Golden Retriever filhote: dicas de cuidados e saúde da raça

21 de fevereiro de 2021

Cachorros
um golden retriever filhote sentado no chão com a boca aberta

Haja fôlego para cuidar de um Golden Retriever filhote! A raça caiu no gosto dos apaixonados por cães devido ao seu temperamento brincalhão, inteligência e parceria. Por mais que tenha energia de sobra, o Golden é um cachorro tranquilo de lidar, gosta da companhia de outros animais e costuma ser dócil com crianças.

Saiba tudo sobre o filhote dessa raça e como cuidar do pet em casa:

Características, temperamento e saúde

A chegada de um animalzinho em casa é bem parecida para todos, no começo, o cachorro tende a estranhar este universo novo, mas aos poucos entende que esta é sua casa e família! No caso do Golden Retriever filhote, disposição para brincar e interagir com os seus donos é o que não faltará.

A raça, que é de porte grande e costuma ter cerca de 60 cm, adora se movimentar, caçar bolinhas e carregar objetos com a boca. Então, antes de ter um Golden, leve em conta o tempo de dedicação diário para garantir qualidade de vida para o bichinho. 

Um Golden bem cuidado e com a saúde em dia pode viver até 13 anos.

Como identificar um filhote de Golden Retriever?

Você terá certeza que tem um Golden Retriever puro apenas com o pedigree do animal, isso porque sem esta documentação, não há como comprovar a linhagem do filhote. Mas fisicamente, é fácil identificar um Golden, seus olhos expressivos estão sempre atentos no meio da pelagem densa e das orelhas caídas.

Aliás, o Golden Retriever filhote dourado é o mais comum, porém também existe o creme e o dourado claro.

Vacinas que um Golden Retriever filhote precisa

As primeiras vacinas do Golden Retriever acontecem após os 60 primeiros dias de vida do pet. A múltipla, ou V8/V10, é a principal e é administrada em 3 doses com frequência mensal. 

Na última aplicação, a vacina antirrábica deve ser empregada, e se possível, considere outras vacinas que não são obrigatórias, mas importantes, como a contra a tosse dos canis e giárdia.

Depois de um ano, lembre-se de marcar o reforço de todas elas.

Além da vacinação, tutores dessa raça, precisam ter atenção especial com as doenças mais comuns em Golden. As principais são displasia coxofemoral e outras que englobam as articulações. Por isso, o acompanhamento veterinário semestral é muito importante.

Ração para Golden Retriever filhote

golden retriever filhote comendo ração

Uma boa alimentação para um Golden Retriever é fundamental, já que a raça tem propensão a obesidade. Sendo assim, escolha uma ração para filhote de qualidade, desta forma seu cachorro crescerá saudável e não corre o risco de ter má formação dos ossos.

Até os 3 meses, a recomendação é seguir com a ração úmida ou “papa”, e gradualmente, trocar pela ração seca.

O que você precisa para cuidar de um filhote de cachorro

Esta é uma das partes mais divertidas antes do filhote chegar, até porque o mercado pet é imenso e produtos é o que não faltam. Entretanto, é sempre bom ter um guia do que você precisa comprar para um cão filhote:

A caminha para cachorro é essencial, no caso do Golden, lembre-se que por menor que ele seja nos primeiros meses, vai crescer bem rápido e por isso precisa de uma cama com espaço suficiente. 

O comedouro e bebedouro são acessórios do cotidiano, e para um cachorro de porte grande, o certo é comprar ambos maiores.

O Golden é um cachorro peludo desde pequeno, então considere comprar uma rasqueadeira para se acostumar a penteá-lo com frequência. Iniciar a escovação quando o pet ainda é filhote, é importante para acostumá-lo e facilitar o procedimento por toda a vida.

A coleira e a placa de identificação são indispensáveis para não ter preocupações com a segurança do seu amigo. Mas lembre-se: seu Golden Retriever filhote só poderá sair na rua após terminar o protocolo vacinal!

A raça é muito obediente, mas para aprender onde fazer xixi e cocô no lugar certo, você tem que sinalizar com um tapete higiênico, por exemplo.

Os cachorros adoram snacks! Na hora de recompensar seu Golden por fazer algo certo, considere um petisco para filhotes.

Cada pet é único e eles não chegam com um manual de instruções, contudo você vai conhecer e entender seu amigo com o passar do tempo! E não se esqueça das duas regrinhas básicas: aproveite a infância dele e escolha um veterinário de confiança para acompanhar a saúde do bichinho.

Quer saber mais sobre como cuidar do seu Golden Retriever? Veja nossas dicas de saúde no blog Cobasi: