Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Como plantar açafrão: confira o passo a passo!

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Como plantar açafrão: confira o passo a passo!

Hortas caseiras estão sendo cada vez mais requisitadas, até em áreas internas e de pouco espaço, como em apartamentos. Essa é uma boa forma de nos manter mais próximos à natureza, além de nos garantir alimentos deliciosos e, claro, de forma mais econômica. Os temperos também têm sido muito procurados para plantações caseiras, por isso, vamos dar algumas dicas sobre como plantar açafrão!

Aqui vamos falar um pouco sobre os benefícios que o açafrão pode oferecer ao nosso organismo, bem como algumas dicas para cultivar a planta em casa. Vamos lá?

Benefícios e propriedades do açafrão

O açafrão tem excelentes propriedades anti-inflamatórias, sendo ótimo para tratar de problemas gastrointestinais. Por isso, uma boa dica é usar o açafrão como tempero, já que ele é alivia os sintomas de prisão de ventre, gastrite e dor de barriga. Além disso, oferece muitas vantagens à digestão, melhorando a passagem de alimentos mais pesados pelo estômago. 

O açafrão também possui propriedades neuroprotetoras, capazes de melhorar a capacidade de aprendizagem e memória, aumentando a atividade cerebral. Justamente por isso, essa planta é muito procurada para a prevenção e tratamento de algumas doenças neurodegenerativas, tais como Alzheimer e Parkinson, além de doenças autoimunes como lúpus.

Ademais, o açafrão diminui os níveis de colesterol presentes no sangue. Utiliza-se esse tempero em dietas de emagrecimento, já que ele causa uma sensação de saciedade.

Bastante coisa, né? Agora imagina só cultivar essa planta na sua própria casa? Esse sonho pode facilmente se tornar realidade, e nós vamos te ajudar. Confira algumas dicas!

Como plantar açafrão em vaso?

Como plantar açafrão: confira o passo a passo!

O açafrão não produz sementes, sendo assim, o plantio é feito através dos cormos jovens.

Então, em um solo bem drenado, moderadamente fértil e rico em matéria orgânica, os cormos devem ficar cobertos por dez a quinze centímetros de terra, além de serem posicionados com um espaço de quinze a vinte centímetros entre eles. 

O ideal é que o vaso tenha a boca bem aberta e com 40 a 50 centímetros de profundidade, para que o açafrão consiga se desenvolver bem e se espalhar pelo espaço. Os vasos de modelo jardineira também são excelentes opções!

Como deve ser a luminosidade e rega?

É muito importante manter a planta sempre bem hidratada, sendo assim, a irrigação deve ser feita quando o solo estiver muito seco. Uma boa ideia é colocar o dedo na terra para conseguir identificar se ela está úmida ou não. Mas você deve tomar cuidado para não exagerar na quantidade de água e não matar a planta “afogada” ao privar as raízes de oxigênio.

Em relação à iluminação, o açafrão precisa da luz direta do sol por, pelo menos, algumas horas do dia. Então, caso você more em apartamento, o ideal seria posicionar o vaso perto de uma janela ou na sacada. 

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário