Aprenda como plantar gengibre em casa

Por Cobasi

Compartilhar:
Aprenda como plantar gengibre em casa

Descobrir como plantar gengibre em casa pode ser uma ótima ideia para os fãs dessa raiz super versátil, que pode ser utilizada na preparação de sucos, molhos, temperos e até chá. 

O gengibre é muito conhecido por seu sabor marcante e refrescante, mas não só por isso: os benefícios para a saúde são muitos! Você pode tomar um reconfortante chazinho de gengibre se estiver resfriado e com dor de garganta, ou consumi-lo como parte de uma dieta rica em termogênicos, que ajudam a queimar a gordura corporal excedente.

Como plantar gengibre em vaso é muito fácil, você pode iniciar o cultivo até mesmo se morar em apartamento e não tiver uma área externa muito ampla, como um quintal ou jardim.

Basta um pouco de tempo, paciência e algumas ferramentas de jardinagem e você está pronto para começar! Fique com a gente até o final da leitura para descobrir por onde começar.

Como plantar gengibre de maneira prática e rápida

Como plantar gengibre de maneira prática e rápida

O gengibre é muito fácil de cultivar e costuma ser bastante resistente, então mesmo as pessoas que não tem muita prática com horta caseira podem ter sucesso com essa bela raiz.

O primeiro passo é escolher uma raiz saudável para plantar. Você também pode iniciar o plantio com sementes, mas o tempo de colheita vai demorar mais.

A raiz do plantio deve estar com a pele lisinha, sem rasgos, e de preferência com vários brotinhos verdes. Se a raiz que você escolheu não tiver brotos, deixe-a de molho em um recipiente com água limpa durante a noite.

Em seguida, escolha um vaso grande para plantar. Dê preferência aos vasos retangulares, ou então aos redondos que tem diâmetro acima de 30 centímetros. Como o gengibre cresce para os lados também, então é preciso dar bastante espaço para a plantinha se desenvolver.

Preencha o vaso com uma terra de boa qualidade e bem adubada até pouco mais da metade. Dica importante sobre como plantar gengibre na terra: posicione a raiz com os brotinhos virados para cima, para que eles cresçam na direção correta, e cubra com mais terra. Regue e deixe o vaso em um local que receba luz indireta.

Não deixe seu pequeno gengibre pegar sol demais, pois a raiz não gosta de calor excessivo. Regue com frequência, especialmente nos primeiros dias de brotamento. Cerca de 7 ou 8 meses depois do plantio, é possível colher a raiz para consumir.

Como colher o gengibre para consumir no dia a dia

Como colher o gengibre para consumir no dia a dia

A melhor maneira de realizar a colheita do gengibre é com as mãos: afaste a terra com cuidado e deixe para o lado de fora apenas a quantidade de gengibre que você quer consumir.

Com auxílio de uma faquinha ou uma tesoura de poda, corte o pedaço que você deseja e cubra novamente com terra o restante do gengibre. Faça isso todas as vezes e você vai ter gengibre sempre pronto para colher diretamente da sua própria horta em casa!

Agora que você já sabe como cultivar gengibre, que tal conferir mais alguns artigos selecionados em nosso blog especialmente para você? Veja só:

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário