Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Galgo afegão: conheça suas principais características

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:

O galgo afegão se destaca por seus pelos longos e os atributos atléticos privilegiados que exibe no momento de correr. Além disso, ele é uma das raças mais tradicionais e bem quistas do mundo dos cachorros.

Com uma altura média de 65cm e um peso de cerca de 25kg, esse pet pertence à uma daquelas raças serelepes. Por isso, necessita de bastante espaço para praticar atividades físicas e brincadeiras de alta intensidade nas quais possa gastar energia e exibir sua velocidade impressionante.

Apesar do porte grande e do comportamento ativo, ele possui capacidade de adaptação a diferentes ambientes. Isso faz com que a adoção de um galgo afegão pode ser uma opção viável até mesmo para tutores que vivem em apartamento.

Nesses casos, é claro, seus familiares humanos devem estar dispostos a dedicar um tempo diário de seu cotidiano para levá-lo para se divertir em um ambiente espaçoso, de preferência em uma área externa.

O galgo afegão e sua conexão com a ancestralidade

Não foi por acaso que iniciamos este texto descrevendo o galgo afegão como uma das raças mais tradicionais do mundo.

De acordo com especialistas, a história desse cachorro começou há milhares de anos, antecedendo a história escrita. Isso ele seja considerado por diversos estudiosos como parte da mais antiga entre as raças puras de cães.

No início de sua trajetória, o galgo afegão quando vivia no entorno das regiões do Afeganistão, do Paquistão e da Índia.

Por lá, representou símbolo de status entre os nobres, bem como foi companheiro de caça de seus tutores.

Não raramente sua bagagem histórica pode ser observada em sua personalidade atual. É da herança desses tempos remotos que advém seus traços de autoconfiança e alguma independência, características que tornam seu adestramento um desafio de paciência e dedicação.

Apesar de sua teimosia relativamente frequente e da ligação com os tempos de caçador, porém, o galgo afegão tende a ser leal aos seus tutores e familiares humanos, guardando a desconfiança e o comportamento arredio para os estranhos.

Atenção especial à escovação dos pelos

A pelagem grande e sedosa é uma das características mais marcantes do galgo afegão.

Para manter a saúde e a beleza desse atributo de maneira permanente, porém, o tutor deve dedicar uma atenção especial à escovação periódica do pelo de seu pet.

Para fazê-la de maneira segura, é importante que se busque a orientação de um especialista quanto à escova e os produtos a serem utilizados no cuidado, bem como em relação à frequência com que a escovação deverá ser feita.

De maneira geral, especialistas recomendam que esse trabalho seja realizado diversas vezes na semana a fim de se evitar emaranhados e outras complicações.

Doenças comuns do galgo afegão

O galgo afegão é considerada uma raça de perfil saudável. Apesar disso, pode exibir predisposições a problemas de saúde nos olhos, no coração, bem como em questões musculares e endócrinas.

Para evitar que essas possíveis complicações sejam descobertas em estágios avançados, especialistas recomendam que os tutores se comprometam a levar o galgo afegão para realizar exames periódicos semestralmente.

O mesmo cuidado preventivo deve ser adotado quando se trata dos filhotes, para os quais deve-se estar atento ao calendário de vacinação.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário