Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Caladium: tipos e como cuidar dessa planta

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:

Conhecida também como Tinhorão, a planta caladium é aquela espécie ideal para decorar lares e jardins, pois chama a atenção pela diversidade de cores das suas folhas e seu estilo ornamental, em mais de 1000 espécies existentes do gênero. 

Para os fãs de jardinagem que tem interesse em ter a caladium bicolor em casa, reunimos as principais dúvidas sobre a planta: tipos, como cuidar e muito mais. Continue a leitura!

Caladium – características 

A caladium é da mesma família da planta comigo-ninguém-pode, a Araceae. É uma espécie bulbosa popularmente conhecida, sendo muito comum encontrá-la em jardins e canteiros. 

O seu nome científico, Caladium bicolor, já sugere a ampla variedade de cores que a planta apresenta, e entre as tonalidades, estão: 

Caladium branco

Também conhecida como asa de anjo, a versão branca tem como características principais as suas folhas grandes e finas, com detalhes verdes na borda. Se preferir uma opção com folhagem menor, a mini caladium branco pode agradar. 

caladium branco
As características principais dessa planta é a forma de “coração”, verde com muitas manchas brancas.

Caladium rosa

Esse tipo de caladium rosa, tem o seu charme especial pela coloração predominante com tons claros e suave da cor rosa, que também pode apresentar manchas brancas e verdes. 

Caladium rosa
Caladium rosa é uma versão charmosa e elegante para decoração de ambientes.

Caladium verde

Se o seu plano for fazer urban jungle – um estilo de decoração que adiciona plantas e elementos ligados ao meio ambiente em casa – a caladium verde ou Humboldtii, é a versão perfeita.

Caladium verde
A caladium verde é perfeita para fazer um urban jungle em casa.

Veja a seguir a ficha técnica da planta caladium:

Nome científico: Caladium bicolor
Nomes populares: Tinhorão, Coração-de-jesus, Tajá, 
Família: Araceae
Categoria: Bulbosas
Clima: Mediterrâneo, Subtropical, Temperado, Tropical
Origem: América Central, América do Sul
Altura: 0.3 a 0.4 metros, 0.4 a 0.6 metros
Luminosidade: Meia Sombra

É bom ter a planta caladium em casa?

Sobre plantar e cultivá-las em casa, a resposta é sim e não. Estamos falando de uma planta tóxica, que possui cristais de oxalato de cálcio. Esse composto químico pode causar reações negativas ao organismo, principalmente em contato com os olhos. Como também não é uma planta para ingestão. 

Por isso, ao plantá-la em casa, por segurança, mantenha longe de crianças e animais de estimação. E lembre-se, ao manusear a planta, use luvas de proteção. 

Além disso, para ter dentro de casa, é preciso levar em consideração os cuidados que a espécie exige. Por exemplo, o espaço interno precisa oferecer as condições de clima específicas para o seu desenvolvimento, pois elas não são adeptas ao ar condicionado e ventania. 

Como cuidar de caladium?

plantas de decoração em vasos
A planta caladium pode ser cultivada em vasos e canteiros.

Nativa do território brasileiro e das flores tropicais, a caladium pode ser cultivada em diversas regiões do país, não exigindo cuidados complexos. Inicialmente, os passos mais importantes são:

Luminosidade

Essa espécie gosta e se desenvolve melhor sendo cultivada à sombra ou meia-sombra, mas não se engane. Ela também precisa de luz intensa, então deixe-a ter algumas horas de sol, no começo da manhã ou fim de tarde.

Regas

Um cronograma de regas frequentes, duas vezes na semana, já é suficiente para deixar o solo levemente úmido. Mas não exagere na quantidade de água, isso pode apodrecer os bulbos e caules. Como também é bom observar às folhas caídas, isso pode ser um sinal de falta d’água. 

Substrato

Caladium é uma planta que prefere um solo rico em matéria orgânica, levemente úmidos e com um substrato leve. 

Ventos

Essa é uma planta com folhas delicadas, então o mais aconselhável é mantê-la longe de ventos.

Inverno

Nessa estação do ano, a planta entra em fase de dormência. Para uma bulbosa, isso constitui uma adaptação de sobrevivência, o que impede o seu crescimento. Porém, isso não significa que a planta está morta, pelo contrário, a planta está iniciando sua nova fase de reprodução. É fundamental que dê uma pausa na frequência das regas, pois pode apodrecer os bulbos.

plantas rosa e verde em vaso

Gostou de saber mais sobre essa planta? Essas são informações com técnicas fáceis para quem deseja cultivá-la em casa, seja para ter a floresta urbana ou ter um exemplar bicolor no seu jardim. 

Na Cobasi, no setor de jardinagem, você encontra tudo o que é essencial para plantar e cuidar de plantas e flores. Faça uma visita!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário