Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Qual o maior animal do mundo? Descubra!

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
qual o maior animal do mundo

Desde os primórdios, a Terra sempre foi habitada por animais enormes. Os dinossauros, por exemplo, acredita-se que apareceram, pelo menos, há 233 milhões de anos. Mas e atualmente? Qual o maior animal do mundo nos dias de hoje? 

Além de respondermos a esta pergunta, também vamos listar mais animais que também chamam bastante atenção por causa de seu tamanho. Confira já!

Afinal, qual o maior animal do mundo?

Atualmente, o maior animal do mundo é um animal marítimo! Trata-se de um mamífero pertencente à família Balaenopteridae e à ordem Cetartiodactyla.

Estamos falando da baleia azul! Essa espécie mede, aproximadamente, 30 metros de comprimento. Sua cabeça tem formato de U, correspondendo a cerca de 1/4 do seu tamanho total. Fazendo jus ao nome, a pele dessa baleia apresenta uma coloração azulada, com alguns tons de cinza e manchas brancas.

As baleias azuis têm uma distribuição geográfica bastante ampla, e isso deve-se ao fato de que costumam migrar bastante entre os oceanos, por diversas razões. Mas de um modo geral, elas tendem a se concentrar nos mares da Antártica, do Pacífico e do Atlântico, sempre nadando abaixo dos 100 metros.

Infelizmente, de acordo com a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas de Extinção da IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais), essa espécie está classificada como em risco de extinção. Além da caça humana, os fatores que mais contribuem para isso estão relacionados à poluição dos mares e ao aquecimento global, que interfere diretamente na temperatura e qualidade das águas.

Lula-colossal

O oceano está realmente cheio de criaturas enormes, não é? Afinal, a lula-colossal, como o próprio nome já diz, também apresenta um tamanho bastante impressionante. Ela, inclusive, é conhecida por ser o maior animal invertebrado do planeta, podendo ultrapassar os 15 metros de comprimento. 

Essa espécie tem uma cabeça enorme e arredondada. Além disso, possui os maiores olhos do reino animal, com 27 cm de diâmetro e 9 cm de pupila. A lula-colossal apresenta também dois bicos gigantes e afiados, e garras giratórias em forma de ganchos, que se localizam em seus tentáculos.

Assim como as lulas de tamanho comum, estima-se que a lula-colossal seja predadora e faça uso da bioluminescência para buscar por suas presas no fundo do mar.

A distribuição geográfica da lula-colossal é bastante extensa, podendo ir de vários quilômetros do norte da Antártica ao sul da América do Sul, sul da África do Sul e extremo sul da Nova Zelândia. De forma geral, a lula-colossal habita predominantemente as profundezas do Oceano Antártico.

Elefante-da-savana

qual o maior animal do mundo

E eis o nosso maior animal terrestre da atualidade! O elefante-da-savana, também conhecido como elefante africano, pode alcançar 4 metros de altura, e pesar até 12 toneladas!

O elefante-da-savana é herbívoro, e sua dieta varia de habitat para habitat. Os elefantes que vivem em florestas, desertos e pastagens tendem a comer diferentes proporções de folhas, gramíneas, arbustos, ervas e plantas aquáticas. E para atender às suas necessidades dietéticas, um elefante-da-savana precisa consumir, aproximadamente, 225 kg de matéria vegetal diariamente.

Essa espécie é tão grande que, quando alcança a fase adulta, não possui nenhum predador natural! Porém, infelizmente, o número de elefantes-da-savana está diminuindo. Devido aos humanos que praticam a caça ilegal de marfim, a espécie encontra-se em perigo de extinção.

Gostou do conteúdo? Não deixe de conferir outros posts da Cobasi sobre as muitas curiosidades do mundo animal. Além disso, caso você tenha interesse em produtos para pets, confira a nossa loja!

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário