Maior pássaro do mundo

Compartilhar:


Com certeza você já reparou que as aves, assim como outras espécies de animais, têm cores, formatos e tamanhos diferentes. Por isso, se de um lado temos o beija-flor-abelha, que é o menor pássaro do mundo com apenas 5 centímetros de comprimento, é natural que de outro esteja o maior pássaro do mundo. Mas você sabe dizer qual é?

Se você pensou no avestruz, acertou em cheio! O macho do maior pássaro do mundo pode chegar a impressionantes 2, 70 metros de altura, e 130 quilos de peso. A fêmea não fica muito atrás: são cerca de 1,80 metro de altura e mais de 90 quilos de peso.

O maior pássaro do mundo não pode voar

Com essas medidas impressionantes de altura e de peso, nós já poderíamos mesmo desconfiar da dificuldade enfrentada pelo avestruz para voar. Mas não pense que por causa disso o maior pássaro do mundo deixou de ser especial: o avestruz foi feito para correr!

As pernas fortes e musculosas, e a estrutura dos pés com apenas dois dedos fazem com que o maior pássaro do mundo alcance cinco metros com apenas um passo. Nas corridas rápidas o avestruz chega a 70 km/h de velocidade, enquanto nas distâncias maiores se mantém a incríveis 50 km/h com constância. É ou não é uma “máquina” de correr?

O maior pássaro do mundo também tem outros recordes

Não bastasse ser o maior pássaro do mundo, o avestruz também tem os maiores olhos de qualquer animal terrestre. O diâmetro dos olhos de um avestruz é de 5 centímetros, e seu entorno é todo recoberto por longos cílios que garantem sua proteção contra poeira, areia e outras partículas, típicas da savana, seu habitat natural.

Para garantir mais um recorde, o maior pássaro do mundo é responsável, também, pelo maior ovo do mundo: uma unidade de ovo de avestruz pesa mais do que duas dúzias de ovos de galinha juntos. Ficou curioso para saber o peso desse ovo gigante? A gente te conta: em média, um ovo de avestruz tem 1,3 quilo de peso. Já imaginou o tamanho da omelete?

Curiosidades sobre o maior pássaro do mundo

Você já ouviu a expressão “enterrar a cabeça na areia feito um avestruz”? Ainda que ela sirva para retratar alguém que se esconde e foge dos problemas, saiba que esse não é o comportamento do maior pássaro do mundo.

O avestruz consegue correr de praticamente tudo aquilo que o ameaça. Quando percebe que não vai conseguir escapar, ele deita no chão e fica bem quietinho. A cor do seu pescoço e cabeça ficam camuflados por terem as mesmas cores e tons do solo, o que faz parecer que o maior pássaro do mundo enterrou sua cabeça na areia. Mas não é bem assim, e agora você já sabe!

Outras aves gigantes além do maior pássaro do mundo

Além do maior pássaro do mundo, existem alguns outros pássaros gigantes por aí que vale a pena você conhecer. O primeiro deles é o albatroz-errante, dono da maior envergadura de asas do planeta: são mais de 3,3 metros de uma ponta da asa até a outra!

Os albatrozes-errantes pesam entre 7 e 11 quilos, e seu comprimento é até bem pequeno comparado com a distância entre as asas. Da pontinha do bico até a cauda esse pássaro tem aproximadamente um metro de comprimento.

A próxima espécie na lista dos pássaros gigantes é a abetarda, a ave voadora mais pesada do mundo. Com cerca de 15 quilos de peso, a abetarda pode ser encontrada em pastagens da Europa e da Rússia.

Para terminar nossa lista, não poderíamos deixar de falar do condor-dos-andes. Com 1,3 metro de comprimento, e envergadura de asas que chega tranquilamente aos 3 metros, o peso corporal médio de um condor-dos-andes é de 11 quilos. Animais como esse e o maior pássaro do mundo são parte do que torna a natureza incrível!

Continue aprendendo com a gente com outros artigos selecionados para você:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário