Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Golden Retriever e Labrador: diferenças e semelhanças

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Golden Retriever e labrador

As raças Golden Retriever e Labrador Retriever, embora tenha o mesmo segundo nome, têm as suas peculiaridades. Quer saber quais são? Continue a leitura!

O que significa Retriever?

A palavra “retriever” vem da palavra em inglês retrieve, traduzindo: significa recuperar.

E recuperar era o papel principal desses cachorros de caça que traziam as presas abatidas para os tutores.

Semelhanças entre Golden Retriever e o Labrador

Conheça as características comuns entre essas duas raças.

Porte

Ambos os cachorros são considerados de grande porte. Os dois chegam até os 60 cm. O peso também é similar – um Golden saudável pesa até 34 kg, e o labrador, 36 kg.

Energia

Como são animais de caça, ambas as raças têm energia para dar e vender. Por isso, os tutores dos Goldens Retriever e Labradore, precisam de bastante disposição para passear e brincar.

Inteligência

Tanto o Golden Retriever quanto o Labrador estão no top 10 dos cachorros mais inteligentes, segundo o livro A inteligência dos cães, de Stanley Coren (1995). Apenas com uma diferença: o Golden está em quarto lugar, e o Labrador em sétimo.

Este é o motivo de ambas as raças terem facilidade em aprender e respeitar comandos, tanto que são cães de resgate e cães-guias para deficientes visuais.

Carinho e companheirismo

Apesar de serem grandes, ambas as raças são ótimos cães de família. São amáveis, dóceis e se relacionam bem com os demais cachorros, humanos no geral e animais de outras espécies.

Também são leais e protetores com os tutores e pouco agressivos, o que é um ponto positivo para casas com crianças pequenas.

Diferenças entre Golden Retriever e Labrador

Golden Retriever e labrador

Veja as particularidades das raças Golden Retriever e Labrador.

Origem

A história dos Goldens começa na Escócia, durante o século XIX.  Naquela época, a caça de aves estava na moda, então os cruzamentos para criar cachorros com habilidades para a prática era algo comum.

Acredita-se que a raça Golden Retriever tenha surgido da junção entre os Tweed Water Spaniel, raça já extinta que lhe rendeu a pelagem dourada, e raças como Flat-coated Retriever e Setters.

Já os Labradores Retriever têm suas origens no Canadá, em uma região chamada Nova Terra. Eles também auxiliavam na caça, mas de peixes, recuperando os que escapavam das redes.

Por volta de 1880 os turistas se encantaram com a raça e levaram alguns para a Inglaterra, onde eles ganharam fama.

Pelagem

Essa é a diferença mais visível entre um Golden Retriever e um Labrador. Enquanto o Golden tem pelos longos e finos em vários tons de dourado, os pelos do Labrador são curtos e nas cores amarelo, preto e marrom.

Por conta disso cada raça tem cuidados específicos de higiene. Embora ambos tenham uma pelagem dupla, como os Labradores têm pelos curtos não precisam de tanta manutenção, diferentemente dos Goldens, que necessitam de escovação pelo menos dia sim, dia não.

Estrutura corporal

Mesmo que o porte seja similar, há uma diferença na estrutura do corpo. Enquanto o Labrador tem a estrutura corporal mais robusta, o Golden é esguio e fino.

Além disso, os focinhos do Golden Retriever e do Labrador são diferentes; o do primeiro é largo e longo, o do segundo é médio.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário