Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Saiba como acalmar gata no cio

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
como acalmar gato no cio

Gata no cio ainda é um tema que gera muitas dúvidas em tutores. Principalmente sobre o comportamento felino nesse período. Entre as principais questões está: como acalmar gata no cio

Sua gata pode uivar, gemer ou miar mais que o normal enquanto está no cio — essas vocalizações também são conhecidas como “chamados”. Os sons podem parecer angustiados e até impedir que você durma à noite.

Tire suas principais dúvidas, conheça dicas para acalmar a sua gata no cio e fique mais tranquilo quanto a essa condição. Confira!

Gata no cio: saiba como identificar

Você sabe o que é cio? O termo, em alguns lugares, é mais conhecido quando se fala em cachorros. Porém, na verdade, refere-se à fase do ciclo estral do animal, o seu período fértil.

Os animais que passam por essa etapa, podem apresentar mudanças comportamentais e anatômicas.

Os gatos, por exemplo, podem uivar, gemer ou miar mais que o normal enquanto estão no cio. Nessa situação, alguns tutores podem até confundir a condição com algum tipo de mal-estar. Por isso, é essencial conhecer os sinais, para que você possa ajudar o pet. 

Qual é o comportamento de uma gata no cio?

Para saber se a gata está no cio, se atente aos seguintes sinais:

  • a gata fica mais manhosa e carinhosa;
  • mais vocalizações que o normal, também conhecidas como “chamados”;
  • pode ter uma secreção translúcida e bem discreta na vulva;
  • sua gata pode querer fugir para espalhar seu cheiro;
  • fazer a posição do acasalamento (levantar o bumbum e colocar o rabo de lado);
  • como a região genital pode ficar inchada e desconfortável, a gata pode ficar lambendo-se muito;
  • quando está com dor, ela pode rastejar, arquear as costas, alongar a lombar e gemer.

De modo geral, os sintomas de gato no cio são comportamentais. Mas, se caso houver sangramento, é necessário consultar um médico-veterinário com urgência. 

Quanto tempo a gata fica no cio?

A duração média é de 7 dias, mas pode durar de 5 a 20 dias. O ciclo das gatas é composto por fases, são elas: 

Fase 1 (proestro): dura 1 ou 2 dias. Nessa fase, a gata pode apresentar um comportamento mais carinhoso. 

Fase 2 (estro): a fêmea fica mais agitada e pode miar mais forte. Nessa etapa, a gata permite maior aproximação dos machos.

Fase 3 (interestro): a terceira etapa só acontece se não houver cópula. É um curto período de repouso sexual do animal e pode durar 7 dias.

Fase 4 (anestro): trata-se de um período com a ausência de manifestação periódica do cio.

Fase 5 (diestro): quando ocorre a ovulação, mas a gata não ficou grávida.

É fundamental conhecer essas etapas para acompanhar todas as mudanças de comportamento da felina. Principalmente, se você quer saber como acalmar a gata no cio

Quando acontece o primeiro cio da gata?

como aliviar cio de gato
O cio das gatas pode durar de 5 a 20 dias. Mas, a duração, em média, é de 7 dias

Essa é uma questão que varia entre uma raça e outra. Em média, o primeiro cio da gata acontece entre o 5° e 9° mês de vida.

Mas, é importante destacar que não é um padrão. Já que  fatores externos como o peso e tamanho do animal e até a estação do ano, podem interferir nesse processo.

Atenção: o ciclo de uma gata no cio pode acontecer dois meses após o primeiro cio. Fique de olho! É comum que nessa fase ela tente fugir de casa para copular.

Como acalmar uma gata no cio

Em uma reação hormonal, instintiva das gatas, elas podem apresentar um comportamento mais agitado. Para minimizar os sintomas da fase, tenha os seguintes cuidados: 

Crie um ambiente calmo e acolhedor

Procure tornar o ambiente o mais calmo possível. Como os gatos estão em alerta, qualquer tipo de movimento ou ruído pode significar ameaça para ele.

Diminua os sons e as luminosidades nos ambientes em que o seu gato fica. Esses detalhes deixam o seu animal de estimação mais calmo. 

Além disso, os gatos gostam muito de caminhas e tocas, ambiente onde eles se sentem mais seguros e confortáveis. Mantenha o comedouro e bebedouro sempre com ração e água fresca, essa combinação ajuda o pet a se sentir mais seguro.

Inclusive, mantenha todas as portas e janelas fechadas para evitar que o pet fuja.

Brincadeiras ajudam a distrair uma gata no cio

Uma das principais estratégias para aumentar o bem-estar da gata é criar uma rotina de brincadeiras. 

Essas atividades vão proporcionar maior gasto de energia e distração. Invista em brinquedos para gatos, que são ótimas soluções para acalmá-los.

Dedique bastante tempo para carinho e atenção. Nesses momentos, você pode aproveitar para escovar, por exemplo. 

Produtos naturais podem ajudar

Catnip e florais para gatos são soluções que estão ganhando destaque. Eles ajudam a minimizar comportamentos agitados e o estresse dos gatos.  

Nada deu certo, o que fazer?

Caso você tenha se informado sobre como acalmar uma gata no cio e, ainda assim, ela continue agitada, é hora de buscar ajuda profissional. 

A primeira coisa é: não acredite em soluções caseiras milagrosas, principalmente, envolvendo qualquer tipo de remédio. A automedicação pode ser extremamente nociva para o seu pet e causar sérios problemas de saúde. 

Consultar um médico-veterinário é a melhor saída, pois ele irá analisar uma série de detalhes como, por exemplo, o histórico de saúde e comportamento.

Gatinho relaxado dormindo no tapete
Mantenha um ambiente tranquilo e com poucos sons, para ajudar a acalma a gata.

Para aí sim, encontrar as melhores soluções. Em relação a isso, a castração é a forma mais indicada de evitar o cio. Além disso, a castração previne câncer de mama e ninhadas indesejadas. Converse com um veterinário. Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário