Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Catnip: saiba tudo sobre a famosa erva do gato

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Gato com erva catnip

A catnip ou ‘erva de gato’ é uma planta oriental que faz muito sucesso entre os felinos e seus tutores, por gerar sensações extremamente prazerosas aos pets. Mas, quais são os efeitos? Quais são os benefícios? Quando oferecer?

Para responder essas e outras dúvidas, preparamos um guia com tudo o que você precisa saber sobre o catnip. Entenda o que é, o seu significado, modos de aplicação e os efeitos que ela pode causar no seu gato e muito mais. Confira!

O que é catnip e para que serve?

A erva de gato tem o nome científico de Nepeta Cataria. Da mesma família da hortelã, essa planta é originária das regiões de clima temperado do leste europeu e da parte central da Ásia.

Apesar de hoje ser usada principalmente para estimular e relaxar os pets, no passado ela fez muito sucesso também com os seres humanos. 

Durante a Idade Média, a erva-gateira era bastante usada como tempero para sopas, molhos e carnes. Os romanos e os franceses adoram usá-la para dar um gosto especial em suas refeições.

Quando usar catnip para gatos?

A erva de gato leva em sua composição substâncias como citronelol, geraniol, nepetalactone e glicosídeos. 

Elas são as responsáveis por aliviar as dores de seu gato, além de despertar sensações de euforia, relaxamento e despertar o instinto animal do seu pet, ajudando-o a liberar a tensão acumulada.

Por ter essa série de efeitos sobre os felinos, o uso da catnip é recomendado sempre que você desejar acalmar o seu gato na presença de pessoas estranhas ao ambiente ou se ele for do tipo que fica arisco quando precisa ir para algum local.

E não é só isso! Justamente por conter um efeito relaxante, a erva de gato é indicada por veterinários como um remédio natural.

Com ela, é possível diminuir as dores e desconfortos causados por tosses, febre e diarreia, por exemplo. Conheça a lista de enfermidades que a erva gateira ajuda a minimizar.

  • Tosse;
  • Gripe;
  • Problemas digestivos;
  • Cólicas;
  • Hemorróidas;
  • Estresse;
  • Inchaço provocado por gases;
  • Febre;
  • Diarreia;
  • Insônia;
  • Artrite e reumatismo;
  • Dor de cabeça.

Qual é o efeito do catnip?

erva de gato
Catnip, também conhecido como erva de gato, promove um momento gostoso e relaxante para os animais.

A Neptalactone é uma substância contida na planta que, quando inalada pelo felino, desperta euforia, agitação e, posteriormente, a catnip acalma o gato, entrando num estado de relaxamento profundo. 

Por isso, é normal que durante o efeito da substância, o felino possa apresentar alguns comportamentos. Entenda quais os efeitos da catnip para gatos:

  • Vontade de lamber;
  • Vontade de cheirar ou mastigar a erva;
  • Balançar o rabo;
  • Rosnar e babar;
  • Correr de forma agitada;
  • Arranhar sem parar;
  • Saltar;
  • Ter hiperatividade.

Importante: A agitação e hiperatividade do gato costumam durar, em média, 15 minutos. Após esse período, o normal é que o pet entre num estado de sonolência. Mas, não precisa se preocupar, após algumas horas longe da erva gateira, o seu amigo voltará a ter o comportamento que você está acostumado.

A catnip pode viciar o meu gato?

Uma das principais dúvidas dos tutores ao comprar catnip para o seu pet é saber se ela pode viciar o gato. Quanto a isso, você não precisa se preocupar, já que ela não contém nenhuma substância que vicia os felinos.

O que pode acontecer é que, caso o seu uso seja exagerado, a plantinha possa perder os efeitos relaxantes e anti tensão sobre o animal. 

Por causa disso, os especialistas recomendam o uso moderado da erva de gato. O ideal é oferecê-la ao seu pet no máximo uma vez por semana ou apenas em ocasiões especiais.

Catnip faz mal ao pet?

erva do gato
A catnip também auxilia os felinos na adaptação a novos brinquedos e ambientes.

Outra pergunta bastante comum em tutores que vão fazer o uso da erva de gato, é saber se ela pode fazer mal ou ter algum efeito colateral no seu bichinho. 

De maneira geral, a catnip não gera nenhum efeito negativo ao organismo do seu pet. Porém, o consumo ou exposição em excesso, pode causar vômitos, diarreias e desconforto gástrico.

Como dar catnip para os gatos?

Uma das grandes vantagens em usar a catnip como estimulante e relaxante para o seu gato é a sua praticidade.

Você pode oferecê-la ao seu gato de duas maneiras: colocando vasinhos com a planta espalhada pela casa ou usar o spray de catnip para borrifar a substância em brinquedos, arranhadores ou até mesmo na caminha. Em ambos os casos, o efeito sobre o animal é o mesmo. Além de ser ótimas opções de gatificação.

Em caso de dúvidas, dê preferência ao spray de catnip. Além do efeito relaxante, ele é ótimo para ajudar o seu felino a ter uma boa noite de sono. Para isso, basta aplicar o aerossol sobre o travesseiro ou colchonete e ele terá uma noite bem tranquila.

Dica: sabe aquele brinquedo que você comprou para o seu gato e ele faz questão de ignorar? Então, aplicar catnip é uma boa maneira de atrair e estimular o seu amigo a brincar com ele por longos períodos.  

Onde comprar catnip para gatos?

No pet shop online da Cobasi, você encontra tudo o que é essencial para o seu gato, como: rações, petiscos, acessórios e catnip. Aproveite nossas promoções para garantir o bem-estar do seu pet. 

Aproveite a Compra Programada e agende a entrega do pedido de acordo com a necessidade do pet. Se ficou com alguma dúvida, deixe nos comentários. Até a próxima!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Alexandrina Lucas Langanke disse:

    Meu gato tem 7meses e não quer se alimentar. Mas se aparecer baratinhas ele come. Por favor o que devo fazer

    • Cobasi disse:

      Oi Alexandrina, como vai? Isso pode ocorrer por vários motivos. Recomendamos que você visite um médico-veterinário para avaliar seu gatinho 🙂

Deixe o seu comentário