Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Passo a passo: como fazer muda de pata-de-elefante?

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
como fazer muda de pata de elefante para vaso

Para quem procura como fazer muda de pata-de-elefante, veio ao lugar certo. A palmeira, que chega a ter mais de 5 metros de altura, ganhou o nome por conta dos seus atributos físicos. Ao observar um exemplar, veja como a casca, que é rugosa e de coloração acinzentada, é uma ótima imitação da pata do animal.

Então agora vamos ao que interessa! Aprenda como fazer sua muda de pata-de-elefante da forma certa. Assim você garante que ela vai se desenvolver e virar uma bela árvore, seja no vaso ou no seu jardim.

Tem como fazer muda de pata-de-elefante?

A prática é bastante comum e pode ser feita a partir de uma planta pata-de-elefante que já esteja pronta para virar muda, isto é, tenha no mínimo 30 centímetros de altura. Se você deseja que a palmeira fique alta, por exemplo, o ideal é já pensar em um vaso grande ou considerar um espaço no jardim. Mas deixe de lado a ansiedade, pois é uma espécie de crescimento lento.

Vale a pena comprar a semente?

A semente da planta também é uma maneira de iniciar o cultivo, porém, como falamos, o crescimento é devagar. Então se você não está afim de ficar esperando o desenvolvimento dela e inclusive dedicar cuidados para que ela cresça, é melhor apostar na muda.

Passo a passo de como fazer muda de pata-de-elefante

como fazer muda de pata de elefante em vaso

Basicamente você precisa dos elementos principais de um plantio de mudas para fazer em casa. Ou seja, uma árvore da pata-de-elefante já desenvolvida, um substrato de qualidade, uma faca e o vaso para plantar. Abaixo você entende melhor como fazer muda de pata-de-elefante.

Comece esterilizando a ferramenta de corte

A água sanitária em conjunto com água é uma boa opção. Basta misturar em uma proporção de 70% e 30%, respectivamente. Aliás, independente da muda que for fazer, é importante realizar este passo para impedir a proliferação de bactérias.

Jeito certo de cortar a muda

Nesse momento, após esterilizar a faca, corte o tronco próximo da parte que os galhos brotam. Você deve deixar alguns centímetros acima do corte para conseguir plantar em outro lugar. Por fim, a recomendação é usar um cicatrizante pós-poda nas duas partes que ficaram expostas.

Substrato ideal para a planta

Agora que o primeiro passo de como fazer muda de pata-de-elefante já foi realizado, vamos para o plantio em si. Esta é uma espécie que gosta de ambientes com sol pleno, mas também meia-sombra. No caso do sol direto, ela se desenvolve mais rápido e tem maiores chances de crescer em altura. A mistura certa para ela é terra de boa qualidade e um composto orgânico, como o húmus de minhoca.

Por fim, não se esqueça da drenagem. Isso quer dizer que é necessário fazer uma barreira com pedriscos na base do vaso para impedir que a água vá direto para o pratinho e não hidrate a planta.

Aprenda a regar sua pata-de-elefante

Após tirar a muda, é hora de regar. A frequência pode ser de três em três dias – o importante é não deixar a terra encharcada, pois a espécie não gosta de solo úmido demais. 

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário