Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Ceropegia: saiba como cuidar dos corações emaranhados

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
vaso com Ceropegia
A Ceropegia é famosa pelo formato de coração de suas folhas

A Ceropegia woodii é uma espécie de suculenta trepadeira, bastante famosa pelo formato delicado de suas folhas que lembram pequenos corações. Conheça tudo sobre essa planta perfeita para decorar qualquer ambiente e que é muito fácil de cuidar.

Ceropegia: o que é?

A Ceropegia é um tipo de suculenta pendente com aspecto muito delicado e singelo. O que chama mais a atenção são as folhas em formato de coração, sustentadas por finos caules que podem chegar a medir até 4 metros de comprimento.

Com floração perene, esta planta é originária de regiões quentes do sudeste da África e deve ser cultivada à meia-sombra e com solo úmido. Sendo indicada para decoração de jardins e varandas, desde que não fiquem expostas diretamente ao sol.

A melhor maneira de cultivar essas suculentas pendentes é em vasos ou jardineiras suspensas. Assim, o apaixonado por jardinagem permite que os ramos fiquem em forma de cascata.

Saiba como cultivar a Ceropegia

Gostou do visual delicado da Ceropegia woodii? Então, saiba queé simples cultivar e cuidar dessa suculenta em casa. E o melhor de tudo, é que nem precisa ter muito espaço disponível, já que ela é bastante compacta.

Qual o melhor lugar para um coração emaranhado?

Ceropegia com ramos compridos
Os ramos da Ceropegia podem medir até 4 metros

Como dito anteriormente, a Ceropegia woodii ou corações emaranhados é uma planta que precisa de ambientes com luz difusa. O indicado é deixar o vaso da planta em ambientes em que ela possa receber a luz do sol em períodos amenos e ficar protegida durante os horários com maior intensidade.

Substrato leve e rico em nutrientes

A Ceropegia woodii é uma suculenta que deve ser plantada em um substrato que seja leve, drenável e rico em matéria orgânica. Isso acontece porque ela necessita de um solo úmido para absorver os nutrientes, porém a terra não pode ficar encharcada.

Cuidados especiais com a rega

O maior trabalho para quem tem a jardinagem como lazer e vai cuidar da planta corações emaranhados é com relação à rega. Nas estações mais quentes do ano, a irrigação precisa ser frequente, deixando o solo úmido. Já no inverno, a frequência deve ser reduzida, pois a planta entra em período de dormência até a próxima floração.

Adubação frequente

Para garantir que a sua planta se desenvolva corretamente, o recomendado é fazer a adubação mensal. Procure sempre usar fertilizantes orgânicos, seguindo a proporção indicada pelo fabricante. Lembre-se de que a nutrição do solo deve ser feita próxima à borda do vaso, para facilitar o trabalho das raízes.

Limpeza das folhas

Uma dica que ajuda a manter a saúde da sua Ceropegia, é fazer a limpeza das folhas para retirar o acúmulo de pó. Prepare um pano umedecido e passe levemente sobre as folhas. Essa prática permite que ela realize corretamente a fotossíntese.

É possível propagar a Ceropegia?

É possível propagar a Ceropegia? Essa é uma dúvida frequente e a resposta é sim. Basta separar as sementes ou pequenas estaquias do caule para fazer o replantio em um vaso adequado. Faça a rega diária até que os brotos comecem a nascer. 

Percebeu como é simples cultivar e cuidar da Ceropegia? Diga para gente, está pronta para ter um lindo coração emaranhado em casa?

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário