Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Como plantar azeitona? Aprenda!

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
como plantar azeitona

Os brasileiros estão cada vez mais interessados no cultivo de alimentos de maneira orgânica e em casa. Assim, como plantar azeitona é uma das maiores dúvidas do mercado hoje em dia. Mas você sabia que a oliveira também é rica em diversos nutrientes?

Por conta disso, elaboramos um conteúdo completo em relação a isso, ajudando você a entender melhor sobre o cultivo da oliveira e como plantar azeitona. De fato, as azeitonas são usadas em diversas receitas da culinária e não é nada mal ter algumas à disposição em casa.

Portanto, acompanhe o conteúdo para saber mais sobre o assunto!

Valor nutricional e benefícios da azeitona

A azeitona é a fonte de diversos nutrientes essenciais para o nosso corpo, e seus benefícios para a saúde em geral são inúmeros. Para que fique mais claro o entendimento em relação a esse assunto, abaixo trouxemos os valores nutricionais quando você consome cerca de 100 g de azeitonas.

  • Gorduras totais = 11 g;
  • calorias = 115;
  • gorduras saturadas = 1,4 g;
  • sódio = 735 mg;
  • vitamina A = 403 IU;
  • vitamina C = 0,9 mg;
  • cálcio = 88 mg;
  • ferro = 3,3 mg;
  • magnésio = 4 mg.

Os benefícios da azeitona são diversos, por isso é importante adicionar essa especiaria na rotina da sua casa. Esse é um fruto que elimina o excesso de colesterol do sangue, pois ele ajuda no controle da pressão sanguínea.

Além disso, aprender a plantar azeitona em casa é adicionar mais uma fonte de fibra alimentar como alternativa às frutas e legumes na dieta da família. Outro benefício da azeitona é que ele é um detentor de um poderoso antioxidante: a vitamina E.

De fato, esse fruto traz uma série de benefícios para a vida das pessoas. O seu cultivo em casa pode ser uma ótima opção, afinal, é uma comida que você saberá bem a procedência.

como plantar azeitona

Como plantar azeitona? Veja o passo a passo!

O cultivo de uma oliveira é a partir do caroço que vem da azeitona. Para aprender como plantar uma azeitona, é sempre bom lembrar de pegar uma fresca, e não aquela que é comprada em latas, que foi salgada e tratada para consumo. Essa é uma árvore bem resistente, pois sustenta temperaturas de 30 a 40 graus.

O primeiro passo é fazer pequenas incisões nos caroços. De fato, esse é um processo no qual se quebra o duro revestimento externo do caroço, deixando a umidade chegar ao núcleo. A melhor maneira de fazer isso é com uma lima, esfolando apenas uma pequena parte do caroço.

Após isso, despeje partes iguais de terra grossa e da perlita em um vaso com cerca de 10 cm para o plantio. Regue todo o solo para que ele fique bem fértil e deixe o excesso escorrer pela base do vaso. Em seguida, plante o caroço a 2,5 cm de profundidade do solo e o cubra com terra.

O próximo passo é colocar um tapete de aquecimento ajustado em 21º C. O vaso deve permanecer no tapete, em um ambiente sem corrente de ar, por quatro semanas. Depois desse período, remova o vaso do tapete e coloque-o em um ambiente onde a temperatura permaneça em 15º C. Essa temperatura deve continuar até que a planta germine.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. IZAURA disse:

    Amei todas as dicas, principalmente sobre a planta chuva de prata, e o alecrim, estava cuidando de forma incorreta, agora que aprendi a firma certa, minhas plantinha irão ficar muito mais felizes com certeza. Obrigada.

  2. José Antonio disse:

    Gostei da sua explicação. parabéns.

Deixe o seu comentário