Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Como calcular a idade do cachorro? Descubra!

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
idade de cachorros

Você sabe como calcular a idade do seu cachorro?  Fique com a gente e descubra a maneira correta para saber quantos anos tem o seu animal de estimação. Confira!

Idade do cachorro: como calcular

Em um passado recente, acreditava-se que, para calcular a idade de um cachorro em relação aos humanos,  era preciso multiplicar a idade do pet por 7. Entretanto, não é bem assim.

Esse método levava em conta a expectativa de vida dos humanos, por volta dos 70 anos e a dos cães, que em média, chegava a 10 anos.

Porém, com o aumento da expectativa de vida de humanos e dos cachorros, essa proporção para calcular a idade de um cão hoje não é mais aceita.

Como saber a idade do cachorro do jeito certo

Para calcular a idade de um cachorro em relação à idade humana, é preciso levar em conta o porte do animal. É isso mesmo! Uma vez que pets de porte médio e pequeno vivem mais que os animais de porte maior.

Por exemplo, para animais de pequeno porte (até 10kg), a conta deve ser multiplicar a idade do pet por 12,5. Isso claro, nos primeiros anos de vida.

Agora, se o seu cão for de porte médio (10 a 23kg), cada ano humano corresponde a 10,5 anos do pet.

Por fim, temos os pets de grande porte (acima de 23kg). Nesses casos, a multiplicação de anos deve ser feita por 9.

É importante lembrar que essa é apenas uma estimativa da idade do cão, de acordo com o estudo publicado na Cell Systems. Uma vez que há raças de cães que têm uma expectativa de vida maior. Confira a tabela referência

como calcular a idade de cachorro

É possível calcular a idade do cão pelo dente?

Outra maneira possível de calcular a idade de um cachorro é analisando a dentição do animal de estimação. Por exemplo, filhotes de cachorro costumam trocar a dentição de leite pela permanente por volta de 4 ou 5 meses.

A partir do momento em que assumem a dentição definitiva, é possível determinar a idade aproximada do pet. Para isso, os veterinários analisam o nível de deterioração dos dentes do animal.

Cães com idades entre 1 e 2 anos costumam ter os dentes muito brancos e sem sinais de tártaro. A partir dessa idade, surgem os primeiros sinais de amarelamento do dente, inclusive com o aparecimento da placa bacteriana.

Além das manchas e deterioração, a ausência de dentes também ajuda a ter uma referência sobre a idade do cachorro. Esse tipo de sinal aparece, normalmente, em cães idosos.

Quantos anos vive um cachorro?

O tempo de vida de um cão pode variar de acordo com a raça, porte e cuidados com a saúde por parte do tutor. Entretanto, podemos ter uma referência de acordo com o porte do pet.

Um bom exemplo, são os cães de pequeno porte, que costumam viver por volta dos 18 anos, às vezes até mais. Por sua vez, a estimativa de vida de animais de grande porte entre 7 e 10 anos.

Como aumentar o tempo de vida do animal?

Um dos fatores que afeta a expectativa e a qualidade de um cachorro de qualquer idade, é os cuidados com a saúde. Para aumentar o tempo e o bem-estar do pet em qualquer fase da vida, siga algumas recomendações.

Ofereça ração de qualidade

Garantir uma alimentação rica e balanceada com ração de qualidade é essencial para o pleno desenvolvimento do pet.

Por isso, o indicado é oferecer sempre ração de acordo com a faixa etária do pet, respeitando suas condições de saúde. Combinar rações secas e úmidas é uma boa maneira de oferecer a melhor refeição para o animal.

Cuidados com higiene do cão

Cuidados com higiene do cão contribui para aumentar a expectativa do pet. Banhos regulares, escovação e tosa são ideais para manter o seu animal de estimação protegido contra pulgas, carrapatos e doenças de pele.

É claro que não pode faltar a manutenção das unhas e dentes do cachorro. Assim, você evita machucados, queda de dentes e doenças bucais.

Passeios e atividades físicas

Além de oferecer uma alimentação balanceada, é preciso reservar um horário para a prática de atividades físicas, brincadeiras e passeios.

Essa combinação é perfeita para a manutenção do peso do animal e fortalecer a musculatura do animal. Além, é claro, contribuir para o bem-estar mental do pet.

Por falar em saúde mental, não se esqueça de investir em brinquedos. Principalmente aqueles interativos. Eles são uma boa opção para estimular a cognição do cão e mantê-lo entretido durante os períodos de ausência do tutor.

Consultas periódicas ao veterinário

idade dos cachorros

Outro cuidado que ajuda a prolongar o ciclo de vida do animal é a visita regular ao médico-veterinário. Com isso, é possível monitorar a saúde do cãozinho e identificar problemas de saúde com maior precocidade.

Agora que você já sabe como calcular a idade do seu cachorro e como cuidar da saúde e bem-estar dele, conte para gente: quantos anos tem o seu cãozinho?

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

9 Comentários

  1. Silvia disse:

    Adorei essas explicações. Percebi q preciso comprar ração de idoso para meu Rott de 9 anos. Muito bom. Façam mais textos como esse. Gratidão!!!

  2. SIDNEI disse:

    AMEI OS COMENTARIOS SOBRE OS PETS EU TENHO DUAS,UMA FILHOTE DE HOTWAILLER COM PIT BUL,ELA CRUZOU COM UM LABRADOR E EU FIQUEI COM UMA FEMEA DESSES DOIS.

  3. SIDNEI disse:

    E ADORARIA TER LIVROS SOBRE OS PETS

  4. Jaime da Escossia disse:

    Gostei muito do ensinamento. Tenho um casal de Pinscher 0 com apenes 76 dias mas comem razão, tomam aguas. São muito danados. Se não estão dormindo, estão fazendo bagunça. Quando vou brincar com eles me mordem muito, sem dor. Pergunto: isso é porque a dentição deles ainda é a de leite e estão em formação.

  5. Antonia disse:

    Amei essas explicações, parabéns,,sobre pets,e gatos obg

  6. Meu gato está com um resfriado muito forte, nariz congestionado, dificuldade para respirar, ele pesa mais ou menos 6/5kg quantos ml devo administrar nele? disse:

    Estou dando 1ml a cada 12hs por conta do resfriado estar muito forte, ele tem febre, o nariz congestionado, secreção nos olhos, e parece que não melhora, já fazem 3 dias…

  7. Adna Dias disse:

    Meu gato está com um resfriado muito forte, nariz congestionado, dificuldade para respirar, ele pesa mais ou menos 6/5kg quantos ml devo administrar
    Estou dando 1ml a cada 12hs por conta do resfriado estar muito forte, ele tem febre, o nariz congestionado, secreção nos olhos, e parece que não melhora, já fazem 3 dias…

Deixe o seu comentário