Falhas no pelo do cachorro: principais causas e tratamentos

Compartilhar:


falhas no pelo do cachorro

Em determinadas estações do ano, é totalmente natural que ocorra queda de pelos de algumas espécies de cães. Entretanto, se você está encontrando falhas no pelo do cachorro de estimação, é importante ficar alerta para identificar o que pode está acontecendo com ele. Afinal, há várias causas que podem explicar esse acontecimento. 

A queda de pelos, também conhecida como alopecia canina, é uma condição que afeta cachorros de diferentes idades e raças. Nesses casos, o que ocorre é que pet perde parcialmente os seus pelos, ficando com falhas ao longo de todo o seu corpo, ou até mesmo toda a sua pelagem.

Geralmente, a alopecia canina também está ligada a outros fatores e traz consigo sintomas que podem ser prejudiciais à saúde do cãozinho. Então, para entender todos os detalhes sobre isso, preste atenção nas informações que trouxemos neste artigo para te ajudar a lidar com essa situação.

Percebi falhas no pelo do cachorro, e agora?!

Você não imagina quantos podem ser os motivos para surgimento de falhas no pelo do seu animal de estimação: estresse, alergias, infecções, deficiências nutricionais e muito mais. Infelizmente, a lista é longa. Sendo assim, para ter um diagnóstico preciso, não se esqueça de levar o pet ao veterinário, tá? Afinal, é super importante proporcionar o tratamento adequado às necessidades do seu cão.

Acompanhe a lista de causas que podem explicar o pelo do cachorro com falhas.

1. Alergias 

Assim como nós, humanos, os cachorros também acabam sendo alérgicos a vários alimentos, medicamentos e outras substâncias. Por isso, uma das principais causas dos cães apresentarem falhas em sua pelagem são em decorrência das alergias.

As pulgas também podem ser fortes inimigas contra esses peludinhos. Por isso, após levá-lo para passear no parque, pelo seu bairro ou em qualquer outro ambiente, observe se o pet está se coçando muito e se mordendo. Caso esteja, pode ser indícios de que no meio do caminho encontrou algumas pulgas que não conseguimos enxergar.

Além disso, vale super a pena ficar de olho na alimentação do seu amigo, e caso ofereça algo de diferente ao longo dos dias, acompanhá-lo para verificar se o seu comportamento está diferente.

2. Estresse e ansiedade

Você sabia que os cães também ficam bastante estressados e ansiosos? Pois é! Essas também podem ser algumas das causas para falhas no pelo do pet. Isso pode acontecer por ficar muito tempo sozinho em casa e por vários outros fatores.

Diante disso, a melhor opção é observar o comportamento do animal, incluir mais brincadeiras na rotina dele e levá-lo para passear constantemente. Afinal, todo esforço é bem-vindo para ajudá-lo a se sentir melhor!

3. Deficiências nutricionais

A falha no pelo do cachorro também pode ser causada por deficiências nutricionais. Ou seja, o cão não está suprindo todas as suas necessidades nutricionais, levando o seu corpo a responder e mostrar que as coisas não andam muito bem. Por isso é super importante manter uma alimentação balanceada para o seu pet!

falhas no pelo do cachorro

4. Hiperadrenocorticismo ou Síndrome de Cushing

Essa doença afeta os cães que alcançaram a meia-idade, ou seja, aqueles que já são adultos, causando perda de pelos significativa no seu animal. Essa doença se manifesta com diversos sintomas, sendo as falhas de pelo em cachorro apenas uma delas. O hiperadrenocorticismo também pode causar aumento no consumo de água, ganho de peso, fraqueza, cansaço em excesso, entre outros sintomas.

Para tratar dessa condição, os tutores devem procurar um médico-veterinário de confiança, obter o diagnóstico correto e iniciar o tratamento ideal para aliviar esses sintomas que causam diversos incômodos no pet.

5. Outras causas para a falha no pelo do seu cachorro

Além desses aspectos citados acima, há também várias outras causas que podem estar afetando o seu animalzinho de estimação. Veja algumas delas:

  • infecções;
  • infestação de pulgas, bactérias, fungos e outros;
  • condições genéticas;
  • diabetes;
  • câncer de pele.

Como ajudar o cachorro com falhas no pelo?

Antes de iniciar qualquer tratamento e oferecer qualquer tipo de medicação ao seu pet, a melhor solução é levá-lo a um veterinário, que o examinará corretamente e apresentará o diagnóstico. Além disso, através desse profissional você conhecerá as formas de tratar as falhas no pelo do cachorro e muito mais. Portanto, não deixe de levar o seu pet ao veterinário e fique atento aos sintomas que ele te apresentar, tá?

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário