Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Dia do Biólogo: saiba mais sobre a importância desse profissional

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
dia do biólogo

No Brasil, no dia 3 de setembro celebra-se o Dia do Biólogo. Em referência aos profissionais que se dedicam a estudar e trabalhar com a vida de plantas, animais, vírus, células e organismos vivos.

Para apresentar as linhas de atuação deles, elaboramos um conteúdo especial, com informações sobre essa profissão tão importante para compreendermos o funcionamento dos seres vivos, bem como evitar e prevenir doenças.

O que faz um biólogo?

A biologia é um dos pilares dos estudos voltados para os seres vivos, inclusive é uma área que tem evoluído bastante nas últimas décadas em função do avanço da ciência. A sua esfera de atuação está conectada em atividades que vão desde o meio ambiente até as áreas de tecnologia. Dentre essas atribuições, estão:

  • catalogar espécies;
  • educação ambiental;
  • perícias ambientais;
  • técnicas de sustentabilidade;
  • elaboração de políticas públicas de saúde;
  • estudos e pesquisas na área de Ciências Biológicas. 

Essas são apenas algumas das atividades que um biólogo pode exercer. Estamos falando de um área que estuda, pesquisa e trabalha com a vida, ou seja, analisa aspectos da origem, estrutura, evolução e funções dos seres vivos. 

Dia do Biólogo no Brasil: história

dia do biólogo

Você sabia que sabia que em meados da década de 70 ainda não se reconhecia o Biólogo como profissional no Brasil? Sim, ela ainda não era uma profissão regulamentada. Porém, foi nesta época que um grupo de especialistas criou a Associação Paulista de Biólogos (APAB), com objetivo de alcançar essa notoriedade.

Com dedicação e esforços depositados nessa missão, em 03 de setembro de 1979 foi estabelecido um marco para os profissionais das ciências naturais, com a criação do Conselho Federal de Biologia (CFBio).  Além disso, os Conselhos Regionais de Biologia (CRBios) também são órgãos importantes no processo de regulamentação da profissão. Assim surgiu o evento comemorativo para o Dia do Biólogo.

Juramento do biólogo

“Juro, pela minha fé e pela minha honra e de acordo com os princípios éticos do biólogo, exercer as minhas atividades profissionais com honestidade, em defesa da vida, estimulando o desenvolvimento científico, tecnológico e humanístico com justiça e paz”.

O papel do biólogo na Cobasi

dia do biólogo

A Biologia é uma ciência que estuda a vida e na Cobasi abastecemos o Brasil com tudo o que é essencial para vida. Essa é a combinação que desenvolvemos para proporcionar tantas experiências entre colaboradores, clientes e animais.

Nesse cenário, o profissional da biologia tem um papel fundamental na rotina Cobasi. Pois, são eles que desenvolvem treinamentos técnicos e ajudam a pavimentar o caminho para informações científicas, colaboração indispensável para ajudar a encontrar respostas sobre a vida em seus mais variados aspectos.

Nosso time de Educação Corporativa realiza um conjunto de ações e eventos, com o objetivo de criar uma vivência mais completa sobre tudo que engloba o mundo. Ou seja, quando você se surpreende com uma curiosidade ou uma informação encontrada conosco, saiba que essa é apenas uma reprodução, dentre diversas iniciativas vindas do time de biólogos da Cobasi. Que não são poucas!

dia do biólogo

Como mencionamos, a área de atuação desses profissionais é bastante ampla. Eles realizam palestras, fornecem conhecimento específico de nossos produtos, desenvolvem a dieta dos animais que estão em loja, dão suporte para toda a empresa e tudo o que é essencial para atender com qualidade e excelência nossos clientes.

Esse é um pouco do dia a dia dos biólogos na maior rede de lojas de pet shop do Brasil. Desejamos a todos os profissionais da área: um FELIZ DIA DO BIÓLOGO!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário