Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Foto de cachorro, gato e outros pets: dicas para o clique perfeito!

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
foto de cachorro Pug de roupinha

Quem nunca criou expectativas de fazer uma bela foto de cachorro, do gato ou de outros bichinhos de estimação e teve que se conformar com a triste realidade de imagens tremidas, com o pet se movimentando e em poses totalmente erradas? É normal, animais se distraem com facilidade e geralmente não querem posar para fotos, mas sim brincar com os fotógrafos!

Porém, tudo na vida tem solução e existem alguns truques podem te ajudar a garantir os melhores registros do seu animalzinho para postar e fazer sucesso nas redes sociais ou para guardar para posteridade! Abaixo, reunimos algumas dicas infalíveis para que você possa fazer fotos encantadoras, que pareçam até mesmo profissionais!

Petiscos e brinquedos para a melhor foto de cachorro e outros pets

Tanto para fazer uma boa foto de cachorro, quanto de gato ou até mesmo de outros animaizinhos de estimação que não param quietos, tenha sempre em mãos petiscos e brinquedos que eles gostem. Assim, você poderá chamar a atenção do pet e ainda barganhar poses fofas, caso ele seja adestrado e obedeça a comandos.

Aproveite a luz natural

foto de cachorro Pitbull tigrado

 A luz é um fator fundamental para se fazer uma boa foto, sempre. Atrair seu bichinho para um local bem iluminado – usando petiscos ou comida, por exemplo -, como uma varanda, um quintal, um jardim ou até mesmo um cantinho próximo a uma janela, ajuda a deixa qualquer imagem mais bonita.

O horário em que você fotografa também faz diferença. Procure sempre fazer a foto de cachorro em horários de luz mais suave, antes das 10h ou depois das 14 horas.

Atente-se à altura do seu pet

 A não ser que seu animal de estimação seja um elefante, provavelmente ele é mais baixo que você, certo? Brincadeiras à parte, a dica aqui é que você se abaixe até a altura do seu bichinho para fotografá-lo. Assim, ele não parecerá distorcido pela perspectiva e ficará bem mais bonito na foto.

No entanto, você também pode aproveitar e brincar com as perspectivas! Fotos tiradas de cima para baixo fazem com que o focinho do pet pareça maior e a imagem saia muito divertida.

Seja paciente na hora da foto de cachorro

Parece óbvio, mas ter paciência é um dos maiores segredos para conseguir fazer a melhor foto de cachorro, de gato e de outros bichinhos. Com exceção de cães muito adestrados, dificilmente um animal vai ficar totalmente imóvel apenas esperando ser fotografado.

Os animais agem por instinto, então você precisa ‘roubar’ o clique das melhores poses nos melhores momentos. Resumindo, quanto mais tempo você passar com o seu pet, mais belas serão suas fotos!

Espere pelo momento certo

pug no fundo amarelo

Por falar em paciência, esperar por um momento em que seu animal esteja mais calmo, também é uma excelente estratégia para conseguir os melhores resultados. Ou você acha que aquela foto de cachorro maravilhosa que viu por aí foi feita no momento em que ele estava correndo de um lado para outro?

A não ser que sua ideia seja fazer fotos de tartarugas, o ideal é esperar a hora adequada, em que o animal esteja com boa vontade para se deixar fotografar. Você pode até adiantar a hora da caminhada ou caprichar na brincadeira para dar uma acelerada no processo, fazendo-o se cansar.

Desligue o flash para tirar foto de cachorro ou outros pets

Tanto faz se você quer uma foto de cachorro, uma foto de coelho, uma foto de periquito, ou uma foto de gato. Desligue o flash! Além de a luz natural deixar qualquer imagem mais bonita, já que flashes deixam qualquer foto chapada, o clarão intenso pode assustar os bichinhos, fazer com que eles se movimentem e fechem os olhos. Aliás, mesmo que eles não pisquem, os olhos ainda podem sair vermelhos na foto.

Antecipe-se aos movimentos para fotografar ação

 Se sua ideia é fotografar o seu pet em ação, o truque aqui é se antecipar aos movimentos dele, principalmente se você quiser fazer fotos de pássaros. Se você estiver usando uma câmera para tentar fotos profissionais, a dica é abrir o diafragma para permitir que ela alcance uma velocidade alta.

Mas se você estiver usando o bom e velho celular, o jeito é seguir o bichinho com a lente durante o movimento, prevendo cada passo, tentando sempre manter o foco nele e tirando várias fotos, uma atrás da outra, para depois escolher a melhor.

Deixe seu animal se familiarizar com a câmera (ou celular)

Cachorros e gatos são bichos curiosos e sempre querem saber o que está acontecendo à sua volta. Então, para fazer fotos de animais em poses fofas, é preciso deixar que eles se acostumem com a câmera (ou com o celular).

Deixe-os cheirarem e se familiarizarem com o equipamento, para só depois começar a sessão de fotos.

Peça ajuda

Consiga a ajuda de um ‘assistente’. Não é impossível fazer fotos de animais quando se está sozinho, mas um auxílio é sempre muito bem-vindo.

Enquanto você se prepara para fazer os cliques dos melhores momentos, um amigo pode distrair o pet com brinquedos e petiscos. Assim você vai conseguir mais facilmente a melhor foto de cachorro, gato e outros animais agitados!

Escolha bem o ângulo

Fique atento ao ângulo da foto. É mais fácil você conseguir bons cliques usando ângulos mais abertos, para recortar a imagem depois. Mas não perca tempo se preocupando com a perfeição. Se quiser fotos mais divertidas, por exemplo, basta chegar mais perto do focinho para conseguir uma foto em perspectiva do seu bichinho. Teste vários ângulos e use sua criatividade.

Capriche no cenário e nos adereços para incrementar a foto de cachorro, gato ou outros animais

cachorro pequeno com acessórios

Um bom cenário e um bom figurino podem fazer até fotos de pitbull parecerem fofas. Com roupinhas e acessórios, você embeleza seu pet e escolhe o ‘mood’ da foto. E um bom fundo também ajuda a compor a imagem. Seja um fundo infinito improvisado com lençol, uma parede bonita, um objeto de decoração ou um brinquedo, qualquer elemento do ambiente pode dar mais vida e personalidade ao clique!

Entenda seu animal

Conheça as particularidades do seu animal. Fazer foto de cachorro é diferente de fazer fotos de calopsitas ou fotos de hamsters, por exemplo. Cada animal se comporta de uma maneira e saber como é a personalidade do seu bichinho ajuda e muito na hora de fotografá-lo. Ninguém melhor do que o tutor para reconhecer o momento em que o animal está tranqüilo e saber como chamar sua atenção. 

Gostou do conteúdo e vai sair fazendo várias fotos por aí? Confira outros posts divertidos sobre pets!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário