Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

04 de abril: Dia Mundial dos Animais de Rua

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
dia mundial dos animais de rua

A convivência entre tutores e animais de estimação está cada vez mais afetiva. Uma prova disso é que muitos acabam sendo incluídos como membros na rotina da família. Contudo, a pauta relacionada aos animais abandonados é uma preocupação e é por isso que o Dia Mundial dos Animais de Rua é tão importante. 

Em abril, também tem data especial direcionada aos animais com o objetivo de conscientização. Saiba mais sobre o Dia do Animal de Rua e como as práticas de guarda responsável são fundamentais para minimizar o número de bichinhos abandonados.  

Qual a importância do Dia Mundial dos Animais de Rua?

No dia 4 de abril é celebrado o Dia Mundial dos Animais de Rua, uma data extremamente importante no calendário, pois tem o objetivo de conscientizar a população sobre a situação de milhões de cães e gatos que não possuem um lar.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) – seja porque foram abandonados pelos seus tutores, se perderam ou já nasceram nas ruas – estima-se que existam cerca de 600 milhões de animais que vivem nas ruas. No Brasil, são cerca de 30 milhões, sendo 10 milhões de gatos e 20 milhões de cachorros que vivem em situação de vulnerabilidade.

Esses dados alarmantes reforçam e evidenciam grandes dores na sociedade: o abandono e o maus-tratos de animais. Vale ressaltar, que cães e gatos que moram na rua, não escolheram esse cenário, essa é uma situação que foi imposta a eles.

Geralmente, os animais que vivem na rua sofrem com o ambiente, clima, má alimentação e estão mais suscetíveis a sofrer abusos com pessoas hostis, que podem lhes fazer mal. 

adote um pet
O Dia do Animal de Rua está conectado as práticas de guarda responsável, fundamentais para minimizar o número de bichinhos abandonados.

Inclusive, cães e gatos abandonados podem causar desequilíbrio no ecossistema, isso porque não são vacinados e correm mais risco de ser portadores e transmissores de doenças, inclusive zoonoses, que são aquelas transmissíveis para os humanos. São situações desagradáveis e que muitas vezes podem comprometer a saúde pública.

Por essas e outras questões que o dia 4 de abril é tão importante e necessário. A data busca, justamente, não deixar que esse tema seja abstrato, e que as pessoas estejam cientes sobre os perigos e como ajudar. Afinal, seja cães, gatos e outros animais só querem e precisam de amor e respeito.

Dia Mundial dos Animais de Rua: saiba como ajudar

A data não está pautada apenas em mencionar as dores, mas também na conscientização sobre cuidado, adoção, guarda responsável e qualquer tipo de ação positiva para o acolhimento desses animais. 

Com o objetivo de chamar a atenção e propor melhorias para a vida dos animais em situação de rua, selecionamos algumas informações essenciais para minimizar o índice de animais abandonados e maus-tratos, além das diversas consequências que essas questões causam.

Guarda responsável

Para minimizar as situações desagradáveis e o impacto que o abandono de animal pode causar, a guarda responsável é uma forma de acolhimento que respeita às características e necessidades de um pet.

Vale lembrar que as questões que englobam a guarda responsável de animais é lei regulamentada desde 2008, quando o Congresso Nacional decretou a lei da posse responsável de animais, substitutivo ao Projeto de Lei Nº 121, de 1999. 

Sendo assim, foram decretadas ações legais para combater qualquer tipo de maus-tratos ou abandono. Em outras palavras, os tutores precisam garantir recursos essenciais ao animal, como: saúde, alimentação, bem-estar, entre outros. Qualquer desrespeito a essa norma significa que a pessoa está cometendo um crime.

Dia do Animal de Rua
Dia Mundial dos Animais de Rua atua na conscientização sobre cuidado, adoção e ações positivas sobre o acolhimento de pets.

Nesse sentido, quando se adota um animal de estimação, o tutor assume uma série de responsabilidades e deveres objetivados a atender às necessidades físicas, psicológicas e ambientais do pet. Portanto, jamais assuma a guarda de uma vida se você não tem certeza se pode prover tudo o que é essencial às condições de vida daquele animal. Motivação errada e falta de planejamento na adoção de animais podem levar ao abandono.

Quando o tema é a adoção e posse responsável, são muitos fatores de ordem prática envolvidos, então converse com a sua família antes de incluir o animalzinho na sua família, vida e na rotina da sua casa. Para te ajudar, confira algumas obrigações com os animais que traduzem uma guarda responsável:

  • alimentação adequada para as características do animal. 
  • ambiente limpo, com água limpa e fresca à vontade;
  • deixar a vacinação para gatos e cachorros em dia;
  • visitar frequentemente um médico-veterinário de confiança;
  • proteção contra pulgas, carrapatos e outros parasitas;
  • promover momentos de lazer com brincadeiras, passeios e exercícios regulares;
  • banhos e tosas;
  • entre outras. 

Essas são apenas algumas das tarefas que os tutores precisam se mobilizar para promover e tratar os animais da maneira que merecem, com muito amor, dedicação e respeito. Se vai adotar, seja responsável! Essa é uma etapa fundamental sobre conscientização e como vamos conseguir ajudar a diminuir o número de abandonos de pets.

Cobasi Cuida: reescrevendo histórias de animais e tutores

Aqui na Cobasi, nós incentivamos a adoção responsável. Como um dos pilares estratégicos da companhia está o programa Cobasi Cuida, a nossa iniciativa social que cuida de todo o ciclo de proteção animal, conectando tutores e animais de forma segura e com responsabilidade.

Desde 1998, auxiliamos mais de 70 ONGs parceiras em diversos estados brasileiros, ajudando a reescrever a história de mais de 95 mil animais, que foram amparados e receberam famílias amorosas. 

Está querendo adotar um cachorro ou gato? Temos muitos animais à espera de um lar. Esperamos que você encontre o seu. Acesse o site da Cobasi Cuida e saiba tudo sobre o processo de adoção.

Aproveite e dê o play para conhecer mais sobre as campanhas de doação da Cobasi:

Se você já adotou algum animal ou tem dúvidas sobre o processo, deixe um comentário que vai ser um prazer ajudá-lo. Até a próxima!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário