por que ração de gato faz mal para cachorro?

Se a ingestão for esporádica ou acidental, pode não ter problema. Porém, a ração de gato faz mal para cachorro e se virar um hábito pode ser prejudicial, como reforça a veterinária Talita Michelucci:

“Por conta da quantidade de calorias e gordura, que está em maior quantidade nas rações de gato. A quantidade de proteína também está em maior proporção, o que pode causar sintomas como vômito e diarréia”, afirmou.

Dentre os problemas relacionados ao cachorro comer a ração de gato frequentemente, estão doenças hepáticas, pancreáticas, renais, além de questões nutricionais, pela ingestão de alta de quantidade de alguns nutrientes.

Meu cachorro come ração de gato: o que fazer?

Caso tenha acontecido esporadicamente, uma ou duas vezes, não tem problemas. Pois a ração de gato não tem ingredientes tóxicos para cães. Porém, isso pode virar um problema quando vira um hábito. 

cachorro deitado cabisbaixo ao lado de comedouro

Caso aconteça, procure um médico-veterinário para entender o que pode estar gerando esse interesse. E, sempre ofereça rações para cachorro de qualidade

Mas, de modo geral, o mais importante é que os tutores não incentivem esse hábito do cachorro comer sachê ou ração de gato, para não comprometer a saúde e a nutrição do pet.

Entenda sobre a nutrição de cães e gatos

Você sabe qual a diferença entre a nutrição de cães e gatos? A Talita Michelucci explica: 

“Os gatos são carnívoros restritivos. Então, em sua ração a quantidade de proteína está em maior quantidade. Além disso, nas rações de gatos tem a taurina, pois o organismo dos felinos não a produzem”, contou.

Também podemos mencionar que a quantidade de carboidrato também é diferente. Visto que, nas rações de gatos são mais reduzidas. Vale lembrar que para os cães, o carboidrato é muito importante, sendo fonte de energia e deve estar sempre presente no alimento, de forma equilibrada.

Por isso, consideramos que cada ração deve ser adequada para cada espécie. De gato para gato e de cão para cão.

Como escolher a ração ideal para seu cachorro?

Para escolher a ração ideal do seu cachorro, considere idade, porte, necessidades nutricionais, problemas de saúde e até os hábitos do pet. Se um cão é muito ativo ou se é de ambiente interno, por exemplo.

As rações Super Premium, por exemplo, além de oferecer os nutrientes de qualidade e alto valor biológico (bom aproveitamento), também conta com ingredientes funcionais que auxiliam no bom desenvolvimento e manutenção da saúde do cão.

Pensando na idade do cachorro, na hora de escolher a ração você precisa se atentar as seguintes informações:

Ração para cachorros filhotes

Precisa ser rica em gordura, carboidrato e cálcio, visando o desenvolvimento saudável dos bichinhos.

Ração para cães adultos

Nesse caso, a composição deve garantir mais energia para o dia a dia do pet.

Ração para cães sênior

Para animais velhinhos, são necessárias mais vitaminas na composição, para evitar problemas comuns de saúde comuns nessa fase, como nas articulações.

cachorro pode comer ração de gato pote de ração

Na Cobasi, você encontra diversos tipos de ração para cães, que atendem adequadamente às necessidades específicas do seu cachorro. Seja ele pequeno ou grande, um pug ou um rottweiller. 

Aproveite nossas promoções e agende agora mesmo o seu pedido com a Compra Programada. Se ficou com alguma dúvida, deixe nos comentários. Até a próxima!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário