Dicas para ter um canteiro de horta

Compartilhar:


Cuidando de canteiro de horta

Você sabe para que serve um canteiro de horta? Além de ajudarem muito no cultivo, os canteiros servem até mesmo como arranjo paisagístico. Especialmente quando há bastante espaço disponível, permitindo que mais canteiros possam ser construídos. Continue no texto para aprender a fazer lindos mosaicos elevados de alfaces, cebolinhas, beterrabas e outras plantas no seu quintal.

O que é um canteiro de horta?

Basicamente, canteiros são pequenas áreas destacadas de terreno dedicadas ao cultivo de plantas. E quando essas plantas são hortaliças e legumes estamos falando de um canteiro de horta. Para elevar essas áreas destacadas de terra, o primeiro passo na hora de projetar um canteiro é pensar em três dimensões: altura, largura e comprimento.

Não existe regra para nenhuma dessas dimensões, mas é importante lembrar que cada planta vai demandar um espaço específico para o desenvolvimento das raízes. A altura ideal das paredes de um canteiro de horta é de cerca de 20 cm. Porém, para um melhor manejo da água, é possível optar por paredes mais altas que ajudem a reter umidade. 

Escolhendo o local do canteiro

Por serem porções elevadas de terreno, os canteiros podem ser construídos em qualquer local. Dessa forma, não importa se o espaço que você tem é todo cimentado ou asfaltado, por exemplo, pois com pequenas paredes ligeiramente mais altas que o chão é possível cultivar diversas plantas.

Isso, é claro, desde que recebam a quantidade de luz necessária para cada tipo de cultivo. Lembre-se que a maioria das hortaliças demandam sol pleno, mas existem algumas plantas que se dão bem com pouca luz como hortelã, espinafre e boldo, por exemplo.

Tipos de canteiro

As paredes do canteiro de horta podem ser construídas em alvenaria e madeira, ou mesmo através de materiais reaproveitados como caixas de isopor ou caixotes de feira. Com os elevados instalados no local, basta preparar o solo de acordo com o cultivo.

Aliás, algumas pessoas também utilizam pneus para construir seus canteiros. No entanto, o canteiro de pneu já não é mais indicado hoje em dia. Isso porque descobriu-se que a deterioração deste material libera substâncias tóxicas que podem contaminar o lençol freático e o meio ambiente. Ou seja, é melhor optar por outros materiais.

Vantagem e cuidados com o canteiro

Os canteiros se adequam a quase qualquer local e ajudam na decoração. Além disso, eles também permitem a adequação de solos específicos. Ou seja, se você quiser cultivar hortaliças ou legumes que exijam solos com alcalinidade diferentes, basta preparar o solo em canteiros separados.

Outra vantagem em projetar canteiros, além de ajudar na retenção ou na denagem da água, é que eles permitem o acesso às plantas sem danificá-las. Além disso, nos canteiros de horta também é mais fácil combater as pragas.

O principal componente no manejo do canteiro é a saúde do solo. Utilize sempre substratos de boa procedência e, se possível, introduza minhocas para ajudar na decomposição de matéria orgânica. Não se esqueça, também, de manter o solo nutrido com compostos e fertilizantes.

Em suma, os canteiros de horta são porções destacadas de terreno dedicados ao cultivo de hortaliças, ervas e legumes. Assim, se você não sabe o que fazer com aquele chão de cimento ensolarado, que tal subir as paredes de um canteiro de horta e transformá-lo em um lindo mosaico de legumes e verduras?

Gostou das dicas para ter um canteiro de horta? Confira mais sobre o assunto em nosso blog:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário