Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Flor-de-maio: saiba mais sobre essa nativa brasileira

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
flor de maio

Muita gente não sabe, mas a flor-de-maio pode ser considerada um cacto! Ela pode ser encontrada em rosa, branco, laranja e vermelho. Possui um ciclo de vida perene e costuma crescer em rochas, troncos ou galhos de árvore

Muito comum na casa dos brasileiros, certamente você já viu essa planta pendurada em algum local, seja na casa da mãe ou na casa da vó, suas flores embelezam o jardim, mas acabam esquecidas durante a maior parte do ano

Continue lendo para saber mais sobre a flor-de-maio, quais os principais cuidados e sua verdadeira origem. 

Flor-de-maio: uma planta nativa do Brasil

Schlumbergera truncata, esse nome difícil de ser pronunciado nada mais é do que a flor-de-maio, uma espécie de planta cactácea originária do Brasil. Esta planta é costumeiramente encontrada nas regiões de serra, especialmente na Serra dos Órgãos e Serra do Mar

Muito encontrada na região norte do estado do Rio de Janeiro, esta planta costuma viver sobre galhos, troncos e outras plantas, quando em natureza. Em alguns países do hemisfério norte, ela recebe o nome de cacto-de-natal, uma vez que costuma florescer a partir de outubro

Já no Brasil, seu ciclo de florescimento acontece em maio, por isso do nome “flor-de-maio”. Embora sejam da mesma família dos cactos, elas não apresentam espinhos, é popularmente conhecida como flor-de-maio, cacto-de-natal, cacto-de-páscoa, flor-de-seda. Possui um ciclo de vida perene.

São plantas de fácil cultivo e cuidados, podendo ser encontradas nas cores branca, rosa, laranja e vermelho. Suas flores podem medir até 8 cm e seu caule é formado por artículos, que podem ser destacados, facilitando a formação de novas plantas da espécie. 

A planta pode chegar a medir 30 cm, e ela costuma ser muito cultivada graças a suas belas flores, no entanto, este não é o único atrativo da planta, por serem fáceis de cuidar, muita gente se interessa pela folhagem. 

Como cuidar da flor-de-maio?

Embora seja uma planta comum e fácil de ser encontrada na natureza, quando cultivada em vasos, a flor-de-maio merece alguns cuidados, mesmo que seja uma planta que dá pouco trabalho. 

Por isso, separamos algumas dicas para te ajudar a cuidar bem desta bela planta e fazê-la florir todo ano!

Iluminação

Por ser uma planta originária da serra, a flor-de-maio está adaptada com um ambiente mais úmido e abafado, no entanto, elas não gostam de receber sol em abundância, por isso, mantenha ela a meia sombra, desta forma suas folhas não se queimarão e a planta irá florescer rapidamente. 

Regas

Apesar de ser originária de uma região mais úmida, a planta não gosta de água em excesso. Portanto, evite regar diariamente. Uma ou duas vezes na semana é essencial para que a planta sobreviva sem muitos problemas. 

Para garantir o momento certo da rega, coloque o dedo na terra, caso esteja muito seco, está na hora de colocar água, caso contrário, espere mais uns dias. 

Adubação

como cuidar da flor de maio

A adubação pode ser feita através do adubo químico NPK, além disso, ela pode ser complementada com adubos orgânicos a base de farinha de peixe, banana ou esterco. O ideal é que o adubo seja inserido na planta uma vez ao mês, de preferência durante o período de verão. 

Agora que você já sabe cultivar e cuidar desta bela planta, basta usar e abusar dela para decorar o ambiente. 

Gostou dessas dicas? Acesse nosso blog e leia mais sobre jardinagem:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

4 Comentários

  1. Maria Socorro Ferreira lima disse:

    Fiquei encantada com essas suculentas maravilhosas gostaria de ter na minha coleção parabéns vcs saõ top nos cuidados delas

    • Cobasi disse:

      Oi Maria, como vai? Ficamos muito felizes e agradecemos 🙂 e estamos te esperando na Cobasi mais perto de sua casa!

    • Antonio Mauro Ilheu disse:

      Nao ligava muito para plantas ,mas depois que recebi um morangueiro em vaso de uma amiga, sem muita experiência de cuidados não foi muito longe, estava pensando em desistir…,Eis que essa mesma amiga me deu outro morangueiro…., ,cada vez mais bonito e dando muitos frutos com melhor qualidade…,enfim ,a natureza é realmente bela ,Deus é maravilhoso 🙏!!!

  2. Antonio Mauro Ilheu disse:

    Coincidência,minha mãe tbem se chama Maria ,ela tem seu jardim e nele tem esta linda planta,não sabia o nome , até pesquisar ,deduzi que o nome flor de maio seria exatamente por florir em maio no Brasil….,ela é linda mesmo ,vou passar-lhe estás dicas ,ela tem experiência mas ….!!!😁

Deixe o seu comentário