Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cefalexina para cachorro: para que serve?

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cefalexina para cachorro

A cefalexina é um medicamento antibiótico que serve para o tratamento de diversas infecções causadas por bactérias. No entanto, a recomendação deve sempre partir de um médico-veterinário

Também conhecida como cefalosporina, a cefalexina nada mais é do que um antibiótico beta-lactâmico que age se ligando à membrana citoplasmática das bactérias. Isso faz com que as bactérias fiquem desprotegidas, levando-as à morte. 

A cefalexina é eficaz tanto para humanos quanto para animais, contudo, as especificações de ambos são diferentes. Isso porque, no caso dos pets, só deve haver recomendação de cefalexina para uso exclusivo veterinário.

Para que a cefalexina para cachorro é indicada?

De modo geral, a cefalexina para cachorro é indicada para o combate a infecções bacterianas, como problemas respiratórios, infecções de pele superficiais e profundas, pré e pós-operatório, otites, problemas osteoarticulares e genitourinários de animais.

É possível encontrar este componente de forma pura em comprimidos de cefalexina veterinária de 500 mg ou com outro nome, como é o caso do Celesporin 150 mg ou Celesporin 600 mg, ambos para uso veterinário.

É importante ressaltar que a cefalexina é eficaz apenas para o tratamento de doenças específicas, por isso, apenas o veterinário pode recomendar seu uso. 

Portanto, ao notar que o animal está com algum problema de saúde, leve-o ao veterinário para realizar uma avaliação. Afinal, somente o profissional poderá indicar o melhor tratamento para o pet.

Se você precisa de uma dica, a SPet é parceira da Cobasi e oferece médicos-veterinários capacitados para atender seu pet com excelência.

Como administrar cefalexina para cachorro?

Em geral, a administração da cefalexina para cachorro é feita a cada 12 ou 8 horas, de preferência em alimentos ou com o animal alimentado, para evitar problemas colaterais no sistema digestivo do pet. 

No entanto, a melhor forma de avaliar a dosagem ideal para o pet é com a ajuda do médico-veterinário, que após avaliar o quadro clínico irá indicar a dosagem correta, de acordo com o porte e o peso do animal.

Xaropes com cefalexina na sua composição são medicamentos que podem ter sua dosagem variada, assim como a cefalexina intravenosa, por isso o acompanhamento médico é fundamental

Além disso, para indicar a melhor dosagem do medicamento, é fundamental levar em consideração o tipo e a causa da infecção. Caso o motivo da indicação seja um pós-operatório, o uso pode ser diferente da indicação para um caso de problema respiratório.

Contudo, é fundamental lembrar que este medicamento jamais deve ser ofertado ao animal sem a consulta de um médico-veterinário. Por ser um medicamento forte, pode causar reações adversas no pet. Portanto, sempre consulte um especialista!

cefalexina

Quais os efeitos colaterais que a cefalexina para cães pode causar?

Cefalexina é contraindicada para animais sensíveis a cefalosporinas, animais no período de gestação ou lactação e animais com problemas renais.

Além disso, ela pode causar desconforto no sistema digestivo, como náuseas, vômitos e diarreia. Nesse caso, o ideal é sempre oferecer o medicamento após as refeições do animal. 

Em geral, os efeitos são leves, mas em caso de persistência a recomendação é interromper o tratamento e contatar o veterinário que indicou o medicamento. 

Pode dar cefalexina 250 mg humana para cães?

Cachorro pode tomar cefalexina humana. Contudo, nesse caso a dosagem será tão pequena que a melhor opção é administrar o próprio medicamento veterinário. Lembre-se de que somente um profissional poderá estipular a quantidade e a frequência corretas.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

34 Comentários

  1. Eliene Novais sbordoni disse:

    Posso dá a cefalexina normal de farmácia para meu cão no lugar da celesporin

    • Cobasi disse:

      Oi Eliane, como vai? As indicações ou alterações devem ser realizadas por um medico-veterinário

    • Alzeni disse:

      Meu cachorro está com um ferimento na articulação (MIE) não chega a atingir a pata mas está com edema, ela já fez uma cirurgia com retirada de 60% do intestino grosso, por conta da medicação diclofenaco, hoje qual medicação e posso usar?
      Não tenho condições de leva lá a um veterinário particular.

  2. Priscila de Jesus Santos disse:

    Meu cachorrinho estar com diarréia é não está comendo nem bebendo nada

  3. Divanir disse:

    Ministrei por engano uma dose maior que o veterinário indicou de cefalexina. Acontece que tivemos que trocar a receita de CEFA SID 660mg(que não encontramos para entrega rápida) a veterinária trocou por cefalexina 500mg, porém ao ministrar confundi a dosagem. Era um comprimido de 12 em 12 hrs do cefalexina e deis 2 e meio(dosagem do cefa. O que pode acontecer.
    Dei com banana.

    • Cobasi disse:

      Oi Divanir, como vai? As dosagens devem ser monitoradas pelo medico veterinário. Fique de olho pois dosagens muito alta pode afetar o seu pet!
      Depois desse ocorrido de super dosagem indicamos um visita ao medico veterinário.

  4. Geise disse:

    Posso dar cefalexina para infecção urinária qual dosagem pra cachorrinha de 7 quilos

  5. Jonas gonzaga de Oliveira ele disse:

    Meu pet está com feridas vermelhas no couro e na cabeça

  6. Cenir disse:

    Tenho uma cadela com 11 anos, ela está com uma infecção na parte do braco, na dobra que não cura, o veterinário passou cefalexicina 500 mg de 12/12 horas, ja está no 5 dia e ainda sai muito pus, apareceram dois buracos na axila e tinha larvas, dei um capstar e saíram as larvas, claro que limpei e tirei tudo, lavo os machucados com sabão neutro e passo povidine tudo indicado pelo veterinário, minha pergunta é como tratar dessas bicheiras e dessa infecção que não cura, qse todo dia tem algumas larvas que tiro. Ela vive em lugar limpo e desinfectado todos os dias.

    • Cobasi disse:

      Oi Cenir, como vai? Deixarei aqui um conteúdo que pode te auxiliar neste momento 🙂

      • Gemina alves de lima disse:

        Minha cachorra foi mordida por outra cahorra maior (entre o peito e garganta ) fez um buraco na expessura de uma caneta sangrou pouquissimo, no outro dia apareceu um inchasso em forma de uma bola (por dentro) bastante grande (tamanho de uma laranja media ) posso da CEFALEXINA ? E COMO USAR ?

        • Cobasi disse:

          Gemina, tudo bem?

          Recomendamos que leve o animal para uma avaliação profissional, além disso, é importante que saiba que toda e qualquer medicação deve ser prescrita por um médico-veterinário.

          Desejamos melhoras a sua cachorrinha!

  7. andre ricardo de aquino disse:

    ola tudo bem meu pet e um fox paulistinha castrado,e ele esta soltando muito pelo (e pelo de mais ) e esta com umas feridinhas pequenas nas costas ..um amigo me indicou um suplemento e orientou dar cefalexina para ele 12 em 12 horas sera que vai resolver ?

    • Cobasi disse:

      Oi Andre, como vai? Muito cuidado ao administrar remédios para o ser pet, visitas ao veterinário são de estrema importância para a saúde e bem estar do seu cão 🙂

  8. Cristina disse:

    Tenho uma American Bull que faz 5 meses dia 6/12/2022 ela está com uma alergia na pela está pegando o corpo todo pode dar uma dica

    • Cobasi disse:

      Oi, Cristina. Como vai? Deixaremos aqui um conteúdo que pode te ajudar neste momento. Mas não deixe de levar o seu cão em uma visita ao médico-veterinário 😊

  9. Luciana disse:

    Olá tenho um shitzu de 2anos e 10 meses,tem 4 dias que castrei ,teve vômito e o piu-piu dele está vermelho bem irritado onde ele teve pontos está vermelho, ele está muito agressivo e não quer comer.dei pra ele cefalexina 500 mg humana. A noite senti ele muito cansado. Será que foi efeito da cefalexina.

    • Cobasi disse:

      Oi, Alexandre. Como vai? Todas as recomendações medicamentosas devem ser passadas pelo médico-veterinário. Se observar algum sintoma fora do normal não deixe de levar ao veterinário.

  10. Rodrigo dos Santos disse:

    Minha pinscher engoliu a cefalexina de 600 mg , o que fazer ??

  11. Rosana Braga disse:

    Veterinário administrou para meu Dog de 9anos, tratamento pele, muitas lesões, patas, dobras, orelha, bumbum, cefalexina 500mg por 10 dias, não foi suficiente. Refez receita para 30 dias. 1 1/2 comprimido 12/12h. É normal administração desta quantidade? Posso ficar tranquila?

    • Cobasi disse:

      Olá, Rosana! Tudo bem?
      Cada profissional possui um protocolo, será necessário que você converse com ele para tirar todas as dúvidas sobre dosagem, ok?
      Desejamos melhoras ao seu cachorro! 🧡

  12. Anderson luiz disse:

    Meu cachorro está com infecção intestinal,posso dar cefalexina 500 mg de humano pra ele.

    • Cobasi disse:

      Olá, Anderson! tudo bem?
      È importante que saiba que somente um profissional médico-veterinário pode receitar medições ao seu cachorro, ok?

  13. Jicelia disse:

    Olá boa noite
    Meu cachorro está com infecção de urina posso dar Ciprofloxacino de 500mg para cachorro de 10kg?…qual a dosagem?

    • Cobasi disse:

      Jicelia, tudo bem?

      É importante que saiba que somente um médico-veterinário pode receitar medicamentos e suas receptivas dosagens ao seu animal de estimação, pois a administração errada pode ser muito perigosa. Ok?

  14. Adeny disse:

    Boa noite, tenho uma Burrilher que vai fazer 7 anos, ela toma Gardenal e Legalom todos os dias devido ter Nanismo e ter convulsões. Mais é bem controlado as crises quando dá . Mais sempre saiu umas feridinhas no corpo dela é que com com pus os veterinários de minha cidade já nem sabe o que fazer ,levamos para uma cidade vizinha com mais recursos, pois saiu no fucinho dela é não sara alastrou para dentro da boca dela . E quando ela tomou a cefalexina 500mg para o corpo as feridas sarou ,queria saber se posso dar novamente . Ela já fez muitos exames e nunca descobre o que calsa isso nela

    • Cobasi disse:

      Olá, Adeny! Tudo bem?
      Apenas um profissional pode receitar medicamentos ao seu animal de estimação, pois os médicos- veterinários são qualificados e capacitados para diagnosticar e tratar as doenças e enfermidades dos animais.
      Isso quer dizer que somente eles, os profissionais, possuem o conhecimento necessário para avaliar as condições de saúde de um pet, interpretar os sintomas e indicar medicações precisas.

  15. Rosinéia disse:

    Tenho um Shih Tzu de 7 anos( fêmea) ela nunca trecentistas problema de saúde. Ultimamente está urinando muitas vezes. Muitas desta urina são em pequena quantidade com gotinhas de sangue (pouco) mas com frequência. Pode ser uma infecção urinária? Ela não reclama de nada. Não mudou seus hábitos . Com exceção do urinar.

    • Cobasi disse:

      Olá, tudo bem?
      Em primeiro lugar, como mencionamos, a regra é levar o animal para uma consulta com um médico-veterinário. Tenha em mente que o bichinho pode estar com dor ou desconforto.

Deixe o seu comentário