Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Conheça os principais tipos de aves que existem

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
tipos-de-aves-araras-no-poleiro
As araras são o tipo de aves mais famosos que existem

Você sabia que, no Brasil, há mais de 1900 tipos de aves com cores, tamanhos e características diferentes? Para ajudar você a entender melhor sobre esse universo, nós preparamos um conteúdo especial com tudo o que você precisa saber para se tornar um especialista em aves. Confira!

O que são aves?

As aves são definidas como animais vertebrados, endotérmicos e que possuem penas, asas e bico. No mundo, é possível encontrar, aproximadamente, 100 mil espécies diferentes, algumas delas capazes de voar e outras não, como, por exemplo, as galinhas.

Tipos de aves: características

Apesar das diferenças entre si, todas as aves apresentam as seguintes características: penas, asas, bico, endotermia e a oviparidade. Achou um pouco confuso esses termos? Não se preocupe, nós iremos explicar cada um deles. 

Características das aves: penas 

As penas são estruturas impermeáveis que cobrem o corpo das aves. Elas servem para proteger o animal do frio, calor e chuva, além de ser essencial para os voos.

Características das aves: asas

As asas são estruturas que permitem que as aves voem. Elas são formadas por penas especiais, mais longas e chamadas de rêmigas. O seu comprimento se estende da parte anterior do corpo até a ponta.

Características das aves: bico

O bico da ave é formado por duas estruturas, as mandíbulas inferior e superior. A curvatura varia de acordo com o hábito alimentar do animal. Além disso, o bico serve para a construção de ninhos.

Características das aves: endotermia

A endotermia é uma característica que permite que as aves mantenham a temperatura do corpo constante, independente da temperatura ambiente. A partir do sistema nervoso central, elas podem manter o corpo entre 40 e 42°C.

Características das aves: oviparidade

As aves, assim como outras espécies de animais, são consideradas ovíparos. Isso quer dizer que a reprodução da espécie se dá por meio do desenvolvimento do embrião dentro de ovos, sem contato com o organismo da mãe.

Tipos de aves: classificação

As aves são animais que podem ser classificados de acordo com suas características e divididas em pequenos grupos. Conheça os principais.

  • Passeriformes: aves canoras, como os pássaros, os pardais e os canários;
  • Ratitas: São as aves que não voam, como as emas, avestruzes e casuares;
  • Columbaceos: animais que possuem bico e pés curtos, como os pombos e as rolinhas.
  • Accipitriformes: grupo das aves de rapina como, por exemplo, águias, os gaviões e os falcões;
  • Anseriformes: aves aquáticas, como os patos, os gansos e as marrecas;
  • Psittaciformes: aves de bico curvo, como os papagaios, os periquitos e os araras.

Conheça os principais tipos de aves

Agora que você já sabe as principais características e como os tipos de aves são classificados, que tal aprender um pouco sobre os tipos de aves mais conhecidos? Acompanhe!

Águia 

aguia pousando
As águias são conhecidas como aves predadoras

As águias são classificadas como aves de rapina e se caracterizam por seu tamanho, garras afiadas e visão aguda. Elas são predadoras de topo e se alimentam de animais como mamíferos, aves e peixes.

Gavião

gaviao ave de rapina pousada no galho
Os gaviões são aves de rapina de porte pequeno ou médio

Os gaviões são aves de rapina de porte menor, que costuma variar entre o médio e o pequeno. Seu habitat natural são as flores com vegetação densa, que são ideais para manter a ave protegida dos predados e escondida para realizar ataques surpresas às suas presas.

Pombo

pombos em parque
Pombos são o melhor exemplo de aves urbanas

O pombo é uma ave passeriforme muito comum em centros urbanos. Suas principais características são: bico curto, plumagem cinza ou branca e pode medir de 28 a 38 cm de comprimento. Se criada em cativeiro, esse tipo de ave pode viver por até 10 anos.

Galinha 

As galinhas são tipos de aves domésticas

As galinhas são aves domésticas que pertencem à família Phasianidae, podendo pesar até 6kg, ela se alimenta de grãos, frutos, folhas, pétalas de flores e frutas. Enquanto as fêmeas têm plumagem variando entre o branco e o marrom, os machos apresentam coloração variada entre preto, branco, marrom e vermelho.  

Ema

ema parada no mato
A Ema é um tipo de ave que não voa

A Ema é um bom exemplo das aves classificadas como ratitas. Afinal de contas, elas não voam, porém contam com pescoço e pernas longas, o que as torna a maior ave terrestres da América do Sul, com incríveis 1,5 m de altura.

Avestruz

avestruz
A avestruz é o maior tipo de ave que existe

Da mesma família que as Emas, temos os avestruzes. Considerada a maior ave do mundo, a espécie pode medir até 2,4m de altura e pesar 150kg. Isso sem falar que, durante a caça, ela pode atingir, em média, 45km/h. Seu ciclo de vida varia entre 50 e 60 anos.   

Pato 

pato-filhote
O pato é um tipo de ave que tem um bico inconfundível

Os patos são aves anseriformes que se caracterizam por seu bico largo e seu corpo adaptado para a natação. Eles são aves aquáticas que se alimentam de plantas e pequenos animais. Ele inclusive pode ser criado como animal de estimação, desde que observados os cuidados com alimentação e hidratação, além de visitas regulares a um médico-veterinário responsável.

Tipos de aves de estimação

cacatua no poleiro
Cacatua é um tipo de ave de estimação muito popular

Depois de conhecer sobre as aves, suas características e classificação, chegou a hora de descobrir quais são os tipos de aves de estimação para ter em casa. Conheça a nossa lista.

Atenção: antes de escolher uma nova ave de estimação para a família, lembre-se de consultar um médico-veterinário ou especialista. Só ele poderá indicar a gaiola mais adequada do porte no animal, a ração e os brinquedos necessários para o bem-estar do pássaro.

Gostou de conhecer os principais tipos de aves que existem no mundo e aquelas que podem ser animais de estimação? Então, conte para gente: qual pássaro você deseja tornar um novo membro da família?

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário