Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Periquito-inglês: saiba tudo sobre essa ave especial

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
periquito-ingles comendo grãos
O periquito-inglês é conhecido pelo tamanho delicado e as cores vivas de suas penas

O periquito-inglês é conhecido pela beleza das cores e imponência das suas plumas. Venha com a gente e descubra tudo o que você precisa saber sobre esse pássaro ornamental que é uma ótima opção para quem procura um pássaro para animal de estimação. Confira!

Quem é o periquito-inglês?

O periquito-inglês é uma espécie que pertence à família dos Psittacidae, que tem como principais características a cauda longa e as pintas próximas ao bico. Elas são, inclusive, o que tornam essas aves diferente das outras.

Para quem pensa em adotar um periquito-inglês, é importante saber que a expectativa de vida dele é de 12 anos, aproximadamente. Isso se forem observados os cuidados com saúde e alimentação. 

Outro traço da personalidade do periquito-inglês que chama bastante a atenção é o perfil calmo. Isso sem falar que ele é uma ave muito inteligente que possui facilidade em aprender truques e sons novos.

A origem do periquito-inglês

Você sabia que a origem do periquito-inglês está longe da principal ilha da Grã-Bretanha? É isso mesmo! Esse pássaro é, na verdade, uma variação do periquito-australiano. Ambos os animais podem medir até 20cm de altura e pesar entre 34 e 40g, dependendo se a ave for fêmea ou macho.

Periquito-inglês e suas características

Além do tamanho e peso semelhantes ao periquito-australiano, há algumas características que ajudam o periquito-inglês puro a se destacar. Entre elas está a coloração da pelagem, que pode variar entre verde, cinza, amarelo e azul em tonalidade bem vibrante.

E a beleza fica ainda maior quando as cores combinam com os “pontos da garganta”, aquelas pintas que ficam próximas ao bico do pássaro. Esses pontinhos são essenciais para ajudar a diferenciar o periquito-inglês de outros pássaros da mesma espécie!

Posso adotar um periquito-inglês?

Sim! No Brasil é possível adotar um periquito-inglês e criá-lo em cativeiro, apesar da tarefa não ser das mais simples. Por se tratar de um animal silvestre, sua aquisição só pode ser feita em criadores especializados autorizados e licenciados pelo IBAMA. Por isso, ao decidir adotar esse pássaro, procure locais legalizados para evitar contribuir com o tráfico de aves.

Cuidados ao criar um periquito-inglês

piriquito-ingçes-no-poleiro
A escolha do poleiro certo é essencial para o bem-estar e a segurança do periquito

Um dos principais cuidados para criar um periquito-inglês em casa é oferecer um ambiente fresco e arejado para ele. O recomendado por especialistas é deixar a gaiola do pássaro em um local bem ventilado e protegido dos raios do sol, principalmente em épocas mais quentes do ano. Ambientes com sombra e temperatura média de 25°C são perfeitos.

Escolha o poleiro adequado para ele

O periquito-inglês é conhecido por possuir o tarso muito curto e quatro dedos. Em virtude disso, é necessário escolher um poleiro que facilite a pegada e o equilíbrio do animal. Dessa maneira você evita machucados e acidentes.

O tarso é um osso que faz a ligação entre os dedos da ave com a tíbia, que seria uma espécie de canela do pássaro. Ficou confuso, não se preocupe, abaixo uma ilustração que mostra exatamente onde fica esse ossinho tão importante para o equilíbrio da ave. 

infográfico tarso periquito-inglês
O tarso é o principal ponto de apoio na pata do periquito-inglês

Invista em ração de qualidade

Investir em ração para pássaros de qualidade é essencial para prolongar o tempo de vida do periquito-inglês e garantir o bem-estar do pet em todas as fases da vida. Por isso, as misturas para pássaros são ideais para ele.

Adote sempre um casal de periquitos

Assim como dos demais periquitos, o inglês é uma ave acostumada a vivem em bandos. Para que ele não se sinta sozinho, triste e tenha a sua saúde mental prejudicada, o indicado é adotar sempre um casal de periquitos-inglês. Com certeza toda a casa ficará mais alegre com a presença deles.

Gostou de aprender mais sobre o periquito-inglês que não é britânico? Então, conte para gente: Essa linda ave teria espaço na sua casa?

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário