Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Lírio do brejo: saiba tudo sobre essa planta exótica

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
pétala de lírio do brejo
Lírio do brejo é conhecido por suas propriedades medicinais

O Lírio do brejo é uma planta asiática que, além encantar com a beleza de suas flores brancas, tem propriedades curativas e cicatrizantes muito conhecidas. Vem saber mais sobre ela e aprenda como cultivar em casa. Confira!

Lírio do brejo: o que é?

O Lírio do Brejo é uma planta típica do sul da Ásia, tendo como origem a região montanhosa de países como Nepal, Indonésia e Índia.  Com o nome científico de Hedychium coronarium, ganhou a fama de planta daninha devido ao seu crescimento acelerado e predatório. 

Características do Lírio do brejo

As características mais marcantes do Lírio do brejo, popularmente chamada de flor do brejo, são as cores brancas e delicadas e o aroma único. Apesar disso, é possível encontrar plantas dessa espécie em colocação puxada para o rosa.

Além da coloração única, o Lírio do brejo branco tem uma característica predatória, pois ela se sobressai a inibe o crescimento de outras plantas na mesma região. Em alguns locais, como florestas, ela se sobrepõe até à vegetação nativa.

Os benefícios do Lírio do brejo

O Lírio do brejo branco é uma planta que tem uma série de benefícios. Entre eles estão servir como essência para a fabricação de perfumes e oferecer o néctar para as abelhas. Além disso, ela também conta com benefícios medicinais, tais como:

  • auxilia no tratamento de doenças cardiovasculares;
  • alivia a tosse e irritação na faringe;
  • reforça o sistema imunológico do organismo;
  • ajuda no tratamento de reumatismo nos músculos, ligamentos, articulações e tendões.

Importante: Não faça uso da automedicação. Se você tem alguma dessas doenças, procure um médico especializado para indicação do melhor tratamento.

Saiba como cultivar o lírio do brejo

lírio do vaso na sombra
O tipos de lírio deve ser cultivado à meia sombra

Cultivar o Lírio do brejo em casa é muito simples. Da mesma maneira que os outros tipos de lírios, eles precisam apenas de alguns cuidados especiais com a iluminação, rega, modelo de vaso e configuração do solo.

O melhor lugar para o lírio

Além de fazer o plantio de sua planta de lírio, é preciso estar atento ao local. Uma vez que necessita de um local à meia sombra e que esteja longe de correntes de vento. O mais indicado é colocar em um vaso contra a parede, próximo a janelas ou em varandas fechadas.

O modelo de vaso ideal

O melhor modelo de vaso para cultivar Lírio do brejo é aquele  produzido em cerâmica ou barro com furos na sua base. Isso é necessário pois as raízes da planta podem morrer caso tenham contato com um solo que tem acúmulo de água e esses tipos de vaso facilitam a drenagem.

Substrato rico em matéria orgânica

Outro ponto bastante importante para garantir o desenvolvimento saudável da planta é a escolha do substrato. O lírio é uma espécie que demanda de muitos nutrientes para crescer, pois isso, a melhor opção para o apaixonado por jardinagem são os substratos feitos a partir de material orgânico.

Atenção à rega do Lírio do brejo

Esse tipo de planta, como os demais tipos de lírios precisa de um solo úmido para conseguir absorver as proteínas e nutrientes. Por causa disso, o indicado é fazer a rega frequente, com cuidado para não encharcar o solo. Antes de fazer a rega, coloque o dedo na terra para sentir o nível de umidade do substrato.

Não se esqueça da poda

O Lírio do brejo tem como período de floração o outono e o verão. Então, para que a sua planta cresça sempre bonita, o ideal é fazer a poda no final do inverno. Removendo as flores mortas e secas com as ferramentas de jardinagem apropriadas, você garante que nunca faltará nutrientes para o seu lírio.

Agora que você já sabe tudo sobre o Lírio do brejo, conte para gente qual planta faz parte do seu jardim.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Nazeazena Lusia de Brito galdino disse:

    Peguei uma mudinha no brejo da roça da minha irmã, plantei em um balde grande e cuidei bem! Agora ela está um facho, muitas mudas. Estou doida que ela da flor , obrigada por me ensinar a cuidar para ela florescer. Adorei ..

    • Cobasi disse:

      Olá, Nazeazena. Que maravilha, sua dedicação realmente fez a diferença! O lírio do brejo é uma planta incrível, e saber que você conseguiu um ótimo resultado seguindo nossas dicas é muito gratificante. Continue cuidando com amor, e logo você verá as flores desabrocharem. Qualquer nova dúvida, estamos aqui para ajudar. Felicidades com sua planta!

Deixe o seu comentário