Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Como organizar gavetas de roupas: 10 dicas para arrasar

Por Cobasi   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Como organizar gavetas de roupas: 10 dicas para arrasar

Muita gente se pergunta como organizar gavetas de roupas, afinal, essa não é exatamente uma tarefa divertida. Contudo, ela é muito necessária, por isso vamos te mostrar 10 maneiras práticas para arrasar na organização, e o melhor: a conservar tudo nos seus devidos lugares ao longo dos dias.

Arrumar gaveta não precisa ser difícil nem demorado. Depois do esforço inicial para colocar tudo no lugar, o que você mais vai precisar é ter bastante disciplina para não bagunçar tudo de novo.

Então vem com a gente descobrir maneiras simples e funcionais de manter suas gavetas organizadas de uma vez por todas!

Como organizar gavetas de roupas: 10 sugestões práticas

Como organizar gavetas de roupas: 10 sugestões práticas

Antes de chegar nas dicas propriamente ditas, vamos fazer uma sugestão inicial: tire um tempo para organizar suas gavetas sem pressa. Se você mora em uma casa muito grande, se há gavetas nos armários, nas mesinhas de cabeceira e na cômoda, por exemplo, você pode dividir a tarefa por cômodo. Ou seja, o objetivo é não comprometer o resultado fazendo tudo com pressa.

Dito isso, vamos às dicas!

1. Faça uma avaliação sincera do que está na gaveta

1. Faça uma avaliação sincera do que está na gaveta

Olhe tudo o que está na gaveta e distribua em quatro pilhas. Jogue fora o que não tem mais serventia, doe o que não faz mais sentido para você, conserte aquilo que não estiver sendo usado por algum motivo e separe o que for ficar para ser organizado.

Pratique o desapego! Essa é a dica mais importante e vale tanto para roupas, sapatos e acessórios quanto para brinquedos das crianças e papéis antigos.

2. Separe as gavetas de acordo com seu conteúdo

2. Separe as gavetas de acordo com seu conteúdo

Uma das melhores maneiras de manter as gavetas organizadas é destinando cada uma para um determinado fim. Assim, uma gaveta para roupas íntimas e meias, outra para camisetas, outra para acessórios e por aí vai.

Além de tornar a arrumação mais fácil, evita que você perca algum objeto dentro da sua própria casa.

3. Priorize as roupas de acordo com o uso

3. Priorize as roupas de acordo com o uso

Essa dica vale para roupas e tudo mais: as peças acessadas com mais frequência devem ficar nas gavetas de cima, enquanto aquelas utilizadas raramente podem ficar nas gavetas de baixo.

Atenção: colocar nas gavetas debaixo não significa guardar de qualquer maneira. Dobre as peças com cuidado e utilize uma colmeia organizadora sempre que for possível. Isso porque esse acessório simples ajuda a manter as roupas no lugar e previne gavetas cheias demais, que se tornam difíceis de abrir e fechar.

4. Atenção ao jeito de dobrar

4. Atenção ao jeito de dobrar

Escolha roupas do mesmo tipo e tamanho na hora de organizar as gavetas, pois isso facilita as dobras necessárias para que tudo caiba direitinho sem precisar amontoar.

Sendo assim, sempre que puder, organize camisetas em uma gaveta, regatas em outra, shorts em outra e daí por diante. Não coloque mais roupa do que a gaveta comporta, tanto para que não amassem quanto para evitar que enrolem quando você for pegar.

5. Organize cores e estampas

5. Organize cores e estampas

Uma vez que você já separou uma gaveta para camisetas, por exemplo, organize as peças de acordo com a cor e as estampas. Além de facilitar muito a hora de escolher o visual do dia, essa tática também evita a tentação de tirar tudo do lugar até encontrar o que deseja.

6. Na gaveta ou no cabide?

6. Na gaveta ou no cabide?

Se o seu desafio é arrumar uma gaveta pequena, verifique quais peças podem ser guardadas no cabide, deixando nas gavetas aquilo que realmente precisa ficar ali. Nessa categoria estão as roupas íntimas e de banho, as camisetas (de manga e regatas), as blusas de lã e alguns acessórios.

Já no cabide você pode manter camisas sociais e de botão, além de gravatas, lenços e cintos – lembrando, contudo, que sempre em cabides próprios para isso.

7. Utilize caixas organizadoras

7. Utilize caixas organizadoras

Existem caixas plásticas de diferentes tamanhos que podem ajudar muito a organização de uma gaveta. Naquelas em que você guarda joias e bijuterias, acessórios de cabelo, itens de papelaria e afins, essas caixinhas fazem toda a diferença entre um cenário ordenado e o completo caos.

As caixas organizadoras com divisórias podem armazenar roupas íntimas, meias e muito mais. Portanto, use sua imaginação e não esqueça: para escolher a que vai funcionar para você, compare as medidas do fabricante com as medidas da gaveta (altura, largura e profundidade). Além disso, você pode utilizar etiquetas coloridas para identificar o conteúdo de cada caixa sem ter que abri-la.

8. Alterne as roupas da estação com aquelas menos usadas

8. Alterne as roupas da estação com aquelas menos usadas

As peças mais utilizadas devem ficar mais acessíveis, essa é uma regra básica. Por isso, se você mora em uma cidade onde as mudanças de estação são bem marcantes, procure se programar para fazer um rodízio entre as suas peças de inverno e verão duas vezes por ano.

9. Tenha paciência e determinação

9. Tenha paciência e determinação

Se você viveu uma vida inteira de gavetas bagunçadas, pode levar um tempinho até se adaptar e efetivamente manter a organização. Caso more com outras pessoas, envolva todas elas na missão e torne esse um momento divertido! Até mesmo as crianças podem participar.

Esse hábito pode ser estendido às gavetas da cozinha e do banheiro também, além de outros espaços de convivência na casa.

10. Tirou? Guarde no lugar!

10. Tirou? Guarde no lugar!

A principal dica para manter a organização das gavetas e da casa de maneira geral é colocar os itens de volta no lugar assim que terminar de usá-los. Se você não deixar a bagunça acumular, não vai ficar desanimado por ter que fazer tudo de novo.

E então, gostou das nossas dicas de como arrumar gaveta de guarda-roupa? Que tal continuar investindo na decoração e na organização do seu lar? A Cobasi tem sempre as melhores ofertas para você cuidar do seu pet e da sua casa!

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário