Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Coelho pode comer rúcula? Veja como oferecer o alimento ao pet

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Coelho pode comer rúcula

Os vegetais são muito importantes na saúde dos seres humanos. Entre eles, a rúcula não pode faltar! Mas, em se tratando dos lagomorfos, será que coelho pode comer rúcula? Afinal, nem todo alimento é permitido para esses pets.

Sendo assim, para te ajudar a criar uma dieta saudável para o seu bichinho de estimação, preparamos este artigo para te ajudar a conferir se seu coelho pode comer rúcula. Além disso, vamos te contar outros alimentos liberados para esses pets. E então, vamos lá?!

Coelho pode comer rúcula?

A resposta é sim! Tutores podem dar rúcula para coelho, desde que com moderação. Na verdade, todo novo alimento deve ser inserido gradativamente na dieta desses animais. Isso porque o organismo dos lagomorfos é sensível, logo, nem todo alimento faz bem à saúde deles.

Em geral, a maioria das folhas verdes não traz grandes problemas à saúde desses animais. A rúcula possui sódio e glucosinolato, eficientes contra o câncer. Além disso, ambos melhoram a circulação sanguínea.

Outro ponto importante é que o vegetal é rico em cálcio, e o excesso desse nutriente pode ser nocivo ao bem-estar dos coelhos. Portanto, muita atenção na hora de complementar a dieta do pet!

Como oferecer rúcula para coelhos?

 coelho pode comer rucula

Seu coelho pode comer rúcula, desde que suas folhas estejam bem lavadas e frescas. Ofereça uma a duas xícaras, cerca de duas vezes na semana. O ideal é misturá-la com outros vegetais e legumes.

O minicoelho pode comer rúcula, mas, nesse caso, não ultrapasse a medida de uma xícara de vegetais frescos.

Após oferecer o alimento, observe os hábitos do bichinho. Se notar que suas fezes estão moles, parecidas com diarreia, corte imediatamente.

Quais outros alimentos coelho pode comer?

Além da rúcula, você pode complementar a dieta dos lagomorfos com outros legumes e verduras. Entre os alimentos liberados estão:

  • escarola;
  • agrião;
  • pepino;
  • abobrinha;
  • tomate;
  • cenoura;
  • pimentão amarelo;
  • couve-flor;
  • couve;
  • brócolis, sem o talo.

Ração e feno não podem faltar na dieta

Entre os principais alimentos para coelhos, a ração e o feno se destacam. Isso porque ambos possuem todos os nutrientes necessários para o bom desenvolvimento dos bichinhos.

Enquanto a ração é rica em nutrientes, como proteínas, vitaminas e minerais, o feno melhora o funcionamento do intestino e desgasta os dentinhos do pet.

Descubra se Coelho pode comer rúcula

Não se esqueça: ambos são a base da alimentação dos coelhos. Legumes, verduras e frutas são complementares, para aumentar a quantidade de nutrientes ingeridos. No entanto, evite o excesso, pois o acúmulo também faz mal à saúde dos lagomorfos.

Sempre procure um veterinário para descobrir qual a melhor dieta para o seu bichinho. Ele será responsável por analisar seu pet e recomendar os alimentos que melhor se adaptam ao seu dia a dia.

Alimentos proibidos

Alguns alimentos estão proibidos na alimentação dos coelhos. Arroz, feijão, milho, cogumelos e derivados do leite são tóxicos. Eles podem causar estase intestinal, ou seja, a diminuição dos movimentos intestinais e, assim, levar o pet a óbito.

Gostou das dicas? Então continue no Blog da Cobasi e saiba tudo sobre cuidados com coelhos!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário