Cachorro pode comer ração de gato e vice-versa? Descubra!

Compartilhar:


cachorro pode comer ração de gato gato comendo enquanto cachorro observa deitado

Será que cachorro pode comer ração de gato? Muitos tutores ficam na dúvida sobre o tema, afinal, é comum que cães se deliciem com a comida dos felinos vez ou outra. Mas saiba que, se a ação virar um hábito, pode sim trazer malefícios à saúde do seu amigo. Então que tal continuar conosco até o fim deste artigo e descobrir o por quê?

Cachorro pode comer ração de gato?

Não! Cachorros não podem comer a ração de gato e vice-versa. Apesar da aparência similar, as rações desses pets possuem particularidades específicas para cada espécie. Ou seja, cada uma é desenvolvida para atender necessidades nutricionais diferentes.

Isso porque esses animais têm necessidades, hábitos e organismos distintos. Logo, é de se imaginar que os alimentos oferecidos também sejam diferenciados, concorda?

Cachorro

Os cachorros são considerados carnívoros oportunistas. Ou seja: eles são flexíveis e conseguem se adaptar a uma dieta onívora – aquela com a presença de vegetais, como frutas e legumes. Mas isso só acontece com alimentos específicos, que realmente oferecem nutrientes de qualidade.

Gato

Por sua vez, os gatos são totalmente carnívoros. Os dentinhos desses pets são adaptados para dilacerar, roer e cortar alimentos. Isso significa que eles precisam de muito mais proteína e gordura do que os cachorros.

Ração de gato faz mal para cachorro

cachorro deitado cabisbaixo ao lado de comedouro

A ração dos gatos tem aroma e sabor mais forte e atrativo que a ração canina, por isso é comum que cães comam o alimento do felino de vez em quando. Quando isso acontece esporadicamente não tem problema!

O importante é que os tutores não incentivem esse hábito. Quando o alimento errado é oferecido para pets de outra espécie com frequência, eles podem ter carência de nutrientes essenciais para o dia a dia e, assim, comprometer seu desenvolvimento saudável.

Isso significa que se o cão come a ração de gato diariamente, pode enfrentar problemas de saúde a longo prazo. As altas quantidades de gordura e proteínas causam doenças hepáticas, pancreáticas e renais. Se o seu pet vomitar ou tiver diarreia após o consumo de algum alimento, ideal é levá-lo ao médico-veterinário.

Gato pode comer ração de cachorro?

Os felinos também não podem comer a ração de cachorro! Esses animais são exclusivamente carnívoros, e as rações caninas costumam ter vegetais em sua composição. Dessa maneira, não há aproveitamento de nutrientes.

Algumas rações felinas contêm vegetais em sua composição, mas eles estão disponíveis em menor proporção em comparação à canina, assim, não afetam a saúde e o bem-estar dos gatos.

Além disso, a ração de cachorro possui níveis mais baixos de proteínas e gorduras, detalhe que pode afetar a qualidade de vida do gatinho.

Então, como escolher a melhor ração?

Tutores precisam de atenção redobrada na hora de escolher a ração certa para cães e gatos. É essencial considerar a idade do pet, suas necessidades nutricionais e problemas de saúde.

cachorro pode comer ração de gato pote de ração
  • Ração para filhotes: é rica em gordura, carboidrato e cálcio, visando o desenvolvimento saudável dos bichinhos.
  • Adultos: nesse caso, a composição deve garantir mais energia para o dia a dia do pet.
  • Sênior: para animais velhinhos, são necessárias mais vitaminas na composição, de modo a evitar problemas nas articulações.

As opções de ração também variam, de acordo com o porte do cão ou gato. Nesse caso, é comum que o formato e tamanho dos grãos variem, para assegurar o máximo aproveitamento do alimento.

Já no caso dos animais castrados, a ração deve ser balanceada, de modo a evitar a obesidade e outras doenças.

Tipos de ração para cães e gatos

Existem três tipos de ração para cães e gatos. Conheça cada uma delas para não ter dúvidas na hora de comprar o produto certo:

  • Standard: é a mais acessível, pois os ingredientes são de menor custo. Como é básica, os tutores precisam oferecê-la mais vezes ao dia, para garantir seu aproveitamento nutricional.
  • Premium: mais elaborada, a ração Premium conta com ingredientes de alta absorção. Com ela, é possível observar melhoras na saúde do pet como um todo.
  • Super Premium: é a melhor de todas. Os ingredientes de sua composição são de alta qualidade, por isso pode ser oferecida em menor quantidade diária. Com ela, o pet sente-se satisfeito e nutrido.

Agora que você já sabe se cachorro pode comer ração de gato, confira mais dicas de alimentação animal no Blog da Cobasi!

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário