Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Língua de gato: você já viu como é?

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Língua de gato: você já viu como é?

Você já viu como a língua de gato é diferente? Quem tem um bichano em casa, ou já teve contato mais próximo com um a ponto de receber uma lambidinha, percebeu como a língua de gato áspera.

Além de ser áspera, a língua do gato também é seca. Só por isso ela já se torna bem diferente da língua dos cachorros, que podem ser babões mesmo quando não tem bochechas grandes demais.

Nesse artigo vamos falar mais sobre as características da língua dos gatos e explicar que existem motivos muito importantes para que ela seja do jeitinho que é. Fique com a gente até o final da leitura para descobrir!

Características da língua de gato

Características da língua de gato

A língua de um gato é capaz de perceber e sentir o sabor, a textura e a temperatura dos alimentos e dos líquidos, assim como acontece com vários outros animais e até com os seres humanos mesmo.

Inclusive, no caso específico dos gatos, alguns especialistas informam que eles conseguem perceber completamente apenas alguns sabores.

Isso explica por que alguns desses peludinhos são tão exigentes com relação à comida: se eles não percebem o sabor, não há motivo para comer, certo?

Mas a língua de gato tem uma função muito importante, e que até justifica a sua textura semelhante à uma lixa. A língua dos gatos tem uma série de pequenos espinhos, chamados papillae, que ajudam a fazer a sua própria higiene.

Esses espinhos são feitos de queratina, a mesma substância das garras dos felinos. Os papillae têm uma capacidade incrível de remover pelos soltos, pele morta, sujeira e até parasitas escondidos na superfície do corpo.

Não é à toa que dizem que os gatos são muito higiênicos e “autolimpantes”. Com a língua de gato como é, não fica nenhuma sujeirinha para trás!

Contato direto com a língua de um gato

Contato direto com a língua de um gato

Os gatos são animais tão afetuosos quanto os cachorros, por exemplo, mas possuem maneiras diferentes de demonstrar esse carinho.

Um cão pode ficar muito tempo lambendo seu tutor, abanando o rabo para demonstrar alegria ao vê-lo ou virar com a barriga para cima para receber carinho.

Os gatinhos, por sua vez, tendem a preferir outras demonstrações de afeto, como se enroscar nas pernas e esfregar o focinho.

Na verdade, ao esfregar o focinho em alguém ou alguma coisa, pequenas glândulas localizadas no nariz do gatinho liberam uma substância imperceptível para nós, mas que dizem tudo para o pet.

Ele está, de uma certa forma, marcando você como parte do território dele. Uma maneira bem fofinha de dizer: esse humano é meu e ninguém tasca!

Ainda que as lambidas de um gato não sejam exatamente agradáveis para nós por conta da aspereza da língua, entenda esse gesto como uma demonstração ímpar de afeto do seu pet.

Os gatos lambem seus filhotinhos e outros membros da família como demonstração de amor e cuidado. 

Aproveite esse momento de conexão com o seu pet para devolver a gentileza de uma maneira agradável para ele.

Pode ser um carinho na parte de baixo da cabeça, do queixo ou das orelhas ou até mesmo o petisco favorito do seu bichano. Aproveite para conferir outras maneiras de como acalmar um gato.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário