Catnip: Conheça a famosa erva do gato

Compartilhar:


Gato com erva catnip

A catnip, também conhecida como “erva do gato é um item essencial para os tutores de gato, eles adoram esta planta e ela é responsável por causar diversas reações engraçadas nos gatos. 

Mas afinal, o que é a tal erva do gato e porque ela faz tão bem a eles? Aposto que essas dúvidas já rondavam sua cabeça e é justamente por isso que vamos te explicar tudo que sabemos sobre esta erva. 

O que é erva do gato?

A nepeta cataria é uma espécie de planta originária da Europa e da Ásia, por incrível que pareça, esta planta faz parte da família do hortelã

No Brasil, a espécie ficou muito conhecida como Catnip, erva do gato ou erva gateira. Embora hoje a planta seja muito utilizada pelos felinos, na antiguidade ela foi muito utilizada pelos Romanos, para diversas finalidades. 

A catnip é famosa por trazer diversos benefícios para os gatos, que vão desde o bem estar até o adestramento e aprendizado, uma vez que o cheiro dessa erva é extremamente atrativo para os gatos. 

Erva do gato: para que serve?

Efeitos da erva do gato:

Porque a erva do gato só atrai felinos?

Como usar catnip?

Erva do gato faz mal? Achar que a catnip faz mal para os gatos é comum, especialmente para os tutores inexperientes. No entanto, esta erva é capaz de mudar o comportamento dos felinos, trazendo benefícios para eles e para os tutores. 

De modo geral, a erva causa euforia, agitação e relaxamento, além disso, ela é capaz de ativar o instinto predador do gato, deixando o felino mais ativo, o que ajuda a liberar a tensão. 

O uso da erva do gato é muito comum nos gatos ariscos ou anti-sociais, sendo assim, pode ser utilizada quando o gato vai ao veterinário, pet shop ou quando aparece uma visita em casa. 

O maior medo do uso da erva em relação aos tutores é que o felino acabe se viciando, no entanto, este produto não causa vícios aos felinos, o problema do uso constante é que a erva pode perder o efeito. 

Sendo assim, o ideal é que ela seja oferecida apenas quando realmente houver necessidade. 

Efeitos da erva do gato:

O que faz a erva do gato ser tão atrativa para estes animais, é que ela é composta por uma substância chamada Neptalactone, ou seja, a substância que é responsável por essa mudança de comportamento

Com isso, é comum que ao inalar a erva os gatinhos demonstram euforia e agitação. Conheça os principais efeitos da erva do gato:

  • Vontade de lamber
  • Vontade de cheirar ou mastigar a erva
  • Balançar o rabo
  • Rosnar e babar
  • Correr de forma agitada
  • Arranhar sem parar
  • Saltar
  • Ter hiperatividade

Esses efeitos têm uma duração média de 10 a 15 minutos e depois o gato costuma ficar sonolento e relaxado. Além disso, é importante saber que após algumas horas longe dos efeitos da erva, é comum que os gatos voltem a ter o comportamento anterior. 

gato usa arranhador com catnip
O arranhador para gatos é um acessório importante para o enriquecimento ambiental.

Porque a erva do gato só atrai felinos?

A erva do gato contém Neptalactone, uma substância que costuma ser inalada pelos felinos sem que eles fiquem prejudicados. 

Quando inalada, esta substância estimula o bulbo olfatório dos gatos, ativando a amídala e o hipotálamo, órgãos que são responsáveis pela liberação das emoções. 

Além disso, esta erva também mostrou resultados significativos quando testada em leões, onças e pumas. 

Embora haja o medo do felino ingerir a erva, ela pode ser consumida por eles sem preocupações, no entanto, é necessário que haja um certo controle sobre isso, afinal, a erva em excesso pode causar vômito, diarréia e desconforto gástrico

Como usar catnip?

A erva age através do olfato do animal e pode ser aplicada em arranhadores, brinquedos com catnip e até a própria planta liberam um composto orgânico chamado Nepetalactone. 

Esse aroma encanta a maioria dos gatos, pois estimula sensações boas, como felicidade, euforia e o instinto caçador. É por isso, inclusive, que muitos gatos reagem de uma forma engraçada, pulando e balançando mais o rabo.

Embora os gatos prefiram a erva natural, é mais comum encontrar catnip desidratada, o preço da erva do gato pode variar entre R$10 a R$30 reais. 

Existem algumas formas para usar catnip, como dissemos anteriormente, você pode utilizar brinquedos com catnip, que atraem a atenção do gato e proporcionam muitos momentos de diversão e relaxamento. 

Ainda existem os arranhadores com a erva, além de não estragar móveis e artigos da casa com arranhões, seu gato fica mais feliz e com bem-estar. Gatos muitos agitados podem se beneficiar com a catnip na caminha ou almofada

Dica! Caso você tenha comprado algum brinquedo, caminha ou até um arranhador e seu pet não liga muito, esfregue algum item com a erva do gato. O aroma poderá atrair seu pet e estimular a utilização!

Além de brinquedos e demais itens, você também pode comprar a própria plantinha e deixar à disposição do pet.

Erva do gato faz mal?

Fique tranquilo! A erva do gato não faz mal. A planta catnip tem efeito terapêutico e não é tóxica. É um produto natural para o seu gato e que não causa dependência. O único alerta é evitar que ele coma a plantinha em excesso, pois pode causar enjoo ou diarreia. 

Dica! Abusar do uso da catnip pode fazer a redução do efeito. Por isso, guarde os brinquedos e demais itens e ofereça  apenas uma ou duas vezes por semana.

Agora que você já sabe para que serve a erva do gato e como utilizá-la, não se esqueça de procurar por marcas confiáveis de erva de gato para garantir a qualidade da planta e o bem-estar do seu amigo.

Confira mais posts sobre comportamento e saúde para seu gato!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário