Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Coelho pode comer hortelã? Descubra aqui!

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Será que coelho pode comer hortelã

Afinal, coelho pode comer hortelã? Essa plantinha medicinal é comumente incluída em diversas receitas para nós, seres humanos. No entanto, será que ela faz bem aos lagomorfos? Tire todas as suas dúvidas com as dicas do Blog da Cobasi!

Coelho pode comer hortelã? Sim ou não?

Apesar de não fazer mal aos coelhos, o alimento deve ser incluído com moderação na dieta. Ou seja, o coelho pode comer hortelã, mas com muita cautela!

Isso porque o excesso do alimento pode causar problemas gastrointestinais, como diarreia, um sintoma nocivo à saúde dos pets. Os coelhos têm o organismo sensível, logo, não é todo alimento que faz bem a esses bichinhos.

De todo modo, o hortelã possui proteínas, minerais, carboidratos e vitaminas, que melhoram a nutrição dos pets e auxiliam a digestão no dia a dia. Se você quiser dar hortelã para coelho, dê preferência às suas flores, folhas e caules.

Lembre-se que apenas coelhinhos a partir das 12 semanas podem comer este alimento.

Como dar hortelã para coelho?

Se quiser incluir o alimento na dieta dos animais, faça-o de maneira gradativa. Assim fica mais fácil observar os efeitos do hortelã no organismo dos pets.

Misture as folhas com outras verduras e legumes, para assegurar que a dieta será rica em nutrientes. Ofereça uma ou, no máximo, duas xícaras por semana.

Se notar que as fezes estão moles ou que o bichinho está com diarreia, corte imediatamente.

Quais alimentos podem substituir o hortelã?

 coelho pode comer hortela

Como coelho pode comer hortelã com cautela, o ideal é evitar e investir em alimentos que estão totalmente liberados. Há diversas opções de legumes, verduras e frutas permitidas, capazes de melhorar a saúde e bem-estar desses bichinhos, como:

  • rúcula;
  • banana;
  • manga;
  • melancia;
  • couve;
  • escarola;
  • agrião;
  • abacaxi;
  • morango.

Ração e feno são essenciais na alimentação

Os alimentos mais importantes na dieta dos coelhos são a ração e o feno. A junção de ambos é implacável, pois assegura a qualidade de vida dos lagomorfos.

A ração sozinha possui todos os nutrientes indispensáveis para o crescimento saudável dos coelhos. No entanto, o feno auxilia o funcionamento do trato intestinal, além de desgastar os dentinhos, que crescem por toda a vida dos pets.

Portanto, sempre deixe esses alimentos disponíveis na gaiola do seu bichinho, para assegurar seu bom desenvolvimento!

Coelho pode comer hortelã

Por fim, é importante ressaltar que a dieta dos lagomorfos deve ser variada. Nesse sentido, consulte um médico-veterinário para entender quais alimentos de fato estão liberados e quais você deve evitar. Ele será responsável por montar uma dieta especial, pensada exclusivamente para o seu bichinho.

Assim, ele terá um crescimento sadio, seguro e feliz!

Gostou? Então continue conosco e descubra tudo sobre os amáveis e dóceis coelhinhos.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário