Calopsita pode comer melão? Descubra!

Por Cobasi

Compartilhar:
calopsita pode comer melão

Seu sabor adocicado e a textura refrescante conferida por sua composição cheia de água faz com que o melão esteja constantemente no cardápio tupiniquim. Mas o que fazer na hora de beliscar a fruta quando se estiver próximo de uma ave de estimação? Existe problema em compartilhar? Será que, por exemplo, uma calopsita pode comer melão?

O hábito de compartilhar comidas humanas com os pets pode ser perigoso. Afinal, muitos dos alimentos que caem bem na dieta dos tutores possuem substâncias tóxicas para diferentes espécies de animais.

Você que está lendo este artigo, no entanto, está no caminho certo!

Pesquisar sobre a nutrição animal antes de compartilhar a comidinha é fundamental. Além disso, o tutor deve complementar essa pesquisa com uma consulta com um especialista capaz de analisar as singularidades individuais do seu pet.

Hora de voltar para a pergunta central: uma calopsita pode comer melão?

Em resumo, a resposta é sim! Mas é preciso se atentar para alguns pontos para maximizar os benefícios da fruta e evitar excessos que possam prejudicar a saúde da ave.

Calopsita pode comer melão, mas consumo deve ser feito com moderação

Ao ouvir dizer que uma calopsita pode comer melão, é possível que alguns tutores empolgados passem a querer compartilhar sua bacia, cheia de pedaços cortadinhos, com seu pet.

Porém, isso não elimina a necessidade de adoção de uma dose de bom senso. Afinal, as próprias diferenças de volume corporal entre humanos e calopsitas já sugere que a quantidade adequada para o primeiro não é, nem de longe, a quantidade adequada para o segundo.

O melão deve ser tratado como um petisco esporádico. Um mimo para complementar as rações específicas para o animal, alimentos que devem compor o núcleo de suas dietas diárias.

Aí sim, quando visto por essa ótica de petisco complementar, essa fruta é uma ótima opção para as aves. Rica em vitaminas, minerais e água, o melão as auxilia em diversas funções do organismo, bem como as ajuda a se manterem hidratadas nos dias mais quentes.

calopsita pode comer melão

As propriedades do melão e seus benefícios para as calopsitas

Agora que você já sabe que a chave do cenário em que uma calopsita pode comer melão é o bom senso e a moderação, chegou a hora de conhecer alguns dos benefícios da fruta para a sua amiguinha.

Além do fato de auxiliar na hidratação por conta de sua alta concentração de água, o melão agrega em processos vitais como:

  • a manutenção da saúde dos olhos e da pele, pelo fato de ser rico em vitamina A;
  • a metabolização de carboidratos, lipídios e proteínas, processos importantes para oferecer energia à calopsita, por ser também abundante em vitaminas do complexo B;
  • a prevenção do envelhecimento precoce e o fortalecimento do sistema imunológico, por possuir boa quantidade de vitamina C.
Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário