Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Gigante da natureza: qual o maior animal terrestre?

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
qual o maior animal terrestre

Dos mamíferos, o musaranho-pigmeu ocupa o primeiro lugar no pódio dos menores animais. Com um tamanho que pode chegar a 5 cm, esse pequeno ser não passa dos 3 gramas. Mas e o oposto? Qual o maior animal terrestre?

Para saber a resposta, continue com a gente! Neste artigo, você ainda pode conhecer os outros animais que se destacam por suas características únicas.

Descobrindo qual o maior animal terrestre

Primeiramente, se formos pensar em todos os animais que habitam a natureza, a baleia-azul leva o título de maior ser vivo do planeta. Com 25 m de comprimento, esse mamífero gigante ganha.

No entanto, se pensarmos nos animais terrestres, a baleia-azul perde o posto. Com isso, o elefante-da-savana se destaca como o maior ser vivo e o mais pesado. 

Afinal, com seus mais de 3 metros de altura, é impossível não notar a presença desse animal. Podendo pesar até 6 toneladas, é impossível ignorar a sua presença.

Também conhecido como elefante-africano, esse grande animal pode ser encontrado em diferentes regiões. Normalmente ele está presente em savanas, florestas e áreas de pastagens na África e na Ásia

Sobre a alimentação, a dieta do elefante é baseada de acordo com o local que habita. Ele pode se alimentar de grama, ervas, algumas plantas aquáticas, bem como a vegetação de árvores. 

Ou seja, além de ser considerado o maior animal terrestre, esse mamífero também é o maior herbívoro que conhecemos.

Além do seu grande porte, outra característica marcante desse elefante são as suas presas de marfim. Com elas, o elefante consegue cavar buracos para buscar comida e água e arrancar pedaços de cascas de árvores.

Em seu habitat natural, o elefante-da-savana pode viver até os 70 anos. Já a gestação da fêmea da espécie costuma durar 22 meses. Afinal, todo esse período é necessário para criar esse gigante animal terrestre.

A velocidade sobre quatro patas

qual o maior animal terrestre

No quesito velocidade, o guepardo sai na frente. Esse felino de 1,5 m pode percorrer até 130 km/h. Ou seja, ele deixa qualquer animal terrestre para trás.

Podendo ser encontrado na África, Arábia e no sudoeste da Ásia, o guepardo pode ser facilmente identificado. Seu corpo é composto por manchas escuras.

Outra característica do guepardo são suas pernas alongadas e unhas fortes. Dessa forma, o animal consegue alcançar rapidamente suas presas e ainda ter boa fixação do solo a cada passada.

Sua alimentação é composta de pequenos mamíferos como lebres, aves e até mesmo insetos. Nesse sentido, o guepardo é um animal carnívoro.

Normalmente, os animais dessa espécie costumam viver sozinhos ou em pequenos grupos. No entanto, o guepardo não consegue correr por muito tempo. Logo após capturar a sua presa, ele precisa de um tempo para descansar e recuperar o fôlego.

Mas mesmo assim ele não deixa de ser considerado o animal terrestre mais rápido do mundo.

Animal mais forte

Já que o elefante-da-savana ocupa o posto de maior animal terrestre, então quem será o animal mais forte?

Bom, a resposta é o besouro taurus. Isso mesmo, com apenas seus 2 cm de comprimento, esse pequeno inseto ocupa o lugar de animal com a maior força.

Ele é o único animal capaz de levantar um peso que seja mais de 1000 vezes maior que sua massa corporal. Por esse motivo, seu destaque é garantido. 

Dessa forma, fica mais fácil derrotar seus concorrentes e garantir a reprodução de seus genes com a fêmea da espécie.

Por fim, outra característica marcante nesse inseto é o seu par de chifres nos machos. Com eles, o embate para disputar a fecundação da fêmea ganha mais um artifício.

Viu como até mesmo a força de um inseto pode surpreender no reino animal?

Agora que você sabe que o maior animal terrestre é o elefante-da-savana, o mais rápido é o guepardo e o mais forte é o besouro taurus, lembre-se que cada um utiliza suas habilidades para garantir a sua sobrevivência.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário