Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Calendário de gestação em pets: o que é e para que serve

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:

O calendário de gestação é o período compreendido entre o momento da fecundação e o nascimento dos filhotes. Sua função é permitir o acompanhamento dos bebês, o progresso da mãe e garantir que todos estejam saudáveis e em segurança.

No caso dos animais domésticos, como cadelas, gatas, coelhas e outras fêmeas de mamíferos, o calendário de gestação pode variar muito, inclusive dentro de uma mesma espécie. O que todos têm em comum, no entanto, é a necessidade de preparação da fêmea antes da gestação, e os cuidados na avaliação dos casais de bichinhos, para garantir ao máximo a saúde dos filhotes que estão por vir.

Nesse artigo, vamos falar especificamente sobre o calendário de gestação de cadelas e gatas, além de contar mais sobre os mamíferos de maneira geral. Vem com a gente!

Calendário de gestação em gatas e cadelas

Se você é tutor de uma ou mais cadelas e gatas, e deseja que elas tenham filhotinhos, a melhor maneira de fazer isso é com acompanhamento do médico veterinário antes, durante e depois da gestação. Por mais que os animais tenham instintos e possam fazer boa parte do trabalho sozinhos, com um veterinário de confiança você se sentirá muito mais seguro e poderá se concentrar em dar todo amor que sua cachorrinha ou gatinha precisa e merece receber.

O calendário de gestação em cadelas dura de 58 a 68 dias, sendo que a constatação da gestação pode ser verificada cerca de 21 dias após o cruzamento. Já as gatas têm, em média, 65 dias de gestação.

A variação na quantidade de dias entre a fecundação e a data do parto é bastante individual, não estando diretamente relacionada ao porte do animal nem à quantidade de filhotinhos na barriga da mãe.

Como saber se minha gata ou cadela está grávida

De maneira geral, todo animal demonstra com seu comportamento quando algo não vai bem ou quando está sentindo algo diferente. A gestação das gatas e cadelas pode fazer com que elas se tornem mais quietinhas, reservadas e até ariscas ou, então, o extremo oposto: carinhosas e carentes. A melhor pessoa para perceber essas mudanças, sejam quais forem, é o tutor.

Fisicamente, a fêmea prenhe vai ter um crescimento no volume da barriga, acompanhado pelo aumento no tamanho dos mamilos. Como esses sinais podem demorar um pouco mais para aparecer, o melhor a fazer é levar a gata ou cadela para uma consulta com o médico veterinário o quanto antes quando houver suspeita de gravidez.

Cuidados com o calendário de gestação de mamíferos em geral

Antes de iniciar o calendário de gestação das fêmeas de mamíferos, é preciso garantir que elas estejam com todas as vacinas em dia, e que tanto a fêmea quanto o macho geradores dos filhotinhos sejam avaliados para identificar problemas de saúde que possam ser transmitidos geneticamente ou pela placenta da mãe.

Depois de engravidar, é preciso acompanhar todo o calendário de gestação das fêmeas para garantir que elas recebam alimentação em quantidade e qualidade adequadas, além de vitaminas.

Quando chegar a hora do parto, tenha certeza de que a fêmea fique em um cantinho confortável e seguro para dar à luz. Se não tiver experiência, solicite o acompanhamento de um médico veterinário para que a mãe e os bebês fiquem bem.

Curiosidade: calendário de gestação de diferentes mamíferos

Lembra que dissemos que existem muitas variações calendário de gestação dos mamíferos? Confira alguns a seguir:

  • elefante: de 18 a 22 meses;
  • baleia orca: 15 a 18 meses;
  • rinoceronte: 15 a 18 meses;
  • leão: 3 meses;
  • coelho: 28 a 35 dias;
  • camundongo: 20 dias.

Continue sua leitura com outros artigos selecionados para você:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário