Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Canário: saiba mais sobre as espécies que vivem no Brasil

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
canários

O canário é um dos passarinhos de companhia mais populares e preferidos dos brasileiros. De tão querido, o simpático bichinho foi o responsável por dar origem ao apelido do time nacional de futebol tupiniquim: a famosa seleção canarinho!

Mas não é apenas por isso que ele é tão conhecido, essa raça tem algumas características únicas que o torna um dos animais mais graciosos da natureza. O canto, plumagem e as cores vibrantes chamam atenção. Porém, você sabia que nem todas as espécies que levam o nome de pássaro canário fazem parte desse grupo. Então, que tal conhecer mais sobre os tipos que fazem tanto sucesso?

Conheça as espécies de canário que vivem no Brasil

Você sabe qual é a diferença entre os canários? Não? Agora você vai descobrir tudo sobre eles. Existem diversas espécies deste simpático passarinho e cada uma tem características e peculiaridades muito especiais.

Canário-da-terra

canário-da-terra

Pertencente à família Thraupidae, o nome científico é Sicalis flaveola. Um dos mais queridos pelos entusiastas das aves, possui uma exuberante coloração alaranjada na cabeça e amarelada no corpo. Esse pequeno passarinho também recebe outros nomes, como Canário-da-Terra-Verdadeiro e Canário-do-Campo. Existem cinco subespécies Sicalis flaveola:

  • brasiliensis;
  • pelzelni;
  • flaveola; 
  • valida;
  • koenigi.

Todos os tipos podem ser encontrados na América Latina. No geral, os canários são predominantemente granívoros, ou seja, a alimentação é baseada em sementes e, ocasionalmente, pode consumir insetos.

Canário Belga

canário belga

Conhecido também como canário doméstico, canário do império ou canário do reino. Esse animal é dono de um canto bonito e muito potente e, também, pertence à família dos Fringillida. Dentre tantas espécies existentes, este é o mais comum em solo – ou céu – brasileiro.

No entanto, sua origem é outra. Como o próprio nome sugere, esse tipo surgiu na Bélgica, mas seus ascendentes são das Ilhas Canárias. Essas aves tem como cor predominantemente o amarelo e chegaram ao Brasil com os marinheiros europeus durante a época das grandes navegações.

Canário Vermelho

canário vermelho

Outra espécie muito apreciada é o Canário Vermelho. A coloração passou a aparecer nas penas da bela ave a partir do cruzamento entre uma fêmea de canário e a espécie Spinus cucullatus, o que explica a tonalidade e plumagem do Pintassilgo-da-Venezuela. Chegando aos 12,5 centímetros de comprimento, esse passarinho está entre os preferidos dos amantes da ornitologia.

Canário-do-amazonas

Canario da terra sentado em um galho

Em algumas regiões esse animal é conhecido também como canário-do-campo. Como o nome sugere, é um pássaro do Amazonas, porém, também pode ser encontrado em Minas Gerais, Bahia, Goiás, Mato Grosso e Pará. As suas características se assemelham muito ao canário-da-terra, por sua plumagem amarela. No entanto, é uma espécie menos conhecida.

E tem muito mais…

Existem ao redor do mundo muitas espécies conhecidas popularmente como canário. No Brasil, por exemplo, são registradas oito espécies nativas, além das que mencionamos, existem:

  • saí-canário;
  • canário-andino-negro;
  • canário-do-brejo;
  • canário-do-campo;
  • canário-do-mato;
  • canário-rasteiro.

Alimentação dos Canários

A ração é a base da alimentação desses simpáticos animais, já que oferecem todos os nutrientes necessários de forma balanceada e saudável. No entanto, sementes, grãos e frutas frescas também podem entrar no dia a dia, como um agrado.

Então, se você optar por dar alimentos frescos, como frutas, deve redobrar os cuidados com a higiene da gaiola. Lave todos os dias o comedouro, sem deixar sobras dentro do viveiro.

Dessa forma, vale lembrar que por ser um animal silvestre, o passarinho precisa de uma dieta regrada para ter todos os nutrientes à disposição. Tenha um veterinário de confiança sempre presente para garantir a saúde, tratamentos e medicamentos adequados para o seu pet.

Como cuidar da espécie?

Esta espécie precisa de espaço e o ideal é que machos e fêmeas não fiquem juntos todo o tempo, visto que podem ocorrer brigas. O viveiro deve ser amplo e limpo diariamente, principalmente o comedouro e bebedouro. Coloque brinquedos específicos para o seu amigo se divertir durante o dia.

Os poleiros são fundamentais para o viveiro, e se quiser, coloque banheiras. As aves adoram! Além disso, é preciso ter cuidados na hora de montar a gaiola para pássaros e realizar a manutenção. Pense bem antes de escolher o local certo para deixá-la. Não instale a estrutura em um local que tenha corrente de vento e priorize espaços que oferecem sol pela manhã para que os pássaros possam se aquecer.

Durante a noite é importante que a gaiola fique em um local escuro, assim os canários poderão descansar.

O que eu posso fazer para meu canário cantar?

O canto do canário é o que faz desse passarinho um dos prediletos. Cada espécie possui suas particularidades, mas todas cantam muito bem! Por isso, seu canto faz tanto sucesso e atrai a atenção dos apaixonados por pássaros.

Apesar das fêmeas também cantarem, os machos são os que mais cantam! Alguns emitem os agradáveis sons sozinhos e outros precisam de uma ajudinha a mais. Então, quer saber como fazer seu canário cantar? Uma boa ideia é colocar vídeos ou áudios de aves cantando!

Reprodução de aves criadas em cativeiro

A reprodução do canário-da-terra, por exemplo, acontece entre os meses de junho e dezembro, e o criador precisa oferecer ninhos dentro do viveiro para pássaros. Sendo assim, o mesmo cuidado deve ser feito com as outras espécies desse passarinho.

Para um acasalamento eficiente, as fêmeas devem ser mantidas longe dos machos, com grades divisórias, antes do momento certo nas chamadas gaiolas de acasalamento ou gaiola para reprodução.

As aves, assim como qualquer outro animal, precisam de cuidados diários e específicos para sua espécie. Em conclusão, se for criar passarinhos, conheça bem suas características para oferecer qualidade de vida para os bichinhos. Portanto, lembre-se de ter um contato próximo com um veterinário e promover tudo o que é essencial para promover uma vida saudável e feliz para o seu amigo.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Luiz Peixoto disse:

    Bom resumo sobre o canário da terra. Se tiver mais informações eu agradeço. Obrigado

  2. Denilson disse:

    Aqui eu crio canário da terra solto, eles aparecem no meu quintal, espalho alpiste e eles se alimentam, voam livres e comumente certa época do ano aparecem com filhotes.

Deixe o seu comentário