Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Gato pode comer presunto? Saiba quais são os vilões e os alimentos mais indicados

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:

Um pet feliz e saudável é aquele que recebe carinho e uma alimentação balanceada. Quem tem um gatinho em casa sabe que basta sentir um cheirinho bom ou ouvir barulho na cozinha, que lá vem ele conferir do que se trata. No entanto, muitos tutores ainda ficam na dúvida sobre o que é proibido ou não. Afinal, gato pode comer presunto? Vamos responder tudo aqui!

Então, atenção! É muito perigoso dar qualquer alimento para o seu gato. Lembre-se que a ração é a melhor opção. Ela é elaborada com os nutrientes necessários e ajuda a evitar desde a queda dos pelos e o mau odor das fezes até problemas graves de saúde.

Vilões do seu pet

Mesmo havendo uma variedade de rações – seca, úmida, para adulto, filhote –, ainda há muitas pessoas que insistem em dar outras opções sem nenhuma orientação de um especialista.

Afinal, gato pode comer presunto ou não pode?

Embora seja tentador pelo sabor e cheiro fortes, gatos não podem comer presunto. Afinal, embutidos não oferecem nenhum benefício para a saúde desses pets. Os gatos precisam de uma quantidade diária de proteínas mais saudáveis, como peixe e frango.

Normalmente, o presunto e outros embutidos são ricos em sódio e conservantes, que não são bem-vindos na dieta desses animais. Por isso, nada de presunto.

No geral, só de oferecer a eles produtos que não são destinados a pets já indica um risco de intoxicação. E, além do presunto, existem outros alimentos que também podem ser considerados vilões para a saúde dos gatos. Confira alguns!

Chocolate, o proibidão

Esse é um dos piores violões dos gatos, assim como acontece com os cães. Um pequeno pedaço dessa delícia pode causar vômito, convulsão e até mesmo levar a óbito.

gato pode comer presunto

Nada de leite e derivados

Até mesmo o que mais se associa aos felinos pode causar mal a eles. Você sabia que o leite e seus derivados não são alimentos bem digeridos pelos gatos adultos?

Uva, nem se for passa

Mesmo sendo super saudável para quase todo mundo, essa fruta pode prejudicar o funcionamento renal dos pequenos felinos.

Alho e cebola, temperos que fazem mal

E quem não acha que alho e cebola deixam qualquer comida mais gostosa? Mas saiba que eles são verdadeiros inimigos dos gatos. Além de colaborarem para um quadro de anemia, eles podem até irritar o estômago e causar gastrite.

Nada de enlatados

Mesmo se for uma sardinha ou um atum, nada de enlatados para o seu pet. O problema não é ser um pescado e sim a quantidade de sódio e conservantes que, normalmente, tem nesses produtos.

Carne crua

Muito cuidado com a carne crua! Mesmo os gatos amando uma carninha, o alimento cru tem mais probabilidade de causar intoxicação alimentar, dependendo da maneira que for armazenado e conservado. Por isso, é melhor evitar essa versão. Os pets agradecem.

E se, mesmo depois dessas dicas, você quiser variar a alimentação do seu gato, que tal trocar a ração seca pela úmida, vez ou outra, além de investir em petiscos? Hoje em dia, não faltam opções nutritivas e saborosas. Consulte o médico-veterinário e escolha o alimento ideal.  

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário