Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Lírio Asiático: origem, características e como cuidar

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
lírio asiático

O lírio é uma das flores mais populares, aqui, no Brasil. Sua variedade de cores vibrantes, sua elegância e beleza chamam atenção. No mundo existem dezenas de espécies da planta e vamos falar uma que merece destaque: o lírio asiático.

Bastante usada como flor de decoração, para criar belos arranjos e buquês, o lírio asiático pode ser cultivado em jardins e vasos, dando um toque especial para o ambiente.  Além de conhecer um pouco mais sobre esse tipo de lírio, saiba também como cuidar. 

Lírio asiático: origem e características

Originário da China, o lírio asiático é resultado de diversas variedades híbridas, ou seja, cruzamentos genéticos de espécies originárias do leste asiático. Comparando a outras espécies da mesma família, a versão asiática apresenta algumas diferenças. Por exemplo, ao contrário dos lírios longiflorum, a planta não exala muito perfume e possui flores menores.

Podendo alcançar até 50 centímetros de altura, possui flores em uma ampla paleta de cores. Apesar de caracterizada por seu tom alaranjado, também tem o lírio asiático rosa, branco, roxo e creme.

Então, se você estiver pensando em ter uma dessas, saiba que estamos falando de uma das plantas mais usadas em canteiros, arranjos florais, jardins e vasos. Suas cores intensas e boa durabilidade garantem uma beleza singular para decoração de diferentes ambientes.

Bulbo de lírio asiático

A propagação do lírio asiático é feita por bulbos. Porém, diferentemente das outras espécies do gênero, eles não possuem uma camada externa de proteção. 

Os lírios asiáticos se desenvolvem a partir de um bulbo da espécie.

Para incrementar o seu jardim ou os vasos da casa, a planta é ideal para bordaduras e pode ser plantada em qualquer época do ano. Porém, é indicado que já esteja no solo antes do auge do verão. Se plantá-las no outono ou inverno, é possível que comece a florescer na primavera. 

Para o seu crescimento, é importante mantê-la na claridade, mas sem sol direto e também ter um cronograma de regas durante a floração. Nos primeiros três meses, faça a irrigação 2 a 3 vezes por semana. Depois desse período, dê uma pausa, pois o bulbo entrará em dormência para florescer na primavera.

Como cuidar do lírio asiático?

Além da fácil reprodução através da distribuição dos bulbos, o lírio asiático também pode ser cultivado em vasos. Para isso, basta seguir alguns cuidados básicos, como:

Solo

Dentre os tipos de lírios, os asiáticos são os que se adaptam melhor em qualquer tipo de solo. Mesmo assim, para que floresçam e se desenvolvam de maneira saudável, é indicado utilizar adubo rico em matéria orgânica, para garantir os nutrientes que a espécie precisa.

Adicionar fertilizantes também ajuda, principalmente quando os lírios começarem a crescer. Mas, lembre-se, sem exageros. É preciso ter muito cuidado, pois o excesso de nitrogênio é prejudicial e enfraquece o caule dos lírios, principalmente em climas mais úmidos.

Luminosidade

lírio asiático rosa

Quando cultivada em vasos, essa planta precisa de bastante iluminação, mas isso não significa que pode ficar diretamente exposta ao sol. Então, prefira lugares com meia-sombra para o seu desenvolvimento.

Se deixar a planta com contato direto com sol, principalmente em dias mais quentes, corre o risco do substrato secar, o que acaba desidratando a flor. Inclusive, vale destacar que o lírio asiático tem como característica a sua adaptação a climas frios. 

Embora dê para notar que elas percam parte de suas folhas, posteriormente, a espécie entra em estado de hibernação para recomeçar novamente o ciclo de produzir novas folhas e flores

Poda

Esse cuidado é importante, principalmente no período de floração da planta, para deixá-la mais forte e saudável. A poda de lírios asiáticos deve ser feita cortando as flores mortas ou murchas. Reaproveite os pedaços que foram cortados, deixe eles no solo junto com o resto da planta, assim o lírio pode absorver os nutrientes. Use uma tesoura adequada para realizar essa ação.

Rega

Os lírios não são plantas exigentes quanto a rega. Inclusive, é sempre bom reforçar que o excesso de água pode ser prejudicial para a planta e pode até causar o apodrecimento do bulbo. Um cronograma periódico, com 2 a 3 vezes por semana, já são suficientes.

No verão e épocas mais quentes do ano, mantenha o cronograma de irrigação. Já no inverno e dias mais frios, é o momento do bulbo adormecer. Utilize um pulverizador para ajudar na rega. Seguindo essa série de cuidados básicos, o lírio asiático pode chegar a florescer até duas vezes por ano, mas para isso é preciso deixar o bulbo adormecer por um período.

lírio asiático

Está pensando em plantar os lírios asiáticos em qual área da sua casa? Não se esqueça de utilizar produtos específicos de jardinagem para cuidar da sua planta. Deixe nos comentários como tem sido a sua experiência. Até a próxima!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Letícia disse:

    Adorei o artigo e adoraria ter pesquisado sobre o lírio antes de ter comprado, eu estava de viagem e quando voltei meu lírio estava completamente seco com aspecto de morto.
    Estou desesperada em busca de uma solução, para talvez conseguir salvar ele, se vcs tiverem alguma dica ou até uma orientação sobre como recuperar minha planta pfv me ajudem

Deixe o seu comentário