Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Capim-limão: para que serve, como usar e dicas de cultivo

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 6 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
capim-limão

As plantas medicinais, aromáticas e condimentares representam um novo cenário para o mundo da jardinagem: o cultivo dessas espécies em casa. Cada vez mais fãs de jardins, buscam plantas como capim-limão por conta das suas finalidades, que vão desde o uso na prevenção, alívio ou cura de doenças, como também o seu curioso aroma cítrico.

Então, fãs de jardinagem, neste artigo vamos apresentar tudo sobre o capim-limão. Uma planta que se popularizou no Brasil promovendo muitos benefícios e utilidades para humanos e animais. Saiba mais sobre características, dicas de uso, curiosidades, fins medicinais e muito mais. Continue a leitura!

Tudo sobre a planta capim-limão

Cymbopogon citratus é uma erva aromática perene de origem asiática, amplamente cultivada em diversas regiões do mundo. Sua maior demanda fica na América do Sul, África, Índia, Austrália e nos Estados Unidos.

Essa gramínea de porte herbáceo é constituída por folhas em formato de tufo, com média de 100cm de comprimento e 1,5 a 2,0cm de largura. Com uma tonalidade predominante verde-acinzentada, as plantas são eretas, ásperas – com margens cortantes – e aromáticas com odor de limão.

Para que serve a planta capim-limão?

Seja para fins industriais ou em hortas caseiras, a planta capim-limão apresenta uma série de indicações para uso medicinal. As propriedades terapêuticas desta erva tem efeito antisséptico, antimicrobiano, analgésico e anti-inflamatório, sendo indicada para: 

  • alívio de dores;
  • minimiza dores cólicas uterinas e intestinais.
  • ajuda na digestão;
  • tem efeito diurético;
  • ajuda a controlar o colesterol;
  • contribui para o controle da diabetes.

Embora inicialmente as suas aplicações sejam de origem popular, existem estudos comprovados cientificamente sobre os benefícios atribuídos ao capim-limão.

As principais propriedades do capim-limão é a antimicrobiana, retirada do óleo da planta, que age sobre o Helicobacter pylori, a bactéria causadora da gastrite. Além disso, os efeitos terapêuticos do capim-limão se devem a substâncias como metileugenol, citral, geraniol, mirceno, citronelal, ácido acético e caproico. 

Capim-limão: como usar?

chá de capim-limão
O chá de capim-limão contém bioativo com propriedade analgésica que ajuda a aliviar dores leves, como cólica e dor de cabeça.

A planta capim-limão pode ser utilizada na culinária, como por exemplo, dar sabor a chás, curries, sucos, geleias e sopas. Além disso, a extração do seu óleo pode ser aplicado para tratamentos na pele, em feridas e micoses.

Qual o benefício do capim-limão?

Além das propriedade terapêuticas, o capim-limão é uma planta rica em nutrientes, como vitamina A, vitaminas do complexo B e vitamina C, como também contêm potássio, cálcio, magnésio, fósforo, manganês, cobre, zinco e ferro. O que só potencializa o seus benefícios medicinais.

Confira alguns dos benefícios do capim-limão:

Auxilia no combate a dores

O efeito analgésico do capim-limão é eficaz no tratamento de pessoas com dores de cabeça, intestinais e musculares, como câimbras e espasmos.

Ajuda em casos de insônia

Com propriedades sedativas, o chá de capim-limão ajuda no relaxamento dos nervos, sendo muito bom para pessoas que têm dificuldade de dormir.

Faz muito bem para a pele

Capim-limão usado como tônico, apresenta propriedades adstringentes e antissépticas, que funcionam como uma ótimo agente de limpeza para pele, principalmente os tipos que têm uma tendência maior a oleosidade e, consequentemente, acne.

Ótimo aliado para o cuidado com os pés

A erva apresenta propriedades antibacterianas que mistura com água ajudam nos cuidados com os pés, basta fazer imersão dos pés para minimizar os maus odores.

Eficaz aliado para a saúde estomacal

O óleo essencial da planta tem uma poderosa ação diurética, que além de atuar na prevenção de distúrbios gastrintestinais, como úlcera, também promove benefícios para  combater infecções causadas por patógenos. Vale destacar que a erva estimula a eliminação de líquidos acumulados.

Pode tomar capim-limão todo dia?

planta erva cidreira
Antes de usar a planta capim-limão como solução medicinal consulte um médico para valisar o uso em tratamentos.

Apesar de todos esses efeitos benéficos, a planta capim-limão pode não ser indicada para algumas pessoas, por conta de possíveis reações alérgicas. Então, como sempre indicamos, nunca é recomendado automedicação. Consulte um médico para validar o uso de qualquer planta medicinal e remédios. Portanto, sobre o consumo diário, apenas um profissional pode indicar.

Capim-limão: efeitos colaterais e contraindicações

Pessoas com algum tipo de restrição às propriedades da erva podem sofrer com tontura, boca seca, sono, fraqueza, enjoo, pressão baixa, entre outras complicações. 

Não é indicado o uso do capim-santo em mulheres que estejam grávidas ou amamentando. Como tem efeito calmante, também não é recomendado que pessoas com problemas no controle da pressão arterial.

Capim-limão: uma planta de muitos nomes

Em Portugal chama-se belgata e chá-do-gabão. Na França, é citronelle. Em países de língua inglesa é lemongrass e surwai na Índia. Mas, no Brasil, a diversidade de nomes é muito mais ampla, entre os mais populares estão: 

  • capim-cidreira;
  • capim-cidrão;
  • capim-santo;
  • erva-príncipe;
  • chá-de-estrada;
  • chá-príncipe;
  • chá-do-gabão;
  • capim-cidrilho;
  • capim-cidró;
  • capim-cheiroso;
  • capim-marinho;
  • capim-membeca;
  • palha-de-camelo;
  • erva-cidreira (também aplicado para designar a planta Melissa officinalis).

Como plantar capim-limão em 7 passos

como plantar capim-limão
Tanto na forma fresca ou seca, o capim-santo apresenta um aroma citríco parecido com o limão.

Com fácil adaptação a diversos tipos de solos e condições climáticas, a planta capim-limão pode ser criada em vasos, jardineiras ou canteiros. Confira um guia com 7 passos de como plantar e cultivar capim-limão.

Clima

O melhor ambiente para plantar capim-limão é em regiões com temperatura média entre 24ºC e 26ºC. Ou seja, locais mais quentes. Nesse clima, a melhor época para plantio é de setembro a dezembro, durante a primavera e nas primeiras chuvas. Temperatura acima de 35ºC ou inverno rigoroso são os piores cenários para a planta.

Luminosidade

O capim-limão gosta de luz solar direta por algumas horas por dia.

Como plantar capim-limão no vaso?

Escolha vasos grandes. O ideal são recipientes com pelo menos 30cm de diâmetro e profundidade. Essas características maiores vão ajudar a manter a umidade no substrato por mais tempo e com espaço necessário para se desenvolverem.

Espaçamentos para plantar

Indica-se que para cultivo em jardim, o espaçamento seja entre 40 cm a até 100 cm entre as plantas. Em sulcos, as mudas são cultivadas com profundidade de 25 a 30 centímetros.

Rega

O capim-limão é uma planta rústica que não demanda muita água. Portanto, um cronograma de rega com 1 a 2 aplicações por semana é suficiente, principalmente em períodos de estiagem.

Replantagem

A cada 3 ou 4 anos, é preciso dividir as touceiras e seguir com etapas de replantagem para melhorar a produtividade. Essa ação é importante pois as plantas ficam muito espessas e com pouco espaço para crescer.

Colheita

Faça a colheita entre três ou quatro meses após o plantio, de forma individual.

como fazer mudas de planta

Pronto, agora você já conhece mais sobre a planta capim-limão. Aproveite a visita para conhecer o setor de jardinagem da Cobasi e encontrar tudo o que é essencial para plantar a erva na sua casa. Com ofertas imperdíveis você compra vasos, adubo, terra e tudo o que é essencial para montar um jardim lindo e saudável.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário