Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Pode dar leite para cachorro?

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
filhote tomando mamadeira
Filhote tomando leite

É comum as dúvidas na hora de alimentar um filhote de cachorro, e por serem mamíferos, muitos tutores acham que podem dar leite para cachorro. No entanto, esses animais só devem receber leite materno. 

Assim como os humanos, conforme vão crescendo, os cachorros também passam a produzir menos enzimas lactase, responsáveis pela quebra da lactose do leite.

Com isso, os pets começam se tornar “intolerantes à lactose”. Portanto, oferecer leite a eles pode causar diversos transtornos gastrointestinais. Continue lendo para entender mais sobre o tema.

Porque não pode dar leite para cachorro?

Os cachorros fazem parte do grupo de animais considerados mamíferos. Sendo assim, é comum que quando filhotes eles se alimentem do leite materno. 

A amamentação é muito importante para que os filhotes tenham um desenvolvimento saudável, garantindo-lhes bem-estar e um desenvolvimento sadio, especialmente no que diz respeito a seu sistema imunológico.

Com o crescimento e desenvolvimento dos cãezinhos, o leite vai perdendo suas funções. Além disso, os animais passam a produzir menos enzimas lactamases, ou seja, as responsáveis pela metabolização da lactose no organismo.  

Os animais começam a ter mais dificuldades de quebrar o açúcar do leite e se tornam intolerantes à lactose. O grande problema é que, quando os cães bebem leite, eles podem apresentar quadros de diarreia, vômitos ou gases. 

Vale ressaltar que nem todos os cachorros são intolerantes à lactose. De qualquer forma, não se recomenda esse alimento para esses bichinhos, visto que ele pode acrescentar gorduras extras à dieta do animal. 

Derivados de leite também fazem mal?

Mesmo sabendo que o leite não é um alimento indicado para os cães, alguns tutores insistem em oferecer para o animal seus derivados, como queijos ou iogurtes. 

No entanto, esses alimentos também não são indicados para os animais. Mesmo que o pet não tenha intolerância à lactose, os alimentos derivados de leite em excesso também podem fazer mal para os cães. 

Além disso, quando o cachorro experimenta um alimento humano, é comum que ele queira cada vez mais, colaborando para o mau comportamento, fazendo com que o cachorro se torne pidão. 

Sendo assim, mesmo em casos em que você tenta oferecer o alimento para camuflar um medicamento, é bom tomar cuidado. Ofereça os comprimidos com um patê próprio para cachorro ou petiscos

Se você deseja dar algum alimento à base de leite para seu pet, é importante consultar a opinião de um veterinário. Caso seja liberado, é importante tomar alguns cuidados na hora de escolher o alimento. 

Evite os queijos azuis e os muito salgados, como gorgonzola, roquefort, parmesão e provolone. Dê preferência para queijos menos gordurosos e mais suaves, como o cottage. 

Além disso, nunca ofereça o alimento em excesso. As rações e a dieta recomendada para o pet garantem a ele todas as suas necessidades nutricionais. Sendo assim, os alimentos que ficam de fora só agregam para o aumento de peso e o surgimento de doenças

Queijos
Queijos não são recomendados para cachorros

Como alimentar um filhote de cachorro?

Bem, se dar leite para um filhote de cachorro não é bom, como você pode alimentar este animalzinho? Tenho certeza de que ficou com essa “pulga atrás da orelha”. Mas vamos te explicar melhor!

Os cães jovens ou adultos não devem ter o leite inserido em sua dieta alimentar, no entanto, os filhotes podem tomar leite, até porque eles necessitam do aleitamento materno nos primeiros dias de vida. 

Sendo assim, é fundamental que os filhotes se alimentem do leite materno até o desmame, que pode ocorrer a partir do primeiro mês de vida do animal. 

Entretanto, quando a mãe não está próxima ou não pode amamentar o filhote, é necessário fazer a substituição por uma substância igualmente nutritiva. 

Para isso, é possível procurar a recomendação de um veterinário e solicitá-lo a indicação de alimentos específicos para esta fase de vida do animal, como leites próprios para cães filhotes

Vale lembrar de jamais oferecer o leite de vaca para estes pets, afinal, eles podem não fazer bem ao sistema digestivo do cachorrinho. 

Gostou desse conteúdo? Acesse nosso blog e leia mais dicas sobre cachorros:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário