Dourado peixe: conheça algumas espécies

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:
Dourado peixe: conheça algumas espécies

Mais de 72% do nosso planeta é composto por água. Sabendo disso, é difícil de imaginar a quantidade de animais que devem existir pelos oceanos. No caso dos peixes, existe uma cor, em específico, que conta com diversas espécies: o dourado peixe! Vamos falar um pouco mais sobre eles.

Peixe dourado ou Salminus Maxillosus

Aqui no Brasil, esse peixe é popularmente conhecido como Pirajuba ou Piraju. O peixe-dourado habita em águas doces e corredeiras, como em cachoeiras, e costuma sempre nadar em cardumes. Sua espécie se encontra nas Bacias do Paraná, de São Francisco, do Rio Doce e da Paraíba do Sul.

Esse é um peixe de escamas, que possui uma coloração dourada por todo o corpo, com reflexos avermelhados. Eles têm uma cabeça relativamente grande, com uma boca repleta de dentes caninos que alcança a metade da cabeça. Eles podem atingir cerca de 25 kg e alcançar 1 m de comprimento.  

Kinguio

Também conhecido como peixinho-dourado, esse peixe é da espécie Carassius auratus. Esse tipo de peixe habita as águas doces, e é uma variedade domesticada da carpa cinzenta-escura, nativa da Ásia Oriental. Esse peixe é muito encontrado para a venda, e costuma se adaptar muito bem em aquários. 

Além disso, eles possuem um corpo esférico, oval e longo, com diversas caudas. O Kinguio é muito conhecido por apresentar uma grande variedade de cores, porém a mais famosa é o dourado alaranjado. 

Doirada

Esse peixe é da espécie Brachyplatystoma flavicans e é comumente encontrado na Bacia Amazônica, no leito de grandes rios e em poços. 

Diferentemente do peixe-dourado que vimos acima, o Doirada é um peixe de couro, ou seja, não possui escamas. Sua cabeça é prateada e o corpo é claro com reflexos dourados. É uma espécie de grande porte, que pode chegar a mais de 1,5 m de comprimento e pesar 20 kg. 

Dourado peixe do mar

Considerado um dos peixes mais bonitos e, também, um dos mais ariscos, o dourado-do-mar pertence à espécie Coryphaena hippurus. Eles são muito famosos por terem um formato peculiar e principalmente pelas cores que apresentam. Esse peixe-dourado de água salgada tem 3 cores diferentes: o azul, verde e o dourado que, por vezes, pode tender para o amarelo. 

Posso ter um dourado peixe em casa?

Dourado peixe: conheça algumas espécies

A resposta para essa pergunta depende muito do tipo de dourado peixe que você está pensando em adquirir. Isso porque existem espécies que não conseguem se adaptar à vida nos aquários por serem muito grandes ou por terem necessidades que uma vida doméstica não seria capaz de suprir. 

Nesse contexto, o peixe-dourado ideal para se ter em casa é o Kinguio ou Peixinho-dourado. Estes, além de apresentarem um porte pequeno, são capazes de se adaptar muito bem à vida de pet. 

Entretanto, o cuidado mais recomendado em relação ao peixinho-dourado é que o tutor limpe o aquário regularmente. Isso porque esse pet tende a defecar com maior frequência durante o dia, o que eleva os níveis de amônia na água e pode levá-lo a óbito. Portanto, se você pretende ter um peixe dessa espécie em casa, é muito importante manter o habitat dele sempre em ordem.  

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário