Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Hamster fede? Saiba tudo sobre o assunto

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
hamster fede

Será que um hamster fede? Na realidade, o roedor é um animal muito higiênico e adora a limpeza. Porém, ele não está imune de transmitir odores desagradáveis.

Venha entender mais sobre o assunto, o que fazer ao vê-lo fedido e descubra como ajudar o pet. Continue a leitura! 

Hamster fede: isso é verdade?

O hamster costuma ser bastante exigente quando o assunto é higiene. O roedor busca frequentemente arrumar os pelos, estar se lambendo, sempre mantendo bons hábitos de limpeza para afastar os germes, como se fosse possível compará-lo a um gato neste quesito.

Além disso, existe outro motivo para o hamster priorizar tanto a própria limpeza: evitar a aproximação de predadores. Como há hamsters vivendo na natureza, o mau odor atrai naturalmente outros animais que procuram caçar uma presa para o seu sustento. Com isso, o cheiro do hamster deve ser agradável e imperceptível aos demais.

Afinal de contas, o hamster fede? Na verdade, o cheiro ruim não costuma ser originado do animal, mas sim dos seus arredores, como a gaiola suja que ele habita. 

A seguir, vamos explicar por que a gaiola suja seria uma das razões para o hamster estar com mau odor. 

Hamster fede: quais são os motivos?

Para conseguir afirmar que o hamster fede, uma das principais causas seria a falta de limpeza da gaiola do roedor. Como estamos falando de seu habitat, o lugar onde ele dorme, come, brinca e, principalmente, realiza as suas necessidades, o mau cheiro pode facilmente ser impregnado ao animal, se não houver uma higienização no local.

Então, qual seria o problema? A urina do hamster. Ainda que as fezes do pet não tenham odor, o mesmo não acontece com a urina.

O xixi de hamster fede e pode contaminar o ambiente, a serragem, o brinquedo, os lugares que ele transita. Assim, a urina pode ficar no pelo do animal e exalar um cheiro nada agradável. 

Vale esclarecer que o próprio roedor não quer sentir o odor da urina quando for descansar ou dormir. Neste caso, ele fará as suas necessidades longe do seu dormitório, embora não mude o fato de ele acabar adquirindo o cheiro ruim. 

Caso perceba algum odor diferente no animal, há a possibilidade de serem outros motivos, tais como:

  • Restos de comida na gaiola, como verduras estragadas; 
  • Indicativo de que uma hamster fêmea esteja no cio. O cheiro seria um sinal direto ao macho; 
  • Doenças, como diarreia. 
hamster fede

O que fazer quando o hamster está fedido?

Se perceber o animal com urina, o tutor pode fazer a limpeza do seu hamster. Para isso, use um algodão umedecido com água e passe nos pelos do roedor. Quando terminar, faça a secagem do animal com um pano ou toalha, evitando que ele pegue um resfriado em virtude de os pelos estarem úmidos. 

Como alternativa, os lenços umedecidos podem ser boas opções para a limpeza dos pelos do pet. Ademais, não aplique nenhum produto direto nele, como algum perfume, ok? Isso seria contraindicado ao hamster por conta de seu olfato apurado. 

Fora isso, não deixe de fazer a limpeza da gaiola o quanto antes. Retire o animal do lugar, lave cada produto pertencente à gaiola com sabão, troque a forragem e, ao secar tudo, volte a colocar o roedor em seu habitat. 

Como evitar que um hamster fique com mau cheiro? 

Como impedir que o hamster fique fedendo? Listamos algumas dicas fáceis para o tutor adotar e espantar o mau cheiro. Confira: 

  • Limpe a gaiola uma vez por semana; 
  • Troque a serragem da gaiola com frequência; 
  • Coloque uma caixa de areia na gaiola para o hamster usar como banheiro;
  • Adicione uma camada de bicarbonato de sódio no fundo da gaiola antes de fazer a troca do forro; 
  • Retire aqueles alimentos que estragaram e permanecem na gaiola. 

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário