Lapela noivo: saiba como usar flor de lapela

Por Rodrigo Svrcek   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
mulher colorando lapela floral em seu noivo
Lapela floral é um toque delicado ao visual de noivos e padrinhos

A lapela noivo é um acessório versátil que vem ganhando cada vez mais espaço nas cerimônias de casamento. Usado do lado esquerdo do paletó de noivos e padrinhos, elas geralmente são feitas com pequenos ramalhetes de flores e dão um toque diferente e delicado ao momento. Aprenda como fazer uma linda lapela floral.

Flor de lapela de noivo: quando surgiu?

O uso da flor de lapela em noivo é uma prática antiga, com origem no século XIX. A primeira pessoa a aderir a essa prática foi o príncipe Albert que, na ocasião, ganhou um pequeno ramalhete de flores da Rainha Vitória, sua noiva na época.

Sem saber o que fazer com o presente que acabara de ganhar, ele decidiu então fixá-lo do lado esquerdo de seu paletó durante a cerimônia de casamento. A prática então virou uma tendência e símbolo de elegância e sofisticação usado até os dias de hoje!

É obrigatório o uso da lapela floral?

O uso da lapela é bastante comum, entretanto não é uma prática obrigatória para o noivo e nem para os padrinhos. Para Thaís Lourenço, design de flores da Cobasi: “não é uma prática obrigatória, o uso ou não depende muito da vontade do casal e se há alguma flor especial na história deles”, disse.

Qual flor escolher para lapela de noivo e padrinhos?

Não há uma flor específica para a lapela de noivo e padrinhos, pois depende muito do gosto do casal. Porém, Thaís dá uma dica importante: “O indicado é optar por flores pequenas e delicadas como trigo, alecrim e suculentas, pois elas são discretas e compõe bem com qualquer vestimenta”, contou. 

Sugestões de flor de lapela

Como dito por nossa designer de flores, o ideal é sempre optar por flores menores e delicadas. Por isso, separamos algumas sugestões para você escolher na hora de preparar a flor de lapela. Confira!

  • Alecrim;
  • Astromélia;
  • Camélia;
  • Cravo;
  • Flor Mosquitinho;
  • Jasmim;
  • Lavanda;
  • Margaridas;
  • Mini Rosa;
  • Orquídeas;
  • Suculentas;
  • Trigo;
  • Tulipa.

Sugestões incríveis de lapela floral

Para finalizar o nosso guia sobre lapela de noivo e padrinhos, nós preparamos uma galeria de sugestões de flores para usar. Inclusive, aproveite para conhecer o significado de cada flor usada na lapela do noivo e acerte em cheio na escolha.

lapela floral rosa
lapela mini rosa vermelha
lapela floral prateada
terno azul com lapela floral de mini rosas
mini lapela floral
lapela floral rosa
Combinação de pequenas flores dá uma toque harmônico ao terno.
mini rosa vermelha
É possível combinar mini flores e lenços no terno do noivo
floral prateada
Usar lapela floral em contraste com o terno é bem popular
terno azul com lapela floral de mini rosas
Mini rosa spray é uma ótima alternativa para a criação de lapela
mini lapela floral
O segredo de uma boa lapela floral é o tamanho .

Como usar uma flor de lapela corretamente?

Para escolher uma flor de lapela de noivo e usá-la corretamente, é preciso estar atento a alguns detalhes. Por exemplo, a cor da flor deve combinar com o traje do noivo e dos padrinhos. De maneira geral, apostar em um contraste claro/escuro funciona super bem em qualquer cerimônia.

Outra dica é: nunca usar lapela floral junto com lenços. Além de deixar o traje visual poluído, um item acaba roubado a atenção do outro. Por fim, a flor escolhida para a lapela do noivo deve ser diferente da usada pelos padrinhos. Isso ajuda a criar uma combinação incrível para as fotos.

Como prender a flor de lapela de noivo?

Há duas maneiras de se prender a lapela no smoking, fraque, meio fraque ou terno, como explica Thaís.” O noivo pode fazer a armação com arame em volta da base da flor ou, de uma maneira mais simples, prender a flor no lado esquerdo do traje com um alfinete simples”, afirmou.

Gostou de conhecer mais sobre as diversas opções de lapela noivo para casamento? Então, se você ficou com alguma dúvida a respeito desse assunto, deixe um comentário para que possamos ajudá-lo.  

Por Rodrigo Svrcek

Redator

Jornalista apaixonado por livros, filmes e literatura. Especialista de planta, sabe tudo sobre cultivo e cuidados. Atualmente não tem pets, mas até hoje não se esqueceu da Joana, gatinha para quem deu lar temporário solidário para ajudar uma ONG.

Ver publicações

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário