Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Guirlanda de natal: aprenda a fazer

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
guirlanda de natal

Quando as nossas casas, shoppings e parques são decorados com as tradicionais luzes, papai noel, árvore de natal, estrelas, é sinal que o espírito natalino chegou. A época mais mágica do ano é recheada de simbologias e entre elas está a guirlanda de natal, um enfeite de porta muito comum nesse período. 

Para dar início a celebração, muitas famílias e amigos, se reúnem para uma parte importante da tradição natalina, decorar a casa. Nesse post, além de contar a história, vamos ensinar um passo a passo de como fazer a sua própria guirlanda. Confira!

Conheça a história das guirlandas de Natal

Natal é sinônimo de esperança e tempo de renovação. Para muitos traz um desejo de fechamento e início de ciclos. Assim, como para muitas famílias, é a época de rechear a casa com luzes e enfeites. Entre uma das decorações com plantas mais tradicionais, está a guirlanda na porta. Mas, você sabe quando e como isso começou? 

Não há relatos precisos referentes à criação, mas, acredita-se que a tradição das guirlandas surgiu em Roma. Ao presentear alguém com o ramo, o povo romano estava desejando saúde para aquela pessoa. Inclusive, eles começaram a enrolar as plantas em formato de coroa para desejar que todas as pessoas da família recebessem o desejo de pleno bem-estar. 

Assim, também deu-se a origem a um dos nomes como as guirlandas são conhecidas, coroas de advento. A celebração acontece no período dos quatro domingos anteriores ao da chegada de Cristo, como se fosse uma preparação para essa época do ano.

A guirlanda é uma das decorações mais comuns e tradicionais do Natal.

Os católicos romanos também acreditavam que o laço vermelho é o amor de Deus e o círculo simboliza a eternidade, pois não tem começo nem fim. Ainda na tradição católica, também acredita-se que colocar guirlandas em casa representa proteção, saúde e sorte.

Para outros, a guirlanda tem um papel mais ligado à superstição. Isso porque as plantas usadas para fazer o ramo, como heras, pinheiro, azevinho, seriam capazes de afugentar a má sorte.

Também há quem diga que a sua cor verde promove felicidade e o seu formato representa esperança. 

Agora que sabemos um pouco mais sobre a origem, significados e elementos da guirlanda natalina, que tal aprender como fazê-la? 

Como fazer uma guirlanda de natal?

Independentemente de crença, a guirlanda de natal para porta é uma decoração que dá as boas-vindas para o período natalino. São círculos, geralmente, entrelaçados com galhos secos, folhas, flores e pedrarias que simbolizam sorte e convidam o espírito natalino a entrar nas casas.

Aqui na Cobasi, quando o assunto são plantas, a pessoa certa para conversar é o Jailson Pereira, líder do setor de jardinagem da Cobasi Villa Lobos. Ele vai compartilhar informações importantes sobre como fazer guirlanda de natal. Confira! 

Guirlanda de natal com suculentas

guirlanda de natal na porta
As plantas suculentas e calandiva são ótimas opções para fazer guirlanda de natal.

Segundo o especialista Jaílson, existem várias opções para fazer guirlanda de natal, mas ele separou duas dicas especiais: “as suculentas (no geral) e as echeverias são ótimas opções, por dois motivos, por serem bastante coloridas e resistentes. Então, você pode usar durante o período natalino sem grandes desafios.”

Muitas pessoas ficam em dúvida se existem regras para cuidar da guirlanda, o Jaílson ressalta que: “ com as suculentas, na hora de formar a coroa, não existem regras de cuidados. Em alguns casos pode adicionar musgo, umedecer e colocar na planta para formar chumaço e segurar o enfeite.”

Guirlanda de natal com flores

Uma segurança alternativa sugerida pelo Jaílson, é com a Flor Mini Calandiva – PT 6 (Kalanchoe blossfeldiana). “Comparada às suculentas, a Calandiva também é uma planta resistente e com cores que chamam a atenção.”

Ele ainda ressalta que: “quem quer fazer uma guirlanda florida, a calandiva é uma ótima opção, tem tonalidade rosa e vermelho. Então, dá para brincar com as cores e montar um guirlanda rica e chamativa.” 

Continue cultivando as plantas usadas na guirlanda de natal

Como estamos falando de guirlanda com plantas, assim que passar o período natalino, você pode continuar cultivando, como reforça nosso especialista: “sim, é possível cultivar as plantas usadas na guirlanda. Basta desmontar a decoração e replantar tudo. Inclusive, se quiser deixar vasinhos e substratos separados, quando passar o natal é só plantar.”

Vale tudo para deixar a sua guirlanda mais bonita, então fique a vontade para brincar e adicionar elementos, como bolinhas, enfeites, estrelas, laços, entre outros. Esses adornos não prejudicam a saúde das plantas. Então, personalize cada detalhe para combinar melhor com o seu estilo. 

guirlanda de natal decoração

Aqui na Cobasi tem um setor exclusivo de jardinagem, então se estiver precisando de ajuda para montar a sua guirlanda, faça uma visita nas unidades da rede e encontre suculentas, calandiva, arames, musgo e tudo o que você precisa para fazer a sua decoração, você encontra aqui. 

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário