Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Canteiro de horta: 7 dicas para fazer na sua casa

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 7 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Cuidando de canteiro de horta

Se você quer criar um canteiro de horta, saiba que o espaço não é um empecilho. Seja  em casa ou apartamento, é possível cultivar e ter hortaliças, condimentos e plantas medicinais sempre à mão.

A seguir, preparamos um guia completo com dicas para você montar um canteiro de horta em casa. Saiba quais materiais necessários, variedades de plantas e os cuidados. Confira!

O que é um canteiro de horta?

Basicamente, canteiros são pequenas áreas dedicadas ao cultivo de plantas. E quando essas plantas são hortaliças e legumes estamos falando de um canteiro de horta.

Como essas áreas são porções de terra elevada, o primeiro passo na hora de projetar um canteiro é pensar em três dimensões: altura, largura e comprimento.

Não existe regra para nenhuma dessas dimensões, mas é importante lembrar que cada planta vai demandar um espaço para o desenvolvimento das raízes.

A altura ideal das paredes de um canteiro de horta é de cerca de 20cm. Porém, para um melhor manejo da água, é possível optar por paredes mais altas que ajudem a reter umidade. 

Canteiro de horta: quais as vantagens de plantar hortaliças?

Por si só, a atividade da jardinagem promove uma série de benefícios. Desde à saúde mental, ajuda a desenvolver habilidades pessoais até o auxilio a pessoas que desejam manter uma alimentação mais saudável. 

Trata-se de um exercício que trabalha novos aprendizados e a autonomia das pessoas. Além disso, plantar hortaliças – como alfaces, coentros e couves – é responsável por criar cantinhos verdes no lar e conectar você à natureza. 

Vale ressaltar que, com criatividade e sem gastar muito, é possível ter uma horta em casa. Afinal, o plantio não exige uma mão de obra complexa e não demanda espaços grandes.
Mas, como começar a fazer um canteiro de horta? A seguir, confira tudo o que você precisa saber.

Saiba como fazer um canteiro de horta

Já pensou ter sempre à sua disposição ervas e temperos? O desejo por uma alimentação saudável e orgânica aumentou as buscas de como montar um canteiro de hortas.

E não pense que essa é uma missão impossível. Muitas pessoas acreditam que por morar em casa ou apartamento não vão ter espaço suficiente. 

Pelo contrário, não importa o tamanho do seu quintal ou da sua varanda. Para montar uma horta caseira você precisa de conhecimento sobre os materiais, espécies indicadas e rotinas de cuidados. 

Chegou a hora de colocar a mão na massa! Anote as dicas essenciais para a produção dos alimentos que deseja ter em seu lar.

1. Escolhendo o local do canteiro

Por serem porções elevadas de terreno, os canteiros podem ser construídos em qualquer local.

Dessa forma, não importa se o espaço que você tem, pois com pequenas paredes ligeiramente mais altas que o chão, é possível cultivar diversas plantas.

Então, em resumo, a escolha do espaço deve atender a um importante requisito: local ensolarado.

Lembre-se que a maioria das hortaliças demandam sol pleno. Mas, existem algumas plantas que se dão bem com pouca luz como hortelã, espinafre e boldo, por exemplo.

Na hora de escolher a planta, é preciso estar ciente da quantidade de luz necessária para cada tipo de cultivo.

2. Cuide do solo

Para que o canteiro de horta dê certo, é preciso ter atenção com a terra. Como o cultivo de hortaliças possui um ciclo bem rápido, é necessário realizar a análise do solo para atingir uma maior produtividade.  

No caso dos plantios caseiros, atente-se em alguns pontos básicos do solo:

  • bem adubado;
  • leve e fofo;
  • poroso; 
  • arejado;
  • rico em matéria orgânica;
  • com uma boa drenagem. 

A dica é optar por terras já adubadas, com bons nutrientes. Para garantir a proteção ao solo, use uma cobertura com adubos orgânicos.

O que é preciso é ter atenção à saúde do solo? 

Utilize sempre substratos de boa procedência e, se possível, introduza minhocas para ajudar na decomposição de matéria orgânica. Não se esqueça, também, de manter o solo nutrido com fertilizantes.

3. Luminosidade disponível

Boa parte das hortaliças escolhidas para compor uma horta em casa demanda de 5 a 6 horas de luz por dia. 

Portanto, é bom atentar-se ao primeiro passo (na hora de escolher o local do cultivo). Pois, se o seu espaço dispõe de luz solar, por exemplo, por 4 horas, você precisa escolher plantas que combinem com a luminosidade do local.

canteiro horta
Ter uma horta em casa é uma alternativa para cultivar alimentos saudáveis e orgânica sempre à disposição.

Nesse cenário, agrião, chicória, salsão, melissa e hortelã-pimenta são algumas das hortaliças que precisam de luz solar, com média de 4 horas por dia. 

Em outro exemplo, se o espaço for iluminado por mais tempo – com 6 horas de luz por dia – algumas dicas são cultivar coentro, manjericão, hortelã e cebolinha. 

Já se são 8 horas de luz ao dia: salsa, orégano e alecrim. E por aí, vai! O que reforça a importância de conhecer as espécies que irá cultivar. Que inclusive, é a nossa próxima dica!

4. Respeite o espaçamento entre plantas

Independente do tamanho da produção, o espaçamento entre plantas deve ser sempre considerado.

Então, é preciso delimitar o canteiro de horta. Esse cuidado é essencial, pois as plantas precisam de um espaço mínimo para o seu desenvolvimento. 

Sem essa delimitação, pode haver uma competição entre as espécies por luz, água e nutrientes do solo, o que resultará em baixa produção.

A boa notícia é que existem diversos formatos e materiais que podem ser utilizados para criar uma “cerca” para sua horta, como madeiras, materiais sustentáveis (como a garrafa pet) e até canteiro de horta suspenso, feitos com vasos.

5. Atenção com a rega

Atenção com a rega. As hortaliças são plantas que respiram muito, se exagerar na quantidade de água, o solo ficará sem ar insuficiente para o desenvolvimento da planta.

Para regar as plantas o ideal é fazer no solo, não nas folhas
Os canteiros são criados para facilitar o plantio de alguns alimentos, como: alface, cenoura, beterraba e alho, por exemplo.

Ocasionando, dificuldade para crescer e o possível surgimento de pragas e doenças. O recomendado é conhecer as características das plantas, devido às variáveis do desenvolvimento e necessidade de cada espécie. 

Mas, lembre-se: uma terra muito seca ou muito úmida são fatores que podem acabar com o seu sonho da horta doméstica

De modo geral, a maioria das hortaliças precisam de um solo úmido, mas não encharcado. Vasos com sistema de drenagem, camada de pedra e furos no fundo do vaso, são ações que vão te ajudar a evitar o apodrecimento das raízes.

Já em temporadas com temperaturas e horários mais quentes, a água evapora mais rapidamente. Então, crie um cronograma de rega que não deixe o solo seco. 

6. Canteiro de horta: quais plantas pode plantar em casa?

De alface a espinafre, há certos vegetais que se adaptam melhor em pequenos espaços. Confira algumas alternativas para sua horta:

Descubra como plantar alface de maneira simples e prática
cebolinha no vaso
Como plantar tomate cereja: por onde começar
Descubra como plantar couve em casa
coelho pode comer salsinha
Descubra como plantar alface de maneira simples e prática
Alfaces são plantas que podem ser cultivadas durante todo o ano e são fáceis de plantar.
cebolinha no vaso
A horta com cebolinha pode ficar exposta ao sol gosta (luz direta sobre ela por 4 ou 6 horas).
Como plantar tomate cereja: por onde começar
Também de fácil cultivo, o tomate-cereja é alimento tradicional na culinária brasileiro.
Descubra como plantar couve em casa
A couve é rica em ferro e fibras, sendo muito utilizado para fazer refogados, tortas e sucos
coelho pode comer salsinha
A salsa ou salsinha, é uma planta medicinal que possui propriedades diurética, antioxidante e antibacteriana.

7. Ferramentas e equipamentos usados no canteiro de horta

Para o preparo e cuidados com a horta, você vai precisar de equipamentos próprios de jardinagem, como: 

Na Cobasi, você encontra tudo o que é essencial para cuidar da sua horta caseira.

Tipos de canteiro de horta

As paredes do canteiro de horta podem ser construídas em alvenaria e madeira, ou mesmo com materiais reaproveitados como caixas de isopor ou caixotes de feira.

O que não falta são alternativas. Pensando nisso, separamos 5 projetos de canteiro de horta para você se inspirar: 

como plantar horta em casa
horta em vaso
hortaliças
canteiro de horta no quintal
horta em casa
como plantar horta em casa
Canteiro de horta sob medida
horta em vaso
Canteiro de horta em vasos
hortaliças
Cultivo de horta em jardim tropical
canteiro de horta no quintal
Canteiros de hortã em suporte de madeira
horta em casa
Canteiro de horta sob pérgola

Gostou de saber mais sobre como fazer um canteiro de horta no quintal? Deixe nos comentários quais são as hortaliças que você quer ou já cultiva na sua casa. Até a próxima!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário