Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Carnaval 2023: conheça 5 sambas enredos com tema animal

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cachorro fantasiado para o carnaval enredos com tema animal
Ao longo da história houve alguns enredos com tema animal

Todo ano as escolas de samba criam temas e sambas para se apresentarem na avenida. Para ajudar você a entrar no clima do carnaval 2023, nós separamos 5 sambas que têm animais de estimação como enredo. Confira!

1. Amor com amor se paga (2016)

amor entre tutor e cão
A história de amor entre cães e humanos foi tema da Águias de Ouro

O samba-enredo mais recente a tratar sobre animais é Amor com amor se paga – uma história animal, da escola paulista Águias de Ouro. Levado para a avenida em 2017, ele fala sobre a história do cão e a relação de carinho entre o animal e os humanos.

O enredo passeia por momentos históricos da humanidade onde o animal esteve presente e cita personagens de cinema como, por exemplo, os Dálmatas. Infelizmente, nesse ano, a escola terminou na penúltima posição, sendo rebaixada para o grupo de acesso.

2. Amigo fiel – do Cavalo do Amanhecer ao Mangalarga marchador (2013)

mangalarga e um menino no curral
A relação de amizade entre cavalo e homem foi enredo em 2013

O próximo samba da lista é “Amigo fiel – do Cavalo do Amanhecer ao Mangalarga marchador”, cantado pela escola de samba carioca Beija-Flor, em 2013. Neste ano, a escola conseguiu o vice-campeonato.

A música conta não apenas a história da relação entre os homens e os cavalos no decorrer da história. Ela aproveita para mostrar como o animal é representado em culturas e religiões em diversas partes do mundo.

3. Mais vale um jegue que me carregue… (1995)

jegue olhando para frenre
A Imperatriz falou um expedição feita sobre jegue no Brasil império

Em 1995, a Imperatriz Leopoldinense contou uma história brasileira que envolve uma expedição no Nordeste Brasileiro e o uso de animais. O enredo “Mais vale um jegue que me carregue, que um camelo que me derrube lá no Ceará”, conta uma passagem histórica do Brasil colônia e que deu o título à escola.

A história conta que D. Pedro II organizou uma expedição ao interior do Ceará em busca de minérios. Para essa tarefa, foram trazidos 14 camelos da África que, não conseguindo se adaptar ao clima brasileiro, deram lugar ao jegue, um animal forte e resistente.   

4. Adelaide, A Pomba da Paz (1987)

homem segurando a pomba da paz enredos com tema animal
Um poema sobre a pomba da faz foi tema de carnaval

Inspirada pelo poema de Walmir Ayala, a Portela, que tem como símbolo uma águia, desfilou com enredo com tema animal Adelaide, a pomba da paz. A aposta deu à agremiação o terceiro lugar no Grupo Especial.

O enredo conta as aventuras de Adelaide durante um passeio pela floresta que, em contato com outros animais, junta as letras da palavra amor. Ele é considerado um dos primeiros sambas-enredos a abordar a questão da preservação dos animais.

5.  Felis Catus, Sagrados e Mal Ditos (2019)

gato andando na grama enredos com tema animal
A história dos gatos também foi contada no carnaval

Longe dos holofotes das tradicionais escolas de samba do Rio de Janeiro e de São Paulo, a Unidos da Piedade, do Espírito Santo, homenageou os felinos em 2019. O enredo escolhido foi Felis Catus, Sagrados e Mal Ditos, que levou a agremiação ao quinto lugar.

Na avenida, eles retratam a aparição do gato em diversos momentos da história da humanidade. A viagem começa no Egito antigo, passa pela Idade Média e chega às telas de cinema, teatro e musicais.

Gostou de conhecer alguns exemplos de sambas enredos com tema animal? Então, diga para gente qual deles você gostou mais.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário