Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Jardim suspenso: 5 ideias criativas para fazer em casa

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:

Ideal para quem adora plantas e sonha em ter um jardim em casa, mas mora em apartamentos ou casas pequenas, o jardim suspenso é uma ideia prática para criar um espaço verde dentro de ambientes com espaço limitado.

Quer saber mais sobre jardim suspenso para apartamento e casa, e garantir um belo visual para o seu ambiente? Continue a leitura, separamos dicas de montagem, quais as melhores opções de plantas e muito mais. Tudo para você aproveitar ao máximo cada canto do seu lar.

Como montar um jardim suspenso em espaços pequenos

O mais incrível é a versatilidade do jardim suspenso, uma vez que pode ser feito usando prateleiras, pallets, cordas, nichos de madeira e outras possibilidades. Então, vamos conferir algumas dicas para fazer o seu jardim? 

As possibilidades são variadas e possibilitam usar a sua criatividade. Aproveite essas sugestões, escolha a seu preferida e comece a sua montagem:

Com pallets

jardim suspenso com pallets
Jardim suspenso com pallets

Basta colocar caixotes de madeira em pallets e pregá-los na parede. Depois, escolha os vasos com as plantas e alegre o seu ambiente.

Com garrafas pet

jardim suspenso com garrafas pet
Jardim suspenso com garrafas pet

Para quem é adepto à ideia do “faça você mesmo”, vai adorar essa opção. Corte as garrafas em sua lateral, amarre umas às outras e insira as plantas. Uma dica legal também é colocar temperinhos para aumentar o seu repertório de quitutes.

Com latas

Jardim suspenso com latas
Jardim suspenso com latas

Lave bem as latas usadas para retirar qualquer resto de alimento. Em seguida, parafuse-as em uma placa de madeira, acrescente terra e a planta desejada. Depois, é só prender a placa à parede e se encantar com o seu jardim.

Com vasos pendurados

jardim suspenso

A proposta de colocar vários vasos pendurados com corda traz um ar moderno para o ambiente e é uma maneira descolada de fazer um jardim suspenso. 

Com tela de arame

jardim suspenso com arames
Jardim suspenso com arames

Para essa versão, monte uma estrutura com madeira, prenda a tela de arame e insira os vasos, de forma que fiquem bem presos à tela.

O que plantar em um jardim suspenso?

Está em dúvida em quais as plantas para jardim suspenso? Felizmente, a natureza nos presenteou com uma ampla variedade.

A ideia é promover um espaço colorido para dentro do seu lar, além de observar o formato e cores, pense também nos cuidados e em qual ambiente você irá cultivá-las. Confira algumas das opções mais comuns de plantas para jardim: 

  • Suculentas;
  • Cactos;
  • Samambaias;
  • Colar de pérolas;
  • Jibóia;
  • Brilhantina;
  • Lambari-roxo;
  • Véu de noiva;
  • Flor-batom;
  • Barba de serpente;
  • Violeta pendente;
  • Flor de cera;
  • Hera inglesa;
  • Brilhantina;
  • Chifre de veado. 

3 dicas para montagem do jardim suspenso

  1. Antes de qualquer coisa, atente-se ao espaço que você tem disponível. Há várias maneiras, então, não se preocupe. Tire as medidas do local e mãos à obra.
  2. Logo em seguida, escolha o material que deseja para o seu jardim. Como dito acima, há várias opções. Basta respeitar as medidas e seguir o seu estilo.
  3. Por fim, chegou a hora de decidir quais plantas vai querer. Saiba quanto tempo terá para cuidar do seu jardim e quais delas se adequam a você. Ah, tem também a opção de optar por plantas artificiais, caso queira ter mais comodidade sem perder a beleza das flores.

Agora que você já conhece mais sobre o tema, vale estudar a possibilidade de instalar no seu ambiente, seja residencial ou comercial. Os jardins suspensos são ótimos como solução urbana, para trazer mais cor, alegria e vida à rotina. Como se nota, são cheios de detalhes que precisam ser seguidos, para garantir beleza e tranquilidade.

como cultivar plantas em casa

Tudo o que é essencial para a vida da sua planta e para criar um jardim suspenso você encontra na Cobasi. Vasos, plantas, sementes, adubo, equipamentos e muita informação. Deixe nos comentários quais cuidados você tem com seu jardim e ajude outros tutores. Até a próxima!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Adriana Pagliaro Ribeiro Musse disse:

    Quero continuar recebendo dicas de jardim suspenso e dicas de plantas de sol pleno. Obrigada

Deixe o seu comentário