Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Carvão ativado para cachorro: para que serve e como usar

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
carvão ativado para cachorros

O carvão ativado para cachorro é uma saída de emergência para animais intoxicados e envenenados, visto que infelizmente situações tristes como essas podem acontecer com os nossos bichinhos. E, em momentos como estes, para amenizar as complicações e avanço das substâncias tóxicas, pode-se precisar saber usar o carvão ativado em cachorros.

Conheça os benefícios deste derivado do carbono que promete eliminar 75% da absorção de tóxicos e venenos, além de como usar.

Para que serve o carvão ativado para cachorro e outros animais?

O carvão ativado é uma substância porosa que absorve rapidamente as toxinas antes que elas entrem no organismo do pet. Entretanto, é necessário descobrir a causa da intoxicação para um tratamento adequado, pois nem em todos os casos o carvão vai funcionar. Por isso, ao primeiro sinal de intoxicação, leve seu pet ao médico veterinário.

Os principais cuidados na hora de usar carvão ativado para cachorro em intoxicação são:

  • O animal precisa estar acordado e consciente, caso contrário;
  • A ingestão do medicamento antitóxico deve ser feita em até 2 horas depois que o cachorro apresentou sintomas de envenenamento ou intoxicação;
  • A gramatura da substância varia de acordo com o peso do animal;
  • Em situações que envolvem plantas tóxicas, água sanitária, naftalina e cloro, o carvão não resolve.

Como saber se o meu cachorro está intoxicado ou foi envenenado?

Antes de prestar os primeiros socorros e medicar seu animal com o carvão ativado, observe o comportamento do bichinho para ter certeza que o seu pet ingeriu alguma substância nociva para sua saúde. E para isso, conheça os sintomas de intoxicação em cachorro:

  • Vômitos; 
  • Diarreia;
  • Salivação constante;
  • Inchaço;
  • Tremores;
  • Respiração rápida;
  • Convulsões;
  • Falta de coordenação motora.

E se for o caso, tente identificar o que pode ter causado o problema, visto que ajudará na hora de um exame clínico feito por um veterinário.

Carvão ativado para cachorro que comeu chocolate

carvão ativado para animais entro de um bowl

O chocolate é um alimento altamente tóxico para cachorros, e quanto mais cacau, pior para o bichinho. Se o seu animal ingerir o doce, saiba que alguns dos principais sintomas são diarreia, vômito, fraqueza, hiperatividade e respiração ofegante.

O carvão ativado para cachorropode ser uma maneira de diminuir as reações, bem como uso de antitóxicos. O produto deve ser diluído até virar uma pasta. Esta solução deve ser administrada com uma seringa direto na boca do cachorro e só deve ser feita sob a orientação de um veterinário.

Como desintoxicar cachorro?

Além do chocolate, o carvão ativado para cães funciona em outras situações que envolvem substâncias perigosas, sendo elas o arsênico, etilenoglicol e inseticidas. Em qualquer caso, lembre-se que esta é uma recomendação para conter reações, o seu pet precisa ser examinado por um veterinário o mais rápido possível.

Independente do problema, a saúde do seu amigo de estimação é prioridade e é na clínica veterinária que ele recebe os principais cuidados. E mais, não tente resolver uma intoxicação apenas com remédios caseiros. Um profissional pode salvar a vida do seu cachorro.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

9 Comentários

  1. Joanilza disse:

    Minha cadela tem 11 anos faz quatro meses que ela está com dores a barriga inchada está urinando cor alaranjado não quer comer só quer ficar deitada . Não tenho condições de pagar veterinária. Então estou dando carvão vegetal . Preciso muito saber o que fazer.

    • Cobasi disse:

      Oi, Joanilza. Como vai? É fundamental levar a cachorrinha ao médico-veterinário. Apenas um profissional poderá avaliar o animal e indicar o tratamento adequado para eliminar a dor e curar o pet. Existem diversas clínicas à preços populares e até alguns hospitais universitários ou públicos que oferecem atendimento gratuito. Basta procurar qual o mais próximo de você. Desejamos muita saúde à você e a sua cachorrinha. =)

    • Katiucia disse:

      Leva sua cachorrinha no Vet urgente, carvão vegetal na situação dela não vai ajudar.

  2. Antonio francisco alves disse:

    Onde compro esse carvão ativado ?

  3. Vera Lúcia R M Amaro disse:

    Minha cadelinha inchou a barriga e começou. Fazer xixi com sangue, levei ao veterinário estava com o útero e os ovários inchado, teve que fazer cirurgia e tirar. Nossa a veterinária nos mostrou cheirava podre, e ainda estava com pedra na bexiga. Mas graças a Deus. Deu tudo certo.

  4. Evandro Oliveira disse:

    Minha cadela tyna parece que está engasgada alguma coisa que comeu tenho planta comigo ninguém pode espadas de São Jorge

    • Cobasi disse:

      Olá, tudo bem?

      Recomendamos que leve o sua cadela ao veterinário com urgência. Essas duas plantas são venenosas para pets, e é necessário avaliar se houve a intoxicação.

Deixe o seu comentário