Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Gato com rabo quebrado: e agora?

Colaboração de Joyce Lima   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Gato com rabo quebrado: e agora?

Descobriu seu gato com rabo quebrado e não sabe o que fazer? Nós podemos te ajudar! Existem algumas causas para explicar um gato com a cauda quebrada, e cuidados que você pode tomar para evitar que isso aconteça.

Nesse artigo, vamos falar sobre o assunto e dar algumas orientações sobre como você pode descobrir se seu bichano está com uma lesão desse tipo. Vem com a gente!

Gato com rabo quebrado: o que você precisa saber

Gato com rabo quebrado: o que você precisa saber

Para começar, vamos esclarecer que a cauda do gato não é apenas fofinha, ela é uma parte funcional e muito importante para o bichano. A médica veterinária Joyce Aparecida Santos Lima, da Educação Corporativa Cobasi, explica: “a cauda dos gatos é a continuidade da coluna vertebral; é uma região sensível onde os ossos e nervos ficam cobertos apenas por pele e musculatura finos”, afirma.

Por isso, ao desconfiar de um rabo de gato quebrado, o tutor não deve mexer em casa, na tentativa de reposicioná-lo, para não machucar ainda mais o animal. O certo é levar o pet ao médico veterinário o quanto antes.

Causas para cauda de gato quebrada

Existem várias possibilidades para explicar um gato com rabo quebrado, que vão desde um pequeno acidente em casa até maus tratos. Fechar a porta no rabo do bichano, pisar no rabinho dele, deixar cair algum objeto pesado bem em cima do pet… Todas essas são possibilidades para a cauda quebrada.

No caso dos gatinhos que têm acesso à rua, esse universo de possibilidades fica ainda maior, pois eles passam a interagir com outros animais, além de estarem expostos a atropelamentos e brigas, por exemplo.

Sendo assim, todo cuidado é pouco. Se você tem um ou mais gatos em casa, certifique-se de manter as portas e janelas abertas ou fechadas com travas, para evitar que ele se machuque, e mantenha os olhos bem abertos para não pisar no pet sem querer. Coloque telas nas janelas, evitando que ele fuja ou caia.

Se levar seu gatinho para passear, mantenha-o com coleira e guia o tempo todo, e não permita que ele vá longe sem você.

Tratamento para rabo de gato quebrado

Tratamento para rabo de gato quebrado

Se acontecer de o seu bichano estar com o rabinho quebrado, existem muitas possibilidades de tratamento, que vão variar de acordo com o caso. 

Joyce Lima explica: “O médico veterinário avaliará, com auxílio de exames por imagem, o que houve e se há necessidade de algum procedimento. A amputação não é uma regra, e apenas é realizada quando o caso é grave, como quando há necrose da região ou falta de irrigação sanguínea e oxigenação no local”, afirma Joyce.

O tratamento geral envolve uma imobilização da cauda com o uso de talas ou até mesmo de gesso. O procedimento é feito pelo médico veterinário e seus auxiliares, com todo cuidado para não causar ainda mais dor ao peludo.

Como saber se o gato está com rabo quebrado

Seu pet sempre dá indícios quando algo não vai bem. No caso de uma cauda lesionada, ele pode não conseguir mais levantar o rabinho e pode reclamar quando você encosta nele.

Um rabo inchado também é sinal de alerta, além de feridas e lambedura excessiva do local. Em casos onde a lesão é próxima à base da cauda, ou seja, perto do corpo do gato, ele pode apresentar dificuldade para fazer xixi e cocô normalmente.

Fique sempre atento ao seu bichano, pois qualquer mudança de comportamento deve ser investigada.

Seu gato está nervoso e você não sabe o que pode estar acontecendo? Confira esse artigo sobre o tema selecionado para você em nosso blog.

Joyce Lima

Colaboração de Joyce Lima

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário