Amarílis: como cuidar da tulipa brasileira

Compartilhar:


como cuidar de amarilis

Você conhece essa planta tropical que dá flores imensas e lindas? Talvez não de nome, mas, se gosta de presentear as pessoas com flores, certamente já viu um exuberante arranjo de Amarílis na floricultura mais próxima de sua casa. Aqui a gente vai te ensinar a como cuidar delas.

Também conhecida como Tulipa brasileira, Açucena e Flor-da-Imperatriz, ela lembra uma cebola. Mas, a verdade é que a Amarílis tem suas próprias características e, de seus bulbos, nascem flores cônicas, simples, dobradas ou semi-dobradas, com uma considerável variedade de cores: vermelho, laranja, branco, rosa, vinho, salmão e até verde.

Como deixar sempre bela

Quando a planta abrir suas flores, corte o pólen imaturo, antes dele começar a ficar amarelo. Ou seja, com uma tesoura, corte as anteninhas do miolo da flor. Isso porque o pólen é tóxico, mancha a roupa e reduz o tempo de vida das flores.

Sabe aquela palhinha que envolve o bulbo? Ela não deve ser retirada, por ser um importante protetor e prevenir a desidratação do bulbo.

Como regar sua planta

O intervalo entre as regas vai depender do clima e da região. Verifique se a terra está bem seca, para evitar que fungos apareçam e apodreçam a planta pelo excesso de água. Regue sempre o substrato, evitando molhar a planta ou os bulbos.

Depois da florada, aparecerão folhas finas e bem longas. Continue cuidando da sua planta que, no próximo ano, surgirão outras lindas flores.

Como cultivar

Essa espécie é rústica e fácil de cultivar, seja no vaso, no jardim ou direto no solo. Ela gosta de sol ou meia sombra. Dependendo do clima, as folhas podem desaparecer durante o inverno, período em que a espécie entra em dormência e as regas devem ser bem espaçadas. Mas, é só chegar a primavera para as flores aparecerem antes mesmo das folhas.

Entenda o sono da Amarilis

Um dos truques para tentar fazer essa planta florescer novamente é entender que ela precisa notar uma diferença de temperatura e umidade. Quando chega o inverno, o bulbo entra em dormência. Durante esse período, ele deve receber pouquíssima água. É assim na natureza e é assim que deve ser feito com a planta de vaso também.

Só depois que chega a primavera e o solo começa a ser aquecido, é que o bulbo volta a acordar. Por isso, se durante o período de “sono”, você continuar regando sua planta normalmente, ela não passará pelas fases como deveria e não estará preparada para florescer novamente.

Outras curiosidades sobre Amarílis

como cuidar de amarilis

Da família da Amaryllidaceae, a Amarílis é nativa do México, da América Central, da América do Norte e da América do Sul e está acostumada com nosso clima quente e úmido. É bem resistente e cresce rápido.

Enquanto a planta começa a espichar as folhas e florir, o bulbo vai secando. Mas, tudo isso faz parte de um plano perfeito da natureza.  Em paralelo, novos bulbilhos vão surgindo e, diferente da tulipa, ela brotará novamente no próximo ano. Além disso, de um mesmo bulbo, poderão surgir várias flores.

Quer saber mais sobre o mundo das flores e plantas? Tem conteúdo pra você aqui:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário