Como os gatos enxergam?

Compartilhar:


Gato deitado de barriga pra cima
Será que eles só enxergam em preto e branco?

Você que cuida de um gatinho, convive com ele diariamente e lhe dá todo amor e carinho certamente já se questionou como os gatos enxergam. Inicialmente, é muito comum a compreensão de que os gatos enxergam como os seres humanos, entretanto, os felinos têm uma visão bem característica.

Também é frequente a ideia de que eles não veem o mundo colorido, mas apenas em preto e branco. Saiba os mitos e verdades sobre como um gato enxerga e conheça melhor o seu animal de estimação.

Gato enxerga em preto e branco?

Um dos maiores mitos sobre como o gato enxerga é a afirmação de que eles veem o mundo somente em preto e branco. Trata-se de um mito vastamente propagado, que tem uma razão específica que justifica esse engano. Os gatos são capazes de ver o mundo em cores, porém, de modo bem limitado quando comparado a visão dos seres humanos.

Afinal, como os gatos enxergam?

Em primeiro lugar, é preciso lembrar que os gatos são animais predadores e a visão deles é voltada para a caça. Mesmo o sendo domesticados, o instinto deles é mais forte e detalhes como objetos podem representar para eles uma ameaça.

Cientificamente falando, os gatos têm duas modalidades de pigmentos em sua retina, ao passo que os humanos têm três. Por essa razão, os gatos não veem as coisas em preto e branco, como muitos pensam, mas em azul e amarelo.

Benefícios visão dos gatos

Agora que você já sabe como os gatos enxergam, chegou a hora de falar sobre as vantagens e as desvantagens de como eles olham o mundo. Embora os felinos vejam apenas em azul e amarelo, eles acabam compensando essa desvantagem visual de outra maneira.

O seu pet tem uma excelente visão à meia-luz, o que pode equivaler a oito vezes com maior precisão quando comparado ao ser humano. Além disso, os felinos podem reconhecer diversas tonalidades de cinza.

Outro aspecto que cabe frisar é o fato de que os gatos conseguem perceber qualquer tipo de movimento, principalmente de outro animal.

Limitações

Como já foi dito anteriormente, os gatos veem o mundo apenas por meio de duas cores, o azul e o amarelo.

Além disso, a distância é um problema para este felino, que necessita a um distanciamento de 6 metros para conseguir visualizar sem nenhum tipo de problema.

Por ter uma camada de células localizada atrás de suas retinas, os gatos acabam não enxergando tão bem em locais que estejam iluminados. Isso acontece devido a essa camada captar de modo elevado a quantidade de luz.

gato deitado encarando a câmera
Eles têm ótima visão à meia luz

Importância em saber como os gatos enxergam

Conhecer melhor o seu bichinho auxilia a compreendê-lo melhor e o torna muito mais próximo de você, que passa a entender com maior consideração o seu mundo.

Por isso, além de dar carinho ao seu gatinho, garanta cuidados com a sua:

Nunca é demais conhecer um pouco melhor o universo do seu amigão, não é mesmo?

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário