Para que serve a cefalexina em animais?

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:
gato sendo medicado

Cefalexina é um medicamento antibiótico, que serve para o tratamento de diversas infecções causadas por bactérias. No entanto, ele deve ser utilizado apenas sob prescrição do médico veterinário

A cefalexina também é conhecida como cefalosporina, e nada mais é do que um antibiótico beta-lactâmico, que age se ligando à membrana citoplasmática das bactérias. Isso faz com que as bactérias fiquem desprotegidas, levando-as à morte. 

Este medicamento pode ser utilizado tanto por humanos quanto por animais, contudo, as especificações de ambos são diferentes. Existe cefalexina para uso exclusivo veterinário, e são elas que devem ser utilizadas para os animais.  

Para que a cefalexina é indicada?

De modo geral, a cefalexina é indicada para o uso no combate a infecções bacterianas, como problemas respiratórios, infecções de pele superficiais e profundas, pré e pós operatório, otites, problemas osteoarticulares e genitourinários de animais.

Este componente pode ser encontrado de forma pura em comprimidos de cefalexina veterinária de 500mg ou com outro nome, como é o caso do Celesporin 150mg ou Celesporin 600 mg, ambos indicados para uso veterinário.

É importante ressaltar que a cefalexina é eficaz apenas para o tratamento de determinadas doenças, por isso, apenas o veterinário pode recomendar seu uso. 

Ao notar que o animal está com algum problema de saúde, leve-o ao veterinário para realizar uma avaliação e indicar o melhor tratamento para o pet. 

Se você precisa de uma dica, a SPet é parceira da Cobasi e oferece médicos veterinários capacitados para atender seu pet com excelência.

Qual a dosagem ideal de cefalexina para os animais?

A melhor forma de avaliar a dosagem ideal para o pet é com a ajuda do médico veterinário, que após avaliar o quadro clínico do pet irá indicar uma dosagem correspondente ao seu peso ou ao medicamento escolhido. 

Xaropes com cefalexina na sua composição são medicamentos que podem ter sua dosagem variada, assim como a cefalexina intravenosa, por isso o acompanhamento médico é fundamental

Além disso, para indicar a melhor dosagem do medicamento, é fundamental levar em consideração o tipo de infecção e o que está causando. Caso o medicamento seja indicado para um pós operatório, o uso pode ser diferente da indicação para um caso de problema respiratório.

Em geral, a cefalexina é um medicamento que pode ser oferecido a cada 12 ou 8 horas, de preferência em alimentos ou com o animal alimentado, para evitar problemas colaterais no sistema digestivo do pet. 

Contudo, é fundamental lembrar que este medicamento jamais deve ser ofertado ao animal sem a consulta de um médico veterinário. Por ser um medicamento forte, pode causar reações adversas no pet. Portanto, sempre consulte um veterinário!

cefalexina para animais

Quais os efeitos colaterais que a cefalexina pode causar nos animais?


Cefalexina é contraindicada para animais sensíveis a cefalosporinas, animais no período de gestação ou lactação e animais com problemas renais.

Além disso, ela pode causar desconforto no sistema digestivo, como náuseas, vômitos e diarréia. Nesse caso, o ideal é sempre oferecer após as refeições. 

Em geral os efeitos são leves, mas em caso de persistência é indicado interromper o tratamento e contatar o veterinário que indicou o medicamento. 

Gostou de conhecer mais sobre a cefalexina? Leia mais sobre saúde em nosso blog:

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário