Filhote de Labrador: personalidade da raça e cuidados

10 de fevereiro de 2021

Cachorros, Comportamento Animal
um filhote de labrador sentado no chão olhando para a frente

O filhote de Labrador é energia pura! A raça, que é conhecida por seu companheirismo e hiperatividade, adora uma boa brincadeira e está sempre em busca de aventuras. 

Para cuidar do pet em casa, é importante entender as características e temperamento de um Labrador, assim ele crescerá saudável e com muita qualidade de vida. Conhecer o comportamento do animal antes de levá-lo para casa, também evita surpresas!

O que você precisa saber antes de ter um filhote de Labrador

Se você assistiu o filme “Marley e Eu” com certeza vai entender que o Labrador é uma raça agitada, que pode roer móveis e itens da casa. O filhote de Labrador precisa fazer exercícios diariamente para gastar energia. No entanto, antes de tomar todas as vacinas, ele não pode sair na rua, então o recomendado é fazer em casa. Se prepare para jogar muita bolinha e brincar bastante durante meses!

O nome da raça significa trabalhador em espanhol e parte do significado vem da função destes cães no passado. Os animais eram responsáveis por ajudar pescadores a recolher as redes de pesca.

Porém, não é só sua disposição que se destaca, os Labradores são cachorros carinhosos que adoram ficar ao lado do dono. Latem muito pouco e a raça se dá bem com crianças

Ao contrário do que muitos pensam, não existe só filhote de Labrador branco, o marrom também é bem comum.

Alimentação de um filhote de Labrador

A fase de crescimento desses cães é longa e vai até os 2 anos. Por isso, é indispensável dar ração para cachorro de qualidade indicada para filhotes de raças grandes. Uma alimentação pobre em nutrientes pode levar a má formação dos ossos, doenças musculares e envelhecimento precoce.

Antes de escolher a ração, consulte seu médico veterinário de confiança.

Qual é o tamanho do Labrador?

filhote de labrador brincando no chão com um ossinho colorido

A raça é de porte grande e a altura média é superior aos 60 cm. Ele está propenso a ter displasia coxofemoral e, por isso, consultas frequentes com um veterinário são importantes.

Acompanhar sua saúde da raça é fundamental para tratar previamente doenças e evitar cirurgias e sofrimento para o animal.

Como treinar um filhote de Labrador?

Uma curiosidade interessante sobre o Labrador é que esta raça possui uma infância estendida que vai até seus 2 anos de vida. Isso significa que eles são ainda mais agitados que o normal!

O Labrador está na lista de cães mais inteligentes. Por isso, com dedicação diária, não será complicado adestrá-lo. O principal cuidado que os donos precisam ter é no gasto de energia do cão, pois um animal fechado em casa pode destruir tudo o que vê pela frente por causa da ansiedade e estresse.

É possível ter um exemplar da raça em apartamento, mas 3 ou 4 passeios longos ao dia são importantes para ele gastar energia. Além disso, aposte no enriquecimento ambiental para os momentos indoor.

Como saber se o filhote de Labrador é puro?

A melhor forma de saber ter a pedigree do cachorro, que nada mais é que o “RG do pet”. Um registro oficial que mostra seus pais, avós e bisavós. 

Uma outra maneira é observar o comportamento do animal e os traços físicos. Um Labrador é obediente, e por mais travesso que possa ser na infância, aos poucos vai respeitando as regras quando adestrado. Esta raça também tem características marcantes, como o peso, que nunca passa de 60 kg, 60 cm de tamanho e orelhas caídas para a frente.

Vacinas que um filhote de Labrador precisa

A carteirinha de vacinação é um dos primeiros cuidados que você terá com o pet. A V8/V10 é a principal vacina para filhotes que costuma ser administrada em 3 doses com frequência mensal, sendo a primeira com 60 dias.

Na última administração da V8/V10 será inclusa a vacina antirrábica e vale considerar a prevenção contra a tosse dos canis e giárdia. 

O veterinário é o melhor profissional para todas as orientações, lembrando que um reforço das vacinas deve ser tomado após um ano.

“Acabei de pegar um filhote”, o que comprar?

Esta dúvida tem resposta! Abaixo você encontra os principais produtos para um filhote de Labrador, incluindo a sua alimentação, lazer e bem-estar:

A caminha para cachorro é essencial para o conforto do pet. No caso do Labrador, existem tutores que preferem a casinha, já que ele fica mais protegido na área externa da casa. Como já mencionamos, os brinquedos são fundamentais para o cachorro Labrador. Muito agitado, ele precisa de ossinhos e bolinhas para se divertir. Não esqueça também dos petiscos para filhote, um agrado merecido para quando ele se comportar.

Por falar em alimentação, a ração de qualidade é importante para ele crescer forte e saudável. Invista em uma ração para cachorro com nutrientes para não ter problemas no futuro. Adquira também comedouro e bebedouro, essenciais para a hidratação e alimentação do pet.

O tapete higiênico é outro item importante para um filhote. Principalmente se você não tem uma área ampla como um quintal. É possível optar por este produto para marcar o local das necessidades. Porém, isso não reduz a necessidade dos passeios, que devem ser entre 3 e 4 por dia! Vai sair na rua? Não se esqueça da coleira com placa de identificação. Todo animal precisa desses itens por normas de segurança.

Tudo anotado? Então divirta-se! Por mais que um filhote de Labrador necessite de paciência, comprometimento e atenção, ter um amigo tão fiel quanto um cachorrinho é felicidade garantida.

Descubra mais sobre cuidados com o seu cachorro e tire suas dúvidas com os nossos conteúdos no blog Cobasi: