Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Filhote não vacinado pode ter contato com outro cachorro?

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
filhote não vacinado pode ter contato com outro cachorro

Uma dúvida constante em tutores de primeira viagem é se o filhote não vacinado pode ter contato com outro cachorro, afinal, ele ainda não está protegido. E é normal se preocupar, visto que a saúde do seu novo amigo deve vir sempre em primeiro lugar. Além disso, durante os primeiros meses de vida a imunidade do pet ainda está muito baixa.

Vem com a gente aprender mais sobre cuidados pet, quando o filhote pode sair na rua e dicas para uma socialização segura.

Afinal, filhote não vacinado pode ter contato com outro cachorro?

A vacinação é a principal prevenção contra doenças graves, e, que, mesmo com tratamento, não têm cura, por exemplo, a parvovirose e a cinomose. É por isso que todo tutor de cão precisa manter as vacinas em dia e também investir em proteção contra outros parasitas, como carrapatos e pulgas.

A boa notícia é que, quando feito de forma segura, o encontro com outros cachorros em um ambiente controlado não tem grandes problemas.

Por que filhote não pode ter contato com outro cachorro?

O principal motivo é o fato de o pet ainda não ter imunidade suficiente para entrar em contato com outros animais, assim como transitar por ambientes externos, entre eles, a rua e os parques. Sendo assim, ao contrair um verme, vírus ou bactéria, as chances de um quadro grave são imensas. Em resumo, você não precisa colocar a vida do seu cachorro em risco.

Além disso, vale lembrar que entre as doenças estão as zoonoses, ou seja, aquelas transmissíveis para seres humanos.

E quando cachorro filhote pode passear?

A recomendação de quando o filhote pode sair na rua é esperar ao menos um mês após completar a vacinação para, assim o tutor não precisa se preocupar. O cronograma de vacinas inclui três administrações da V8 ou V10, que atuam contra parvovirose, parainfluenza, coronavírus e leptospirose. A versão V10 ainda protege das cepas Grippotyphosa e Pomona.

Além dela, o cão deve tomar a dose única da vacina antirrábica e o tutor deve considerar as vacinas complementares, sendo elas a contra giárdia e tosse dos canis.

Por fim, pensando com quantos meses o filhote pode sair na rua, se o tutor seguir o cronograma de vacinação da forma certa, o pet poderá sair quando alcançar cinco meses de vida.

Dose de reforço anual

E as preocupações de quando o cachorro filhote pode passear não acabam depois das primeiras vacinas. Isso porque o tutor precisa se programar para as doses de reforço da cada prevenção, que acontecem anualmente. Só assim o pet se mantém protegido.

Meu cachorro não tomou nenhuma vacina, e agora?

É fundamental que você vacine o seu cão. Inclusive, a vacinação contra raiva é lei. A administração de vacinas é uma atitude de cuidado com o seu melhor amigo e também com você e seus familiares. É importante lembrar que várias doenças são transmissíveis para seres humanos.

Se o animal não tomar as vacinas recomendadas pelo veterinário, além de colocar a saúde de outros cães em risco, ao ficar doente, as consequências podem ser graves.

Posso adiantar a vacina do meu cachorro?

Sim, caso aconteça algum imprevisto ou você não consiga levá-lo para tomar a vacina na data da carteirinha de vacinação, tudo bem adiantar. Se o seu cão possui particularidades, é sempre bacana consultar um médico-veterinário para não ter preocupações. 

E se eu atrasar?

Assim como para nós, humanos, as vacinas têm uma data de validade. Por isso, a partir do momento em que você atrasa uma dose, dependendo do número de dias, o seu cachorro fica desprotegido. Em alguns casos, se é uma dose de reforço, pode ser necessário tomar a vacinação completa novamente. 

Sendo assim, um cachorro filhote pode sair na rua com tranquilidade apenas com o aval de um médico-veterinário e com a carteirinha em dia.  

Um filhote não vacinado pode ter contato com outro cachorro da casa?

filhote não vacinado pode ter contato com outro cachorro que está na casa

Sim, a socialização é importante logo nos primeiros meses de vida do animal, por isso é bom saber quando o filhote de cachorro pode sair na rua. Se a vacinação do recém-chegado ainda não está completa, saiba que o filhote não vacinado pode ter contato com outro cachorro vacinado com os devidos cuidados.

É fundamental que outros meios de prevenção a doenças estejam em dia para todos os cães. Isso quer dizer que o tutor deve prestar atenção às doses de vermífugo e a proteção antipulgas e carrapatos. Em conjunto, os cães mais velhos devem estar com as doses em dia de todas as vacinas.

Agora que você sabe depois de quanto tempo o filhote pode passear na rua e as principais informações sobre vacinação, se programe! Faz parte das obrigações de um tutor de pet cuidar da saúde do seu amigo. 

Se quiser mais dicas de como oferecer o melhor para seu cachorro, veja outros posts do Blog da Cobasi:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

4 Comentários

  1. Nathaly disse:

    Ola boa tarde quais são os cuidados para o filhote sem a vacinação ter contato com outro cachorro adulto com a vacinação em dia ??

  2. Eline disse:

    E que cuidados serian esses que vc mencionou na resposta que deu para a pergunta acima?

    • Cobasi disse:

      Olá, tudo bem?
      É necessário realizar o encontro de forma segura e em ambiente controlado. Além disso, é necessário garantir que o pet vacinado está perfeitamente saudável e com as vacinas em dia.
      Mas lembre-se, vacinar o seu animal de estimação garante saúde e bem-estar dele.

Deixe o seu comentário