Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Você sabe qual é a maior ave do mundo?

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
maior ave do mundo

Nem sempre lembramos qual é a maior ave do mundo, afinal, estamos tão acostumados com aves menores e domésticas. Mas uma hora ou outra esta dúvida pode surgir. 

Existe uma infinidade de espécies de aves no mundo, algumas muito pequenas e outras muito grandes. Por isso, neste texto vamos te ajudar a conhecer a maior ave do mundo e quais outras espécies também são gigantes!

Afinal, qual a maior ave do mundo?

Se você já ouviu falar que o avestruz possui o maior ovo do mundo, você deve ter imaginado que ele é considerado a maior ave do mundo. 

Isso porque esta espécie pode medir a altura de uma pessoa alta, chegando a medir até 1,80m. Além disso, elas também são pesadinhas, chegando a ter até 150kg. 

Mas as curiosidades sobre esta espécie não param por aí! O avestruz também é famoso pela sua agilidade, eles podem correr até 70 km/h e diferente das aves que estamos acostumados, não voam.

Para ter tanta força assim, é preciso uma saúde de ferro e uma alimentação rica em nutrientes, por isso, o avestruz se alimenta de sementes, frutas, flores, arbustos, insetos e comem algumas pedrinhas. Sim, é isso mesmo, eles podem conter até 1,3kg de pedrinhas de areia em seu gigerium, isso ajuda o animal a triturar outros alimentos. 

Além disso, suas fêmeas podem botar até 60 ovos durante o ano e esses ovos são gigantes, podendo medir entre 15 ou 20 cm de comprimento e pesar até 3kg. 

Tão grandes quanto um avestruz!

Bem, já sabemos que o avestruz é considerada a maior ave do mundo, mas a histórias das aves gigantes não para por aí. Existem outras espécies tão grandes quanto um avestruz esperando para serem conhecidas! 

1. Casuar-do-sul

O casuar-do-sul é uma ave encontrada na Austrália, ela é considerada a segunda maior ave do mundo. E não é para menos, elas medem quase a mesma coisa que o avestruz!

Esta ave pode medir cerca de 1,55 m e pesar até 80 kg. Assim como o avestruz, esta ave também não voa, mas pode correr cerca de 50km/h. 

2. Pinguim Imperador

O pinguim imperador é a maior ave da família Spheniscidae. Normalmente eles são encontrados apenas na Antártida, podem medir até 1,1m e pesar até 45kg

Estas aves se alimentam basicamente de peixe e frutos do mar, podem viajar até 80km em busca de sua refeição e para capturá-las, ele pode mergulhar até uma profundidade de 450m. 

maior ave do mundo

3. Harpia

A harpia é uma ave de rapina, conhecida no Brasil como gavião-real, elas são muito encontradas nas florestas tropicais e podem medir até 1,05 m e pesar até 10 kg. Sua envergadura é gigantesca, podendo medir até 2,20m. 

4. Ema

Na América do Sul, a ema é conhecida por ser a maior ave da região. Ela pode medir até 1,3 m e pesar até 27 kg. 

Embora a ave possui asas, elas são inúteis para voar, porém, servem para ajudar a ave a manter o equilíbrio, durante as corridas, as asas também tem o papel fundamental de ajudar a ema a mudar de direção.

5. Águia-marinha-de-steller

Encontrada na região da Ásia, esta ave de rapina é considerada a ave mais pesada do mundo, podendo pesar até 9 kg. A águia-marinha-de-steller pode medir até 1,5m e possui até 2,5m de envergadura. 

Infelizmente esta espécie se encontra em extinção devido ao envenenamento por chumbo, que elas ingerem ao se alimentar de restos de animais deixados por caçadores. 

6. Cisne

Famosos, os cisnes chamam a atenção por sua beleza e plumagem branquinha. Este pássaro das águas pode medir até 1,5 cm e pesar até 13 kg com uma envergadura de 2,4m. 

Embora sejam aves belíssimas e inteligentes, eles podem ser um pouco agressivos, especialmente durante as épocas de reprodução. 

7. Condor

Outro grandalhão é o condor. Essa é a maior ave voadora do mundo! A envergadura de suas asas alcança 3,3 metros. Esse gigante dos ares é da família dos catartídeos, bem como os urubus. Eles habitam a Cordilheira dos Andes, na América do Sul e podem pesar até 14 kg.

Com asas tão grandes, os condores fazem grandes distâncias e podem voar por até 300 quilômetros em um único dia. Impressionante!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário